Alfabetização de crianças com deficiência intelectual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alvarenga, Márcia Santos de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35203
Resumo: Esta monografia tem por objetivo analisar o processo de alfabetização de crianças com deficiência intelectual, realizada a partir de observações em sala regular e sala de recursos. Mais especificamente para um aluno com deficiência intelectual com síndrome do x frágil, inserido em uma turma do ensino regular da rede Estadual de ensino, localizada na zona norte de São Paulo. Trata-se de um relato e análise de observação e metodologia de ensino da sala regular e sala de recurso, com embasamento teórico e processo de alfabetização. Em busca de uma prática inclusiva no processo de alfabetização da criança com deficiência intelectual. Concluímos que a mediação do professor em sala de aula é importante aspecto a ser considerado
id PUC_SP-1_727007004c0bd6670714b9edcd187069
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/35203
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Raiça, DarcyAlvarenga, Márcia Santos de2023-07-05T19:41:27Z2023-07-05T19:41:27Z2016-12-01Alvarenga, Márcia Santos de. Alfabetização de crianças com deficiência intelectual. 2016. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35203Esta monografia tem por objetivo analisar o processo de alfabetização de crianças com deficiência intelectual, realizada a partir de observações em sala regular e sala de recursos. Mais especificamente para um aluno com deficiência intelectual com síndrome do x frágil, inserido em uma turma do ensino regular da rede Estadual de ensino, localizada na zona norte de São Paulo. Trata-se de um relato e análise de observação e metodologia de ensino da sala regular e sala de recurso, com embasamento teórico e processo de alfabetização. Em busca de uma prática inclusiva no processo de alfabetização da criança com deficiência intelectual. Concluímos que a mediação do professor em sala de aula é importante aspecto a ser consideradoporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Educação Inclusiva e Deficiência IntelectualPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOInclusão escolarDeficiência intelectualProcesso de alfabetizaçãoAdaptações curricularesMediação de aprendizagemAlfabetização de crianças com deficiência intelectualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALMÁRCIA SANTOS DE ALVARENGA.pdfapplication/pdf2580102https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35203/1/M%c3%81RCIA%20SANTOS%20DE%20ALVARENGA.pdf62f946ac772a4ceb7fd02fd3b36db934MD51TEXTMÁRCIA SANTOS DE ALVARENGA.pdf.txtMÁRCIA SANTOS DE ALVARENGA.pdf.txtExtracted texttext/plain65528https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35203/2/M%c3%81RCIA%20SANTOS%20DE%20ALVARENGA.pdf.txt29cacc061c129be8f6c733bde489c649MD52THUMBNAILMÁRCIA SANTOS DE ALVARENGA.pdf.jpgMÁRCIA SANTOS DE ALVARENGA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1179https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35203/3/M%c3%81RCIA%20SANTOS%20DE%20ALVARENGA.pdf.jpgf80210c3eefa4e9489b0e0f7699fe79eMD53handle/352032023-07-06 01:32:56.996oai:repositorio.pucsp.br:handle/35203Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-07-06T04:32:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Alfabetização de crianças com deficiência intelectual
title Alfabetização de crianças com deficiência intelectual
spellingShingle Alfabetização de crianças com deficiência intelectual
Alvarenga, Márcia Santos de
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Inclusão escolar
Deficiência intelectual
Processo de alfabetização
Adaptações curriculares
Mediação de aprendizagem
title_short Alfabetização de crianças com deficiência intelectual
title_full Alfabetização de crianças com deficiência intelectual
title_fullStr Alfabetização de crianças com deficiência intelectual
title_full_unstemmed Alfabetização de crianças com deficiência intelectual
title_sort Alfabetização de crianças com deficiência intelectual
author Alvarenga, Márcia Santos de
author_facet Alvarenga, Márcia Santos de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Raiça, Darcy
dc.contributor.author.fl_str_mv Alvarenga, Márcia Santos de
contributor_str_mv Raiça, Darcy
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Inclusão escolar
Deficiência intelectual
Processo de alfabetização
Adaptações curriculares
Mediação de aprendizagem
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão escolar
Deficiência intelectual
Processo de alfabetização
Adaptações curriculares
Mediação de aprendizagem
description Esta monografia tem por objetivo analisar o processo de alfabetização de crianças com deficiência intelectual, realizada a partir de observações em sala regular e sala de recursos. Mais especificamente para um aluno com deficiência intelectual com síndrome do x frágil, inserido em uma turma do ensino regular da rede Estadual de ensino, localizada na zona norte de São Paulo. Trata-se de um relato e análise de observação e metodologia de ensino da sala regular e sala de recurso, com embasamento teórico e processo de alfabetização. Em busca de uma prática inclusiva no processo de alfabetização da criança com deficiência intelectual. Concluímos que a mediação do professor em sala de aula é importante aspecto a ser considerado
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-12-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-05T19:41:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-05T19:41:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Alvarenga, Márcia Santos de. Alfabetização de crianças com deficiência intelectual. 2016. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35203
identifier_str_mv Alvarenga, Márcia Santos de. Alfabetização de crianças com deficiência intelectual. 2016. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35203
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35203/1/M%c3%81RCIA%20SANTOS%20DE%20ALVARENGA.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35203/2/M%c3%81RCIA%20SANTOS%20DE%20ALVARENGA.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35203/3/M%c3%81RCIA%20SANTOS%20DE%20ALVARENGA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 62f946ac772a4ceb7fd02fd3b36db934
29cacc061c129be8f6c733bde489c649
f80210c3eefa4e9489b0e0f7699fe79e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277776596828160