O ensino religioso e a prática escolar: um paradoxo sob a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional presente na rede pública municipal de ensino fundamental de Mogi Guaçu / SP
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1934 |
Resumo: | The Bill on Religious Education (nº 9475/1997) has changed the reality of religious education found on the current National Law on Education (Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional LDBEN, nº 9394/1996). The aforementioned Bill enacts new rules in which religious education becomes an integral part of elementary school education. The impact of this on the Brazilian educational system cannot be overlooked. Religious Education as a school discipline brings expressive contributions to the education of children and their notions of citizenship, especially in a religiously and culturally multifaceted society. Although legally instituted as part of the national educational system, there are some agencies struggling to ban this discipline from the schools. This is a relevant issue, since the school context should be the ideal place where religious education meets (in a pedagogically suitable environment) its main public for an open-minded discussion of religious contents and religious diversity. Having the support of the National Law on Education (Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional) as its mainstay, this work aims at investigating the current situation of this discipline in the city and district of Mogi Guaçu/SP, in order to make an inquire of its real promotion or inhibition in the specific educational context of Mogi Guaçu district |
id |
PUC_SP-1_6a44c713198ad0e389206f76e21e8936 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/1934 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Passos, João DécioRibeiro, Célia Maria2016-04-25T19:20:33Z2014-12-042014-11-27Ribeiro, Célia Maria. O ensino religioso e a prática escolar: um paradoxo sob a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional presente na rede pública municipal de ensino fundamental de Mogi Guaçu / SP. 2014. 179 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1934The Bill on Religious Education (nº 9475/1997) has changed the reality of religious education found on the current National Law on Education (Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional LDBEN, nº 9394/1996). The aforementioned Bill enacts new rules in which religious education becomes an integral part of elementary school education. The impact of this on the Brazilian educational system cannot be overlooked. Religious Education as a school discipline brings expressive contributions to the education of children and their notions of citizenship, especially in a religiously and culturally multifaceted society. Although legally instituted as part of the national educational system, there are some agencies struggling to ban this discipline from the schools. This is a relevant issue, since the school context should be the ideal place where religious education meets (in a pedagogically suitable environment) its main public for an open-minded discussion of religious contents and religious diversity. Having the support of the National Law on Education (Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional) as its mainstay, this work aims at investigating the current situation of this discipline in the city and district of Mogi Guaçu/SP, in order to make an inquire of its real promotion or inhibition in the specific educational context of Mogi Guaçu districtA Lei nº 9475/1997 dá nova redação ao artigo 33, da Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional LDBEN, Lei nº 9394/1996, na qual o Ensino Religioso passa a ser parte integrante da formação básica do cidadão, o que demonstra a sua relevância no contexto educacional brasileiro. O Ensino Religioso como área de conhecimento traz importantes contribuições à educação e à construção da cidadania, sobretudo na sociedade caracterizada pela diversidade religiosa. De outra parte, observa-se que mesmo diante de sua instituição legal, há alguns setores da sociedade voltados para a exclusão da disciplina de sua condição normal na realidade do ensino e em grande parte das instituições escolares. Um dado preocupante, pois a escola deveria ser o lugar onde o público alvo encontra o Ensino Religioso a partir das condições pedagógicas adequadas ao conhecimento dos conteúdos relacionados à disciplina, estabelecidos sob o respeito às diferentes culturas e aos grupos constitutivos na sociedade plural. O desafio que se pretende discutir neste trabalho é a verificação da condição situacional do Ensino Religioso na rede pública municipal, no tocante à educação básica, ensino fundamental, na cidade de Mogi Guaçu/SP, sob a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional, a fim de construir conhecimento sobre a respectiva realidade e as dimensões facilitadoras ou inibidoras do desenvolvimento desse componente educacional, dada a inobservância da disciplina na prática escolar, porém inserida na matriz curricularCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/3186/Celia%20Maria%20Ribeiro.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Ciência da ReligiãoPUC-SPBRCiências da ReligiãoEnsino religiosoEnsino fundamentalLDBENReligious educationElementary schoolCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::OUTRAS SOCIOLOGIAS ESPECIFICASO ensino religioso e a prática escolar: um paradoxo sob a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional presente na rede pública municipal de ensino fundamental de Mogi Guaçu / SPinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTCelia Maria Ribeiro.pdf.txtCelia Maria Ribeiro.pdf.txtExtracted texttext/plain391417https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/1934/3/Celia%20Maria%20Ribeiro.pdf.txt1e22cab9d452db1615ea7606e3c15d1bMD53ORIGINALCelia Maria Ribeiro.pdfapplication/pdf3209250https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/1934/1/Celia%20Maria%20Ribeiro.pdf8fb461b2643a44dcec0120baafe1a19eMD51THUMBNAILCelia Maria Ribeiro.pdf.jpgCelia Maria Ribeiro.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/1934/2/Celia%20Maria%20Ribeiro.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/19342022-04-28 17:08:03.031oai:repositorio.pucsp.br:handle/1934Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T20:08:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
