A atualização de dispositivos clínico-institucionais no encontro com crianças e adolescentes abrigados: uma visão psicanalítica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28926 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho consistiu em investigar a viabilidade da teoria psicanalítica no encontro com uma população específica: crianças e adolescentes em situação de abrigamento por diversas circunstâncias em que seus pais ou responsáveis estão impossibilitados de cumprir a função de cuidado e proteção. Para tanto, como metodologia, utilizei bibliografia específica que versasse sobre as peculiaridades de tal população e a legislação atual de cuidado e proteção a crianças e adolescentes, além de bibliografia que destacasse alguns dispositivos contemporâneos de intervenção clínicoinstitucional de orientação psicanalítica no encontro com esta população. A fim de aproximar teoria e prática contemporâneas, analisei os programas de trabalho do Instituto Fazendo História através de uma busca no site da instituição e de material de divulgação do próprio Instituto. Em seguida, elaborei um roteiro de entrevista que abarcasse os assuntos estudados, norteador da entrevista realizada com uma das psicanalistas idealizadoras de projetos do Instituto, a qual discutiu a aproximação entre psicanálise e instituição, no caso em instituições de acolhida. A análise procurou articular a teoria estudada com a prática contemporânea, tanto através dos projetos de intervenção do Instituto, quanto através das reflexões da psicanalista entrevistada no que rege a aproximação entre psicanálise e instituições de acolhida. Diversos dispositivos psicanalíticos elencados na pesquisa teórica foram passíveis de interlocução com os projetos analisados e com a prática profissional da psicanalista entrevistada. Conclui-se que os dispositivos estudados concretizam-se de maneira específica na prática contemporânea analisada, legitimando a teoria psicanalítica para além do consultório tradicional |
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