Consumismo x sustentabilidade manutenção ou mudança do paradigma de consumo?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33542 |
Resumo: | O presente estudo se propõe a investigar a necessidade de mudança do paradigma de consumo e o papel do mesmo na sociedade contemporânea, além de sua relação com questões sociais e ambientais. Pretende analisar como essa relação impacta a vida de todas pessoas e qual a influência do marketing, das grandes corporações e dos governos na difusão dessa cultura consumista que domina o cenário econômico e traça o objetivo da sociedade. Para tanto, é necessário ampliar o conhecimento sobre sustentabilidade e os desdobramentos do consumo na nossa cultura. Ainda, é preciso analisar as propostas de mudança apresentadas por pesquisadores de renome, além de organizações e instituições defensoras da causa da mudança. Considerando os objetivos apresentados acima, o trabalho faz um levantamento, por meio de pesquisa bibliográfica e documental, das causas e consequências do consumo na sociedade contemporânea e tenta responder o que as empresas começam a fazer para adaptarem suas estratégias de produção e venda para a mudança de valores rumo à sustentabilidade. A pesquisa mostra que, aos poucos, esse paradigma começa a mudar, a partir do surgimento de um grupo crescente de pessoas que questionam as metas impostas e trazem à tona as consequências da busca pelo crescimento econômico eterno. Essa corrente de pensamento apresenta muitas evidências de que a mudança não apenas pode trazer benefício, mas também é inevitável. Por fim, vale notar que se trata de uma pesquisa qualitativa, com base em dados históricos e também em previsões de especialistas calcadas nesses dados. Entretanto, ainda que a mudança já tenha tido início há algumas décadas, os efeitos e resultados só serão certos no futuro, que se torna tanto mais imprevisível quanto mais distante de nossa realidade está |
id |
PUC_SP-1_738fbbee5c0682d5963945f4d79b295e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/33542 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Zenone, Luiz ClaudioFigueira, Camila Branco2023-07-05T19:20:29Z2023-07-05T19:20:29Z2014-11-17Figueira, Camila Branco. Consumismo x sustentabilidade manutenção ou mudança do paradigma de consumo?. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em MBA em Marketing) - Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33542O presente estudo se propõe a investigar a necessidade de mudança do paradigma de consumo e o papel do mesmo na sociedade contemporânea, além de sua relação com questões sociais e ambientais. Pretende analisar como essa relação impacta a vida de todas pessoas e qual a influência do marketing, das grandes corporações e dos governos na difusão dessa cultura consumista que domina o cenário econômico e traça o objetivo da sociedade. Para tanto, é necessário ampliar o conhecimento sobre sustentabilidade e os desdobramentos do consumo na nossa cultura. Ainda, é preciso analisar as propostas de mudança apresentadas por pesquisadores de renome, além de organizações e instituições defensoras da causa da mudança. Considerando os objetivos apresentados acima, o trabalho faz um levantamento, por meio de pesquisa bibliográfica e documental, das causas e consequências do consumo na sociedade contemporânea e tenta responder o que as empresas começam a fazer para adaptarem suas estratégias de produção e venda para a mudança de valores rumo à sustentabilidade. A pesquisa mostra que, aos poucos, esse paradigma começa a mudar, a partir do surgimento de um grupo crescente de pessoas que questionam as metas impostas e trazem à tona as consequências da busca pelo crescimento econômico eterno. Essa corrente de pensamento apresenta muitas evidências de que a mudança não apenas pode trazer benefício, mas também é inevitável. Por fim, vale notar que se trata de uma pesquisa qualitativa, com base em dados históricos e também em previsões de especialistas calcadas nesses dados. Entretanto, ainda que a mudança já tenha tido início há algumas décadas, os efeitos e resultados só serão certos no futuro, que se torna tanto mais imprevisível quanto mais distante de nossa realidade estáporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em MBA em MarketingPUC-SPBrasilFaculdade de Economia, Administração, Contábeis e AtuariaisCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOConsumismoConsumoMarketingResponsabilidade social empresarialMudança de paradigmaConsumismo x sustentabilidade manutenção ou mudança do paradigma de consumo?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALCamila Branco Figueira.pdfapplication/pdf1601708https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33542/1/Camila%20Branco%20Figueira.pdfc34ba8fb34bc61b3badc6a024a08ff9aMD51TEXTCamila Branco Figueira.pdf.txtCamila Branco Figueira.pdf.txtExtracted texttext/plain116098https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33542/2/Camila%20Branco%20Figueira.pdf.txt658f5e4b85aef73bec363ed9a9dbd689MD52THUMBNAILCamila Branco Figueira.pdf.jpgCamila Branco Figueira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1185https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33542/3/Camila%20Branco%20Figueira.pdf.jpg717dd8fe9801c5d1ed5592b8593f2f43MD53handle/335422023-07-06 01:09:44.762oai:repositorio.pucsp.br:handle/33542Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-07-06T04:09:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Consumismo x sustentabilidade manutenção ou mudança do paradigma de consumo? |
