Alfabetização de crianças com deficiência intelectual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35203 |
Resumo: | Esta monografia tem por objetivo analisar o processo de alfabetização de crianças com deficiência intelectual, realizada a partir de observações em sala regular e sala de recursos. Mais especificamente para um aluno com deficiência intelectual com síndrome do x frágil, inserido em uma turma do ensino regular da rede Estadual de ensino, localizada na zona norte de São Paulo. Trata-se de um relato e análise de observação e metodologia de ensino da sala regular e sala de recurso, com embasamento teórico e processo de alfabetização. Em busca de uma prática inclusiva no processo de alfabetização da criança com deficiência intelectual. Concluímos que a mediação do professor em sala de aula é importante aspecto a ser considerado |
id |
PUC_SP-1_727007004c0bd6670714b9edcd187069 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/35203 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Raiça, DarcyAlvarenga, Márcia Santos de2023-07-05T19:41:27Z2023-07-05T19:41:27Z2016-12-01Alvarenga, Márcia Santos de. Alfabetização de crianças com deficiência intelectual. 2016. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35203Esta monografia tem por objetivo analisar o processo de alfabetização de crianças com deficiência intelectual, realizada a partir de observações em sala regular e sala de recursos. Mais especificamente para um aluno com deficiência intelectual com síndrome do x frágil, inserido em uma turma do ensino regular da rede Estadual de ensino, localizada na zona norte de São Paulo. Trata-se de um relato e análise de observação e metodologia de ensino da sala regular e sala de recurso, com embasamento teórico e processo de alfabetização. Em busca de uma prática inclusiva no processo de alfabetização da criança com deficiência intelectual. Concluímos que a mediação do professor em sala de aula é importante aspecto a ser consideradoporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Educação Inclusiva e Deficiência IntelectualPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOInclusão escolarDeficiência intelectualProcesso de alfabetizaçãoAdaptações curricularesMediação de aprendizagemAlfabetização de crianças com deficiência intelectualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALMÁRCIA SANTOS DE ALVARENGA.pdfapplication/pdf2580102https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35203/1/M%c3%81RCIA%20SANTOS%20DE%20ALVARENGA.pdf62f946ac772a4ceb7fd02fd3b36db934MD51TEXTMÁRCIA SANTOS DE ALVARENGA.pdf.txtMÁRCIA SANTOS DE ALVARENGA.pdf.txtExtracted texttext/plain65528https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35203/2/M%c3%81RCIA%20SANTOS%20DE%20ALVARENGA.pdf.txt29cacc061c129be8f6c733bde489c649MD52THUMBNAILMÁRCIA SANTOS DE ALVARENGA.pdf.jpgMÁRCIA SANTOS DE ALVARENGA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1179https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35203/3/M%c3%81RCIA%20SANTOS%20DE%20ALVARENGA.pdf.jpgf80210c3eefa4e9489b0e0f7699fe79eMD53handle/352032023-07-06 01:32:56.996oai:repositorio.pucsp.br:handle/35203Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-07-06T04:32:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Alfabetização de crianças com deficiência intelectual |
title |
Alfabetização de crianças com deficiência intelectual |
spellingShingle |
Alfabetização de crianças com deficiência intelectual Alvarenga, Márcia Santos de CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO Inclusão escolar Deficiência intelectual Processo de alfabetização Adaptações curriculares Mediação de aprendizagem |
title_short |
Alfabetização de crianças com deficiência intelectual |
title_full |
Alfabetização de crianças com deficiência intelectual |
title_fullStr |
Alfabetização de crianças com deficiência intelectual |
title_full_unstemmed |
Alfabetização de crianças com deficiência intelectual |
title_sort |
Alfabetização de crianças com deficiência intelectual |
author |
Alvarenga, Márcia Santos de |
author_facet |
Alvarenga, Márcia Santos de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Raiça, Darcy |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alvarenga, Márcia Santos de |
contributor_str_mv |
Raiça, Darcy |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO Inclusão escolar Deficiência intelectual Processo de alfabetização Adaptações curriculares Mediação de aprendizagem |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão escolar Deficiência intelectual Processo de alfabetização Adaptações curriculares Mediação de aprendizagem |
description |
Esta monografia tem por objetivo analisar o processo de alfabetização de crianças com deficiência intelectual, realizada a partir de observações em sala regular e sala de recursos. Mais especificamente para um aluno com deficiência intelectual com síndrome do x frágil, inserido em uma turma do ensino regular da rede Estadual de ensino, localizada na zona norte de São Paulo. Trata-se de um relato e análise de observação e metodologia de ensino da sala regular e sala de recurso, com embasamento teórico e processo de alfabetização. Em busca de uma prática inclusiva no processo de alfabetização da criança com deficiência intelectual. Concluímos que a mediação do professor em sala de aula é importante aspecto a ser considerado |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-12-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-05T19:41:27Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-07-05T19:41:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Alvarenga, Márcia Santos de. Alfabetização de crianças com deficiência intelectual. 2016. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35203 |
identifier_str_mv |
Alvarenga, Márcia Santos de. Alfabetização de crianças com deficiência intelectual. 2016. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35203 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35203/1/M%c3%81RCIA%20SANTOS%20DE%20ALVARENGA.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35203/2/M%c3%81RCIA%20SANTOS%20DE%20ALVARENGA.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35203/3/M%c3%81RCIA%20SANTOS%20DE%20ALVARENGA.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
62f946ac772a4ceb7fd02fd3b36db934 29cacc061c129be8f6c733bde489c649 f80210c3eefa4e9489b0e0f7699fe79e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277776596828160 |