Análise de artigos na interface entre História da Química e ensino (1994- 2014): alguns aspectos historiográficos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trindade, Ana Paula Pires
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13315
Resumo: This work has been developed as part of the "History of science and education: interdisciplinary approaches in Higher Education (diagnosis, continuous and specialist training for teachers)", Supported by the Centre for Education Program - OBEDUC (CAPES / INEP process 23038.002603 / 2013 -47. The main purpose of this study is collecting articles regarding the interface History of Science and Education, published in the education periodics, as well as analyzing the historiographical perspectives, both in quantity and quality, concerning the selected articles. This study intends to show the historiographical perspective on the texts in the History of Chemistry published in the last twenty years. The leading axis of this analysis is vision of History of Science as an specific interdisciplinary field, in which studies are developed in three different analysis spheres (historiographical, epistemological and contextual), emphasizing that this study s approach is historiographical. The influence of CESIMA will also be studied in this dissertation
id PUC_SP-1_663fb062bef1509beca2146d8bf8a9bf
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/13315
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Beltran, Maria Helena Roxohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4473965T9Trindade, Ana Paula Pires2016-04-28T14:16:22Z2015-10-212015-09-18Trindade, Ana Paula Pires. Análise de artigos na interface entre História da Química e ensino (1994- 2014): alguns aspectos historiográficos. 2015. 81 f. Dissertação (Mestrado em História da Ciência) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13315This work has been developed as part of the "History of science and education: interdisciplinary approaches in Higher Education (diagnosis, continuous and specialist training for teachers)", Supported by the Centre for Education Program - OBEDUC (CAPES / INEP process 23038.002603 / 2013 -47. The main purpose of this study is collecting articles regarding the interface History of Science and Education, published in the education periodics, as well as analyzing the historiographical perspectives, both in quantity and quality, concerning the selected articles. This study intends to show the historiographical perspective on the texts in the History of Chemistry published in the last twenty years. The leading axis of this analysis is vision of History of Science as an specific interdisciplinary field, in which studies are developed in three different analysis spheres (historiographical, epistemological and contextual), emphasizing that this study s approach is historiographical. The influence of CESIMA will also be studied in this dissertationEste trabalho foi produzido no âmbito do Projeto: História da ciência e ensino: abordagens interdisciplinares no Ensino Superior (diagnóstico, formação continuada e especializada de professores) do Programa Observatório da Educação OBEDUC, (CAPES/INEP), processo número 23038.002603/2013-47. Um dos objetivos deste estudo é realizar um levantamento dos artigos voltados à interface História da Ciência e Ensino, publicados em periódicos da área de educação, bem como analisar, quantitativa e qualitativamente, aspectos historiográficos em História da Ciência subjacentes aos artigos selecionados. Este estudo visa mostrar a perspectiva historiográfica dos textos de História da Química publicados entre 1994 e 2014. O eixo condutor desta análise será a visão de História da Ciência como campo específico interdisciplinar, no qual os estudos são desenvolvidos em três esferas de análise (historiográfica, epistemológica e contextual), sendo que a ênfase deste estudo será a historiográfica. Será estudada a influência das produções do CESIMA nesses artigos de História da QuímicaCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/29961/Ana%20Paula%20Pires%20Trindade.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em História da CiênciaPUC-SPBRHistória da CiênciaHistória da Ciência e EnsinoHistória da QuímicaHistoriografiaAnálise de artigosHistory of Science and EducationHistory of ChemistryHistoriographyArticle AnalysesCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DAS CIENCIASAnálise de artigos na interface entre História da Química e ensino (1994- 2014): alguns aspectos historiográficosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTAna Paula Pires Trindade.pdf.txtAna Paula Pires Trindade.pdf.txtExtracted texttext/plain101310https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13315/3/Ana%20Paula%20Pires%20Trindade.pdf.txtcbd6da5fa442f05018c2426567323dc0MD53ORIGINALAna Paula Pires Trindade.pdfapplication/pdf4040367https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13315/1/Ana%20Paula%20Pires%20Trindade.pdf647f81a3aff4f31b70d283a52f53dbb0MD51THUMBNAILAna Paula Pires Trindade.pdf.jpgAna Paula Pires Trindade.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13315/2/Ana%20Paula%20Pires%20Trindade.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/133152022-04-27 21:03:11.649oai:repositorio.pucsp.br:handle/13315Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T00:03:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Análise de artigos na interface entre História da Química e ensino (1994- 2014): alguns aspectos historiográficos
