Psicologia e povos indígenas: enfrentando a questão da educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bara, Olivia
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28962
Resumo: Este trabalho aborda inicialmente questões pertinentes à educação dos povos indígenas no Brasil. Retoma a configuração das questões dos índios desde a chegada dos portugueses ao nosso país, a partir da colonização. Descreve depois como vivem as tribos atualmente, quais as suas características, seu modo de vida, seus valores e como se dá a educação nelas atualmente. Chega aos dias de hoje abordando as políticas públicas para os indígenas e expondo os problemas pelos quais as tribos passam. Com base na bibliografia e documentação consultada aponta-se o desafio da inclusão dos índios no sistema dos brancos como sendo algo importante que deve ser pensado, sobretudo quando a temática se refere à necessidade de estudo nas cidades grandes. A partir dessas reflexões, o trabalho teve como objetivos: 1- investigar as expectativas dos indígenas em relação à educação e 2- descobrir quais as dificuldades enfrentadas por esta população em relação ao seu processo de formação acadêmica. Foram realizadas entrevistas semi-dirigidas individualmente com 4 sujeitos que participam do Projeto Pindorama da PUC-SP. A Psicologia Sócio-Histórica foi tomada como embasamento teórico do trabalho e as falas dos sujeitos foram organizadas em Unidades de Significado. Os resultados foram apresentados por meio de 5 unidades de significado: apreço pela cultura e tradições, aceitação/preconceito, faculdade para trabalhar com a questão indígena, dificuldade de adaptação e/ou contradições e transculturação. Para esses sujeitos ficou clara a importância de cultivar a cultura indígena mesmo vivendo em São Paulo. A escolha de fazer uma faculdade apareceu intimamente relacionada com o desejo de adquirir maior formação para trabalhar com a questão indígena. Observei que não são muitas as dificuldades enfrentadas por eles; apareceram apenas algumas questões relacionadas à diferença de modo de vida, educação e conteúdos estudados entre a cultura indígena e branca
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