Avaliação com intencionalidade de aprendizagem: contribuições para a teoria da avaliação de programas e projetos sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brandão, Daniel Braga
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9999
Resumo: This work intends to stands learning as a central aspect to evaluations of social programs and projects. The study proposes an ethic perspective where learning should be enunciated as part of the evaluating being. The participatory evaluation it specially addressed to be considered the approach with essential conditions to promote learning among project or program stakeholders. The work discusses a proper learning theory to be assumed in evaluations at the same time that make strong relationships between evaluations process components and concepts from the educational field, with special attention to the work of Paulo Freire. The prior methodology used was a theorycal study followed by individual interviews with people experienced in evaluation. It is possible to conclude that participatory evaluations are able to create a learning environment, mediated by dialogue among stakeholders, which allow individuals to produce, reproduce and develop their lives, what can be considered as an ethic act. The evaluation questions and their indicators are associated with Paulo Freire s concepts, as well as it is possible to recognize the importance of the evaluator as the one responsible to create the adequate environment to an evaluation carry out it s learning intention
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spelling Saul, Ana Mariahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4266261T6Brandão, Daniel Braga2016-04-27T14:32:02Z2007-10-162007-08-10Brandão, Daniel Braga. Avaliação com intencionalidade de aprendizagem: contribuições para a teoria da avaliação de programas e projetos sociais. 2007. 85 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9999This work intends to stands learning as a central aspect to evaluations of social programs and projects. The study proposes an ethic perspective where learning should be enunciated as part of the evaluating being. The participatory evaluation it specially addressed to be considered the approach with essential conditions to promote learning among project or program stakeholders. The work discusses a proper learning theory to be assumed in evaluations at the same time that make strong relationships between evaluations process components and concepts from the educational field, with special attention to the work of Paulo Freire. The prior methodology used was a theorycal study followed by individual interviews with people experienced in evaluation. It is possible to conclude that participatory evaluations are able to create a learning environment, mediated by dialogue among stakeholders, which allow individuals to produce, reproduce and develop their lives, what can be considered as an ethic act. The evaluation questions and their indicators are associated with Paulo Freire s concepts, as well as it is possible to recognize the importance of the evaluator as the one responsible to create the adequate environment to an evaluation carry out it s learning intentionEste trabalho tem como objetivo refletir sobre a aprendizagem como questão cerne para o desenvolvimento de processos de avaliação de programas e projetos sociais no Brasil. Traz também uma perspectiva ética a partir da construção de enunciados normativos orientados para o dever-ser da aprendizagem para o desenvolvimento da vida humana. A dissertação dá destaque para abordagens participativas de avaliação por entendê-las como aquelas que reúnem as condições mais adequadas para a aprendizagem. O estudo busca desvelar uma teoria de aprendizagem que tenha sentido e aderência à processos de avaliação de programas e projetos sociais ao mesmo tempo em que relaciona elementos procedimentais da própria avaliação com conceitos da educação, com marcada atenção à obra de Paulo Freire. A metodologia priorizou a análise teórica à qual foi associada um estudo empírico, realizado por meio de entrevistas individuais. Conclui-se que a avaliação participativa constitui um espaço de oportunidades para a aprendizagem, mediada pelo diálogo entre sujeitos e lhes permiti reunir condições de produzir, reproduzir e desenvolver suas vidas, sendo assim um ato ético. Considera-se que a pergunta de avaliação e seus indicadores podem ser associados a concepções educacionais elaboradas por Paulo Freire, bem como se reconhece a importância do próprio avaliador para criar as condições de uma avaliação que tenha intencionalidade de aprendizagemCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/23103/Daniel%20Braga%20Brandao.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: CurrículoPUC-SPBREducaçãoProgramas e projetos sociaisParticipaçãoDiálogoÉticaPergunta de avaliaçãoIndicadoresAdministracao de projetosAprendizagemAvaliacaoEvaluationSocial programs and projectsLearningParticipationDialogueEthicEvaluation questionsIndicatorsCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAvaliação com intencionalidade de aprendizagem: contribuições para a teoria da avaliação de programas e projetos sociaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTDaniel Braga Brandao.pdf.txtDaniel Braga Brandao.pdf.txtExtracted texttext/plain163512https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9999/3/Daniel%20Braga%20Brandao.pdf.txt3a001f6972ba263a969a92295c463295MD53ORIGINALDaniel Braga Brandao.pdfapplication/pdf500950https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9999/1/Daniel%20Braga%20Brandao.pdf8404972ff5d181484729d1a980aaebf4MD51THUMBNAILDaniel Braga Brandao.pdf.jpgDaniel Braga Brandao.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9999/2/Daniel%20Braga%20Brandao.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/99992022-04-27 09:55:54.057oai:repositorio.pucsp.br:handle/9999Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T12:55:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
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