Percepções de pais e mães acerca das influências intergeracionais nas práticas educativas e valores familiares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Firme, Paula Mendes Veras
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31404
Resumo: O presente trabalho tem como tema as práticas parentais, valores familiares e a transmissão intergeracional destes. Buscou-se uma melhor compreensão acerca da percepção de pais em fase de aquisição a respeito de suas práticas parentais e como estas se relacionam com as práticas educativas que receberam de seus pais. Além disso, outro objetivo foi investigar o papel dos valores familiares da família de origem e atual nas práticas educativas utilizadas com maior frequência. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa-quantitativa por compreender que um fenômeno de tamanha complexidade não poderia ser abarcado com apenas uma das ferramentas. A pesquisa quantitativa realizada via Google Forms, foi complementada com 4 entrevistas realizadas com 4 pessoas que haviam respondido o formulário e se disponibilizado a participar de uma segunda fase – a entrevista. Como fundamentação teórica, a autora utilizou a Teoria Geral dos Sistemas, fazendo correlações com a Teoria do Apego e também com os oito conceitos propostos por Bowen. Como resultado, notou-se que a percepção da reprodução de práticas e valores parentais parece ter sido suscitada pela pesquisa, tanto o questionário quanto as entrevistas. Ainda assim, os participantes relataram perceber diferenças entre a forma como foram educados e a forma como educam seus filhos, especialmente quando se trata de utilizar práticas educativas punitivas. Os valores familiares que desejam passar adiante e que norteiam as práticas mais utilizadas, no entanto, parecem se manter através das gerações, o que suscita questionamentos a respeito de como os participantes apreenderam os valores familiares e como fazem para ensiná-los através das práticas que utilizam. É de extrema importância considerar a vasta gama de informações sobre parentalidade e criação de filhos que circula na Internet, fator este que contribui grandemente para alterar as práticas, as atitudes. No entanto, os valores parecem não ser atingidos da mesma forma por estas informações
id PUC_SP-1_661d29d956fdef87d5e7e61efc1dba68
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/31404
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Santos, João LaurentinoFirme, Paula Mendes Veras2023-02-28T22:44:11Z2023-02-28T22:44:11Z2021-07-11Firme, Paula Mendes Veras. Percepções de pais e mães acerca das influências intergeracionais nas práticas educativas e valores familiares. 2021. Monografia de Especialização (Especialização em Terapia Familiar e de Casal: Intervenções Sistêmicas em Diferentes Contextos: Psicoterapia e Orientação) - Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31404O presente trabalho tem como tema as práticas parentais, valores familiares e a transmissão intergeracional destes. Buscou-se uma melhor compreensão acerca da percepção de pais em fase de aquisição a respeito de suas práticas parentais e como estas se relacionam com as práticas educativas que receberam de seus pais. Além disso, outro objetivo foi investigar o papel dos valores familiares da família de origem e atual nas práticas educativas utilizadas com maior frequência. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa-quantitativa por compreender que um fenômeno de tamanha complexidade não poderia ser abarcado com apenas uma das ferramentas. A pesquisa quantitativa realizada via Google Forms, foi complementada com 4 entrevistas realizadas com 4 pessoas que haviam respondido o formulário e se disponibilizado a participar de uma segunda fase – a entrevista. Como fundamentação teórica, a autora utilizou a Teoria Geral dos Sistemas, fazendo correlações com a Teoria do Apego e também com os oito conceitos propostos por Bowen. Como resultado, notou-se que a percepção da reprodução de práticas e valores parentais parece ter sido suscitada pela pesquisa, tanto o questionário quanto as entrevistas. Ainda assim, os participantes relataram perceber diferenças entre a forma como foram educados e a forma como educam seus filhos, especialmente quando se trata de utilizar práticas educativas punitivas. Os valores familiares que desejam passar adiante e que norteiam as práticas mais utilizadas, no entanto, parecem se manter através das gerações, o que suscita questionamentos a respeito de como os participantes apreenderam os valores familiares e como fazem para ensiná-los através das práticas que utilizam. É de extrema importância considerar a vasta gama de informações sobre parentalidade e criação de filhos que circula na Internet, fator este que contribui grandemente para alterar as práticas, as atitudes. No entanto, os valores parecem não ser atingidos da mesma forma por estas informaçõesporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Terapia Familiar e de Casal: Intervenções Sistêmicas em Diferentes Contextos: Psicoterapia e OrientaçãoPUC-SPBrasilFaculdade de DireitoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAIntergeracionalidadePráticas educativasPráticas parentaisValores familiaresParentalidadePercepções de pais e mães acerca das influências intergeracionais nas práticas educativas e valores familiaresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALPaula Mendes Veras Firme - Monografia.pdfapplication/pdf1536615https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31404/1/Paula%20Mendes%20Veras%20Firme%20-%20Monografia.pdf5abbdc9a6edcbd03e2482712300639a7MD51TEXTPaula Mendes Veras Firme - Monografia.pdf.txtPaula Mendes Veras Firme - Monografia.pdf.txtExtracted texttext/plain307852https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31404/2/Paula%20Mendes%20Veras%20Firme%20-%20Monografia.pdf.txtf7efed392f12419f012fb8a10dc1a5d0MD52THUMBNAILPaula Mendes Veras Firme - Monografia.pdf.jpgPaula Mendes Veras Firme - Monografia.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1249https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31404/3/Paula%20Mendes%20Veras%20Firme%20-%20Monografia.pdf.jpg2eb1f12d84115d1216c397066cadf081MD53handle/314042023-03-01 01:10:22.777oai:repositorio.pucsp.br:handle/31404Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-03-01T04:10:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Percepções de pais e mães acerca das influências intergeracionais nas práticas educativas e valores familiares
