O ensino religioso e a prática escolar: um paradoxo sob a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional presente na rede pública municipal de ensino fundamental de Mogi Guaçu / SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Célia Maria
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1934
Resumo: The Bill on Religious Education (nº 9475/1997) has changed the reality of religious education found on the current National Law on Education (Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional LDBEN, nº 9394/1996). The aforementioned Bill enacts new rules in which religious education becomes an integral part of elementary school education. The impact of this on the Brazilian educational system cannot be overlooked. Religious Education as a school discipline brings expressive contributions to the education of children and their notions of citizenship, especially in a religiously and culturally multifaceted society. Although legally instituted as part of the national educational system, there are some agencies struggling to ban this discipline from the schools. This is a relevant issue, since the school context should be the ideal place where religious education meets (in a pedagogically suitable environment) its main public for an open-minded discussion of religious contents and religious diversity. Having the support of the National Law on Education (Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional) as its mainstay, this work aims at investigating the current situation of this discipline in the city and district of Mogi Guaçu/SP, in order to make an inquire of its real promotion or inhibition in the specific educational context of Mogi Guaçu district
id PUC_SP-1_6a44c713198ad0e389206f76e21e8936
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/1934
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Passos, João DécioRibeiro, Célia Maria2016-04-25T19:20:33Z2014-12-042014-11-27Ribeiro, Célia Maria. O ensino religioso e a prática escolar: um paradoxo sob a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional presente na rede pública municipal de ensino fundamental de Mogi Guaçu / SP. 2014. 179 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1934The Bill on Religious Education (nº 9475/1997) has changed the reality of religious education found on the current National Law on Education (Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional LDBEN, nº 9394/1996). The aforementioned Bill enacts new rules in which religious education becomes an integral part of elementary school education. The impact of this on the Brazilian educational system cannot be overlooked. Religious Education as a school discipline brings expressive contributions to the education of children and their notions of citizenship, especially in a religiously and culturally multifaceted society. Although legally instituted as part of the national educational system, there are some agencies struggling to ban this discipline from the schools. This is a relevant issue, since the school context should be the ideal place where religious education meets (in a pedagogically suitable environment) its main public for an open-minded discussion of religious contents and religious diversity. Having the support of the National Law on Education (Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional) as its mainstay, this work aims at investigating the current situation of this discipline in the city and district of Mogi Guaçu/SP, in order to make an inquire of its real promotion or inhibition in the specific educational context of Mogi Guaçu districtA Lei nº 9475/1997 dá nova redação ao artigo 33, da Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional LDBEN, Lei nº 9394/1996, na qual o Ensino Religioso passa a ser parte integrante da formação básica do cidadão, o que demonstra a sua relevância no contexto educacional brasileiro. O Ensino Religioso como área de conhecimento traz importantes contribuições à educação e à construção da cidadania, sobretudo na sociedade caracterizada pela diversidade religiosa. De outra parte, observa-se que mesmo diante de sua instituição legal, há alguns setores da sociedade voltados para a exclusão da disciplina de sua condição normal na realidade do ensino e em grande parte das instituições escolares. Um dado preocupante, pois a escola deveria ser o lugar onde o público alvo encontra o Ensino Religioso a partir das condições pedagógicas adequadas ao conhecimento dos conteúdos relacionados à disciplina, estabelecidos sob o respeito às diferentes culturas e aos grupos constitutivos na sociedade plural. O desafio que se pretende discutir neste trabalho é a verificação da condição situacional do Ensino Religioso na rede pública municipal, no tocante à educação básica, ensino fundamental, na cidade de Mogi Guaçu/SP, sob a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional, a fim de construir conhecimento sobre a respectiva realidade e as dimensões facilitadoras ou inibidoras do desenvolvimento desse componente educacional, dada a inobservância da disciplina na prática escolar, porém inserida na matriz curricularCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/3186/Celia%20Maria%20Ribeiro.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Ciência da ReligiãoPUC-SPBRCiências da ReligiãoEnsino religiosoEnsino fundamentalLDBENReligious educationElementary schoolCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::OUTRAS SOCIOLOGIAS ESPECIFICASO ensino religioso e a prática escolar: um paradoxo sob a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional presente na rede pública municipal de ensino fundamental de Mogi Guaçu / SPinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTCelia Maria Ribeiro.pdf.txtCelia Maria Ribeiro.pdf.txtExtracted texttext/plain391417https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/1934/3/Celia%20Maria%20Ribeiro.pdf.txt1e22cab9d452db1615ea7606e3c15d1bMD53ORIGINALCelia Maria Ribeiro.pdfapplication/pdf3209250https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/1934/1/Celia%20Maria%20Ribeiro.pdf8fb461b2643a44dcec0120baafe1a19eMD51THUMBNAILCelia Maria Ribeiro.pdf.jpgCelia Maria Ribeiro.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/1934/2/Celia%20Maria%20Ribeiro.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/19342022-04-28 17:08:03.031oai:repositorio.pucsp.br:handle/1934Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T20:08:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv O ensino religioso e a prática escolar: um paradoxo sob a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional presente na rede pública municipal de ensino fundamental de Mogi Guaçu / SP