O ensino religioso e a prática escolar: um paradoxo sob a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional presente na rede pública municipal de ensino fundamental de Mogi Guaçu / SP |
title |
O ensino religioso e a prática escolar: um paradoxo sob a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional presente na rede pública municipal de ensino fundamental de Mogi Guaçu / SP |
spellingShingle |
O ensino religioso e a prática escolar: um paradoxo sob a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional presente na rede pública municipal de ensino fundamental de Mogi Guaçu / SP Ribeiro, Célia Maria Ensino religioso Ensino fundamental LDBEN Religious education Elementary school CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::OUTRAS SOCIOLOGIAS ESPECIFICAS |
title_short |
O ensino religioso e a prática escolar: um paradoxo sob a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional presente na rede pública municipal de ensino fundamental de Mogi Guaçu / SP |
title_full |
O ensino religioso e a prática escolar: um paradoxo sob a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional presente na rede pública municipal de ensino fundamental de Mogi Guaçu / SP |
title_fullStr |
O ensino religioso e a prática escolar: um paradoxo sob a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional presente na rede pública municipal de ensino fundamental de Mogi Guaçu / SP |
title_full_unstemmed |
O ensino religioso e a prática escolar: um paradoxo sob a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional presente na rede pública municipal de ensino fundamental de Mogi Guaçu / SP |
title_sort |
O ensino religioso e a prática escolar: um paradoxo sob a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional presente na rede pública municipal de ensino fundamental de Mogi Guaçu / SP |
author |
Ribeiro, Célia Maria |
author_facet |
Ribeiro, Célia Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Passos, João Décio |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Célia Maria |
contributor_str_mv |
Passos, João Décio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino religioso Ensino fundamental LDBEN |
topic |
Ensino religioso Ensino fundamental LDBEN Religious education Elementary school CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::OUTRAS SOCIOLOGIAS ESPECIFICAS |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Religious education Elementary school |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::OUTRAS SOCIOLOGIAS ESPECIFICAS |
description |
The Bill on Religious Education (nº 9475/1997) has changed the reality of religious education found on the current National Law on Education (Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional LDBEN, nº 9394/1996). The aforementioned Bill enacts new rules in which religious education becomes an integral part of elementary school education. The impact of this on the Brazilian educational system cannot be overlooked. Religious Education as a school discipline brings expressive contributions to the education of children and their notions of citizenship, especially in a religiously and culturally multifaceted society. Although legally instituted as part of the national educational system, there are some agencies struggling to ban this discipline from the schools. This is a relevant issue, since the school context should be the ideal place where religious education meets (in a pedagogically suitable environment) its main public for an open-minded discussion of religious contents and religious diversity. Having the support of the National Law on Education (Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional) as its mainstay, this work aims at investigating the current situation of this discipline in the city and district of Mogi Guaçu/SP, in order to make an inquire of its real promotion or inhibition in the specific educational context of Mogi Guaçu district |
publishDate |
2014 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-12-04 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-11-27 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-25T19:20:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Ribeiro, Célia Maria. O ensino religioso e a prática escolar: um paradoxo sob a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional presente na rede pública municipal de ensino fundamental de Mogi Guaçu / SP. 2014. 179 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1934 |
identifier_str_mv |
Ribeiro, Célia Maria. O ensino religioso e a prática escolar: um paradoxo sob a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional presente na rede pública municipal de ensino fundamental de Mogi Guaçu / SP. 2014. 179 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1934 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciência da Religião |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Ciências da Religião |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/1934/3/Celia%20Maria%20Ribeiro.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/1934/1/Celia%20Maria%20Ribeiro.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/1934/2/Celia%20Maria%20Ribeiro.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1e22cab9d452db1615ea7606e3c15d1b 8fb461b2643a44dcec0120baafe1a19e cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809278006721511424 |