title |
Consumismo x sustentabilidade manutenção ou mudança do paradigma de consumo? |
spellingShingle |
Consumismo x sustentabilidade manutenção ou mudança do paradigma de consumo? Figueira, Camila Branco CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO Consumismo Consumo Marketing Responsabilidade social empresarial Mudança de paradigma |
title_short |
Consumismo x sustentabilidade manutenção ou mudança do paradigma de consumo? |
title_full |
Consumismo x sustentabilidade manutenção ou mudança do paradigma de consumo? |
title_fullStr |
Consumismo x sustentabilidade manutenção ou mudança do paradigma de consumo? |
title_full_unstemmed |
Consumismo x sustentabilidade manutenção ou mudança do paradigma de consumo? |
title_sort |
Consumismo x sustentabilidade manutenção ou mudança do paradigma de consumo? |
author |
Figueira, Camila Branco |
author_facet |
Figueira, Camila Branco |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Zenone, Luiz Claudio |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Figueira, Camila Branco |
contributor_str_mv |
Zenone, Luiz Claudio |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO Consumismo Consumo Marketing Responsabilidade social empresarial Mudança de paradigma |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Consumismo Consumo Marketing Responsabilidade social empresarial Mudança de paradigma |
description |
O presente estudo se propõe a investigar a necessidade de mudança do paradigma de consumo e o papel do mesmo na sociedade contemporânea, além de sua relação com questões sociais e ambientais. Pretende analisar como essa relação impacta a vida de todas pessoas e qual a influência do marketing, das grandes corporações e dos governos na difusão dessa cultura consumista que domina o cenário econômico e traça o objetivo da sociedade. Para tanto, é necessário ampliar o conhecimento sobre sustentabilidade e os desdobramentos do consumo na nossa cultura. Ainda, é preciso analisar as propostas de mudança apresentadas por pesquisadores de renome, além de organizações e instituições defensoras da causa da mudança. Considerando os objetivos apresentados acima, o trabalho faz um levantamento, por meio de pesquisa bibliográfica e documental, das causas e consequências do consumo na sociedade contemporânea e tenta responder o que as empresas começam a fazer para adaptarem suas estratégias de produção e venda para a mudança de valores rumo à sustentabilidade. A pesquisa mostra que, aos poucos, esse paradigma começa a mudar, a partir do surgimento de um grupo crescente de pessoas que questionam as metas impostas e trazem à tona as consequências da busca pelo crescimento econômico eterno. Essa corrente de pensamento apresenta muitas evidências de que a mudança não apenas pode trazer benefício, mas também é inevitável. Por fim, vale notar que se trata de uma pesquisa qualitativa, com base em dados históricos e também em previsões de especialistas calcadas nesses dados. Entretanto, ainda que a mudança já tenha tido início há algumas décadas, os efeitos e resultados só serão certos no futuro, que se torna tanto mais imprevisível quanto mais distante de nossa realidade está |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-11-17 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-05T19:20:29Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-07-05T19:20:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Figueira, Camila Branco. Consumismo x sustentabilidade manutenção ou mudança do paradigma de consumo?. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em MBA em Marketing) - Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33542 |
identifier_str_mv |
Figueira, Camila Branco. Consumismo x sustentabilidade manutenção ou mudança do paradigma de consumo?. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em MBA em Marketing) - Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33542 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Especialização em MBA em Marketing |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33542/1/Camila%20Branco%20Figueira.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33542/2/Camila%20Branco%20Figueira.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33542/3/Camila%20Branco%20Figueira.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c34ba8fb34bc61b3badc6a024a08ff9a 658f5e4b85aef73bec363ed9a9dbd689 717dd8fe9801c5d1ed5592b8593f2f43 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277964956729344 |