title O ensino religioso e a prática escolar: um paradoxo sob a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional presente na rede pública municipal de ensino fundamental de Mogi Guaçu / SP
spellingShingle O ensino religioso e a prática escolar: um paradoxo sob a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional presente na rede pública municipal de ensino fundamental de Mogi Guaçu / SP
Ribeiro, Célia Maria
Ensino religioso
Ensino fundamental
LDBEN
Religious education
Elementary school
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::OUTRAS SOCIOLOGIAS ESPECIFICAS
title_short O ensino religioso e a prática escolar: um paradoxo sob a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional presente na rede pública municipal de ensino fundamental de Mogi Guaçu / SP
title_full O ensino religioso e a prática escolar: um paradoxo sob a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional presente na rede pública municipal de ensino fundamental de Mogi Guaçu / SP
title_fullStr O ensino religioso e a prática escolar: um paradoxo sob a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional presente na rede pública municipal de ensino fundamental de Mogi Guaçu / SP
title_full_unstemmed O ensino religioso e a prática escolar: um paradoxo sob a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional presente na rede pública municipal de ensino fundamental de Mogi Guaçu / SP
title_sort O ensino religioso e a prática escolar: um paradoxo sob a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional presente na rede pública municipal de ensino fundamental de Mogi Guaçu / SP
author Ribeiro, Célia Maria
author_facet Ribeiro, Célia Maria
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Passos, João Décio
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Célia Maria
contributor_str_mv Passos, João Décio
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino religioso
Ensino fundamental
LDBEN
topic Ensino religioso
Ensino fundamental
LDBEN
Religious education
Elementary school
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::OUTRAS SOCIOLOGIAS ESPECIFICAS
dc.subject.eng.fl_str_mv Religious education
Elementary school
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::OUTRAS SOCIOLOGIAS ESPECIFICAS
description The Bill on Religious Education (nº 9475/1997) has changed the reality of religious education found on the current National Law on Education (Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional LDBEN, nº 9394/1996). The aforementioned Bill enacts new rules in which religious education becomes an integral part of elementary school education. The impact of this on the Brazilian educational system cannot be overlooked. Religious Education as a school discipline brings expressive contributions to the education of children and their notions of citizenship, especially in a religiously and culturally multifaceted society. Although legally instituted as part of the national educational system, there are some agencies struggling to ban this discipline from the schools. This is a relevant issue, since the school context should be the ideal place where religious education meets (in a pedagogically suitable environment) its main public for an open-minded discussion of religious contents and religious diversity. Having the support of the National Law on Education (Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional) as its mainstay, this work aims at investigating the current situation of this discipline in the city and district of Mogi Guaçu/SP, in order to make an inquire of its real promotion or inhibition in the specific educational context of Mogi Guaçu district
publishDate 2014
dc.date.available.fl_str_mv 2014-12-04
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-11-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-25T19:20:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Ribeiro, Célia Maria. O ensino religioso e a prática escolar: um paradoxo sob a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional presente na rede pública municipal de ensino fundamental de Mogi Guaçu / SP. 2014. 179 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1934
identifier_str_mv Ribeiro, Célia Maria. O ensino religioso e a prática escolar: um paradoxo sob a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional presente na rede pública municipal de ensino fundamental de Mogi Guaçu / SP. 2014. 179 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1934
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciência da Religião
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Ciências da Religião
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/1934/3/Celia%20Maria%20Ribeiro.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/1934/1/Celia%20Maria%20Ribeiro.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/1934/2/Celia%20Maria%20Ribeiro.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1e22cab9d452db1615ea7606e3c15d1b
8fb461b2643a44dcec0120baafe1a19e
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809278006721511424