A longevidade no aprendizado de línguas: acrescentando vida aos anos e não anos a vida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Villani, Fábio Luiz
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13890
Resumo: The objective of this study is to investigate de learning and teaching process of people between sixty and eighty years old. During the process we intend to observe the forms of inclusion of these people using the English language as a tool to freedom. As base for these reflections some ideas of educators will be discussed such as: Freire (1980, 1983, 1984, 1987, 1996, 2000 and 2001), Celani (1996, 2000 and 2001) and Pennycook (1994 and 1999) among many others. The used methodology will be phenomenology according to van Manen (1990). We hope with this study to offer an alternative to people to face aging as a normal stage of life where people can study (or come back to) school and also participate actively in modern society. For this, we present in the first part of this study, a description of aging until the current days. In the second part of the the research the focus is directed to an elderly group that studies English in a catholic church of São Paulo city having the researcher as teacher and participant of this group. As conclusion we present a suggestion of a political pedagogical project construction for third age courses where the inclusion and freedom must be the main contemplated aspects
id PUC_SP-1_66118a5e97e5b4c0c81d551866052b64
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/13890
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Celani, Maria Antonieta AlbaVillani, Fábio Luiz2016-04-28T18:23:30Z2007-06-202007-05-15Villani, Fábio Luiz. A longevidade no aprendizado de línguas: acrescentando vida aos anos e não anos a vida. 2007. 278 f. Tese (Doutorado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13890The objective of this study is to investigate de learning and teaching process of people between sixty and eighty years old. During the process we intend to observe the forms of inclusion of these people using the English language as a tool to freedom. As base for these reflections some ideas of educators will be discussed such as: Freire (1980, 1983, 1984, 1987, 1996, 2000 and 2001), Celani (1996, 2000 and 2001) and Pennycook (1994 and 1999) among many others. The used methodology will be phenomenology according to van Manen (1990). We hope with this study to offer an alternative to people to face aging as a normal stage of life where people can study (or come back to) school and also participate actively in modern society. For this, we present in the first part of this study, a description of aging until the current days. In the second part of the the research the focus is directed to an elderly group that studies English in a catholic church of São Paulo city having the researcher as teacher and participant of this group. As conclusion we present a suggestion of a political pedagogical project construction for third age courses where the inclusion and freedom must be the main contemplated aspectsO objetivo deste estudo é investigar o processo de ensino- aprendizagem de pessoas entre sessenta e oitenta anos de idade. Durante o processo pretendemos observar as formas de inclusão destas pessoas sendo utilizada a língua inglesa como um instrumento de libertação. Como base destas reflexões algumas idéias de educadores serão apresentadas como: Freire(1980, 1983, 1984, 1987, 1996, 2000 e 2001 ), Celani (1996, 2000 e 2001), Pennycook (1994 e 1999) entre muitos outros. A metodologia utilizada será a fenomenologia de acordo com Van Manen (1990). Esperamos com este estudo oferecer uma alternativa para que as pessoas encarem o envelhecimento como um estágio normal da vida onde as pessoas podem estudar (ou voltar a estudar) e participar ativamente da sociedade moderna. Para isso, apresentamos na primeira parte deste estudo uma descrição do envelhecimento até os dias atuais. Na segunda parte da pesquisa o foco é direcionado a um grupo de idosos que estuda inglês em uma igreja católica da cidade de São Paulo tendo o pesquisador como professor e participante do grupo. Como conclusão apresentamos uma sugestão da construção de um projeto político pedagógico para cursos da terceira idade onde a inclusão e libertação devam ser os principais aspectos contempladosapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/30729/Fabio.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da LinguagemPUC-SPBRLingüísticaLingüística aplicadaEnvelhecimentoGerontologiaEducaçãoApplied linguisticsAgingGerontologyEducationCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADAA longevidade no aprendizado de línguas: acrescentando vida aos anos e não anos a vidainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTFabio.pdf.txtFabio.pdf.txtExtracted texttext/plain510607https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13890/3/Fabio.pdf.txt4393511c467778063c4e31916599dfd9MD53ORIGINALFabio.pdfapplication/pdf5149118https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13890/1/Fabio.pdf225dd27731b5d9d27bcb181d40298774MD51THUMBNAILFabio.pdf.jpgFabio.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13890/2/Fabio.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/138902022-04-27 22:54:54.014oai:repositorio.pucsp.br:handle/13890Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T01:54:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv A longevidade no aprendizado de línguas: acrescentando vida aos anos e não anos a vida
title A longevidade no aprendizado de línguas: acrescentando vida aos anos e não anos a vida
spellingShingle A longevidade no aprendizado de línguas: acrescentando vida aos anos e não anos a vida
Villani, Fábio Luiz
Lingüística aplicada
Envelhecimento
Gerontologia
Educação
Applied linguistics
Aging
Gerontology
Education
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
title_short A longevidade no aprendizado de línguas: acrescentando vida aos anos e não anos a vida
title_full A longevidade no aprendizado de línguas: acrescentando vida aos anos e não anos a vida
title_fullStr A longevidade no aprendizado de línguas: acrescentando vida aos anos e não anos a vida
title_full_unstemmed A longevidade no aprendizado de línguas: acrescentando vida aos anos e não anos a vida
title_sort A longevidade no aprendizado de línguas: acrescentando vida aos anos e não anos a vida
author Villani, Fábio Luiz
author_facet Villani, Fábio Luiz
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Celani, Maria Antonieta Alba
dc.contributor.author.fl_str_mv Villani, Fábio Luiz
contributor_str_mv Celani, Maria Antonieta Alba
dc.subject.por.fl_str_mv Lingüística aplicada
Envelhecimento
Gerontologia
Educação
topic Lingüística aplicada
Envelhecimento
Gerontologia
Educação
Applied linguistics
Aging
Gerontology
Education
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
dc.subject.eng.fl_str_mv Applied linguistics
Aging
Gerontology
Education
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
description The objective of this study is to investigate de learning and teaching process of people between sixty and eighty years old. During the process we intend to observe the forms of inclusion of these people using the English language as a tool to freedom. As base for these reflections some ideas of educators will be discussed such as: Freire (1980, 1983, 1984, 1987, 1996, 2000 and 2001), Celani (1996, 2000 and 2001) and Pennycook (1994 and 1999) among many others. The used methodology will be phenomenology according to van Manen (1990). We hope with this study to offer an alternative to people to face aging as a normal stage of life where people can study (or come back to) school and also participate actively in modern society. For this, we present in the first part of this study, a description of aging until the current days. In the second part of the the research the focus is directed to an elderly group that studies English in a catholic church of São Paulo city having the researcher as teacher and participant of this group. As conclusion we present a suggestion of a political pedagogical project construction for third age courses where the inclusion and freedom must be the main contemplated aspects
publishDate 2007
dc.date.available.fl_str_mv 2007-06-20
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-05-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-28T18:23:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Villani, Fábio Luiz. A longevidade no aprendizado de línguas: acrescentando vida aos anos e não anos a vida. 2007. 278 f. Tese (Doutorado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13890
identifier_str_mv Villani, Fábio Luiz. A longevidade no aprendizado de línguas: acrescentando vida aos anos e não anos a vida. 2007. 278 f. Tese (Doutorado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13890
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Lingüística
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13890/3/Fabio.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13890/1/Fabio.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13890/2/Fabio.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4393511c467778063c4e31916599dfd9
225dd27731b5d9d27bcb181d40298774
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277842034262016