title Análise de artigos na interface entre História da Química e ensino (1994- 2014): alguns aspectos historiográficos
spellingShingle Análise de artigos na interface entre História da Química e ensino (1994- 2014): alguns aspectos historiográficos
Trindade, Ana Paula Pires
História da Ciência e Ensino
História da Química
Historiografia
Análise de artigos
History of Science and Education
History of Chemistry
Historiography
Article Analyses
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DAS CIENCIAS
title_short Análise de artigos na interface entre História da Química e ensino (1994- 2014): alguns aspectos historiográficos
title_full Análise de artigos na interface entre História da Química e ensino (1994- 2014): alguns aspectos historiográficos
title_fullStr Análise de artigos na interface entre História da Química e ensino (1994- 2014): alguns aspectos historiográficos
title_full_unstemmed Análise de artigos na interface entre História da Química e ensino (1994- 2014): alguns aspectos historiográficos
title_sort Análise de artigos na interface entre História da Química e ensino (1994- 2014): alguns aspectos historiográficos
author Trindade, Ana Paula Pires
author_facet Trindade, Ana Paula Pires
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Beltran, Maria Helena Roxo
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4473965T9
dc.contributor.author.fl_str_mv Trindade, Ana Paula Pires
contributor_str_mv Beltran, Maria Helena Roxo
dc.subject.por.fl_str_mv História da Ciência e Ensino
História da Química
Historiografia
Análise de artigos
topic História da Ciência e Ensino
História da Química
Historiografia
Análise de artigos
History of Science and Education
History of Chemistry
Historiography
Article Analyses
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DAS CIENCIAS
dc.subject.eng.fl_str_mv History of Science and Education
History of Chemistry
Historiography
Article Analyses
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DAS CIENCIAS
description This work has been developed as part of the "History of science and education: interdisciplinary approaches in Higher Education (diagnosis, continuous and specialist training for teachers)", Supported by the Centre for Education Program - OBEDUC (CAPES / INEP process 23038.002603 / 2013 -47. The main purpose of this study is collecting articles regarding the interface History of Science and Education, published in the education periodics, as well as analyzing the historiographical perspectives, both in quantity and quality, concerning the selected articles. This study intends to show the historiographical perspective on the texts in the History of Chemistry published in the last twenty years. The leading axis of this analysis is vision of History of Science as an specific interdisciplinary field, in which studies are developed in three different analysis spheres (historiographical, epistemological and contextual), emphasizing that this study s approach is historiographical. The influence of CESIMA will also be studied in this dissertation
publishDate 2015
dc.date.available.fl_str_mv 2015-10-21
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-09-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-28T14:16:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Trindade, Ana Paula Pires. Análise de artigos na interface entre História da Química e ensino (1994- 2014): alguns aspectos historiográficos. 2015. 81 f. Dissertação (Mestrado em História da Ciência) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13315
identifier_str_mv Trindade, Ana Paula Pires. Análise de artigos na interface entre História da Química e ensino (1994- 2014): alguns aspectos historiográficos. 2015. 81 f. Dissertação (Mestrado em História da Ciência) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13315
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv História da Ciência
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13315/3/Ana%20Paula%20Pires%20Trindade.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13315/1/Ana%20Paula%20Pires%20Trindade.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13315/2/Ana%20Paula%20Pires%20Trindade.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv cbd6da5fa442f05018c2426567323dc0
647f81a3aff4f31b70d283a52f53dbb0
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277913931972608