A lírica amorosa de Castro Alves e Manuel Bandeira: diferenças em diálogo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Sara Assis Rocha e
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36758
Resumo: O propósito deste trabalho é verificar como o eu lírico se configura nas líricas romântica e moderna frente ao tema amoroso. Foram selecionados os poemas “O “Adeus” de Teresa” do poeta romântico Castro Alves, e “Teresa” do poeta modernista Manuel Bandeira, poemas que apresentam uma relação intertextual desde o título e nos quais é possível não só analisar o tema amoroso, como também comparar as diferentes formas do eu poético expressar esse sentimento em ambas as líricas. Sendo o amor como um dos eixos temáticos da obra de ambos os poetas, questionamos se ocorre a incidência do sentimento amoroso em ambas as líricas. Para responder a esta questão, utilizamos como fundamentos teóricos as concepções de Hugo Friedrich, Friedrich Schiller, Paul Valéry, Salete Almeida Cara e João Alexandre Barbosa, bem como as palavras de críticos como Davi Arrigucci Júnior, Yudith Rosembaum, Jamil Haddad e Telênia Hill. Apresentamos alguns conceitos sobre o gênero lírico e sobre a linguagem poética nas líricas romântica e moderna, expressos em poemas de Castro Alves e Manuel Bandeira. A análise dos poemas “O Adeus de Teresa” e “Teresa” permitiu não apenas a identificação do estilo poético dos seus autores, como também a reflexão sobre os recursos estilísticos utilizados na sua composição: o ritmo, a musicalidade e as rimas, no primeiro; a redução da temática e da linguagem à sua essência, o verso livre e a cadência rítmica irregular no segundo. Concluímos que há incidência do sentimento amoroso em ambas as líricas, porém expressas de formas diferenciadas: na romântica pela verbalização explícita e na moderna pela desarticulação do tradicional que propicia a reconstituição da essência do sentimento, indo além das aparências
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