title Percepções de pais e mães acerca das influências intergeracionais nas práticas educativas e valores familiares
spellingShingle Percepções de pais e mães acerca das influências intergeracionais nas práticas educativas e valores familiares
Firme, Paula Mendes Veras
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Intergeracionalidade
Práticas educativas
Práticas parentais
Valores familiares
Parentalidade
title_short Percepções de pais e mães acerca das influências intergeracionais nas práticas educativas e valores familiares
title_full Percepções de pais e mães acerca das influências intergeracionais nas práticas educativas e valores familiares
title_fullStr Percepções de pais e mães acerca das influências intergeracionais nas práticas educativas e valores familiares
title_full_unstemmed Percepções de pais e mães acerca das influências intergeracionais nas práticas educativas e valores familiares
title_sort Percepções de pais e mães acerca das influências intergeracionais nas práticas educativas e valores familiares
author Firme, Paula Mendes Veras
author_facet Firme, Paula Mendes Veras
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, João Laurentino
dc.contributor.author.fl_str_mv Firme, Paula Mendes Veras
contributor_str_mv Santos, João Laurentino
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Intergeracionalidade
Práticas educativas
Práticas parentais
Valores familiares
Parentalidade
dc.subject.por.fl_str_mv Intergeracionalidade
Práticas educativas
Práticas parentais
Valores familiares
Parentalidade
description O presente trabalho tem como tema as práticas parentais, valores familiares e a transmissão intergeracional destes. Buscou-se uma melhor compreensão acerca da percepção de pais em fase de aquisição a respeito de suas práticas parentais e como estas se relacionam com as práticas educativas que receberam de seus pais. Além disso, outro objetivo foi investigar o papel dos valores familiares da família de origem e atual nas práticas educativas utilizadas com maior frequência. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa-quantitativa por compreender que um fenômeno de tamanha complexidade não poderia ser abarcado com apenas uma das ferramentas. A pesquisa quantitativa realizada via Google Forms, foi complementada com 4 entrevistas realizadas com 4 pessoas que haviam respondido o formulário e se disponibilizado a participar de uma segunda fase – a entrevista. Como fundamentação teórica, a autora utilizou a Teoria Geral dos Sistemas, fazendo correlações com a Teoria do Apego e também com os oito conceitos propostos por Bowen. Como resultado, notou-se que a percepção da reprodução de práticas e valores parentais parece ter sido suscitada pela pesquisa, tanto o questionário quanto as entrevistas. Ainda assim, os participantes relataram perceber diferenças entre a forma como foram educados e a forma como educam seus filhos, especialmente quando se trata de utilizar práticas educativas punitivas. Os valores familiares que desejam passar adiante e que norteiam as práticas mais utilizadas, no entanto, parecem se manter através das gerações, o que suscita questionamentos a respeito de como os participantes apreenderam os valores familiares e como fazem para ensiná-los através das práticas que utilizam. É de extrema importância considerar a vasta gama de informações sobre parentalidade e criação de filhos que circula na Internet, fator este que contribui grandemente para alterar as práticas, as atitudes. No entanto, os valores parecem não ser atingidos da mesma forma por estas informações
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-07-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-02-28T22:44:11Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-02-28T22:44:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Firme, Paula Mendes Veras. Percepções de pais e mães acerca das influências intergeracionais nas práticas educativas e valores familiares. 2021. Monografia de Especialização (Especialização em Terapia Familiar e de Casal: Intervenções Sistêmicas em Diferentes Contextos: Psicoterapia e Orientação) - Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31404
identifier_str_mv Firme, Paula Mendes Veras. Percepções de pais e mães acerca das influências intergeracionais nas práticas educativas e valores familiares. 2021. Monografia de Especialização (Especialização em Terapia Familiar e de Casal: Intervenções Sistêmicas em Diferentes Contextos: Psicoterapia e Orientação) - Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31404
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Terapia Familiar e de Casal: Intervenções Sistêmicas em Diferentes Contextos: Psicoterapia e Orientação
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Direito
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31404/1/Paula%20Mendes%20Veras%20Firme%20-%20Monografia.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31404/2/Paula%20Mendes%20Veras%20Firme%20-%20Monografia.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31404/3/Paula%20Mendes%20Veras%20Firme%20-%20Monografia.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5abbdc9a6edcbd03e2482712300639a7
f7efed392f12419f012fb8a10dc1a5d0
2eb1f12d84115d1216c397066cadf081
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277776588439552