Consumismo x sustentabilidade manutenção ou mudança do paradigma de consumo?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueira, Camila Branco
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33542
Resumo: O presente estudo se propõe a investigar a necessidade de mudança do paradigma de consumo e o papel do mesmo na sociedade contemporânea, além de sua relação com questões sociais e ambientais. Pretende analisar como essa relação impacta a vida de todas pessoas e qual a influência do marketing, das grandes corporações e dos governos na difusão dessa cultura consumista que domina o cenário econômico e traça o objetivo da sociedade. Para tanto, é necessário ampliar o conhecimento sobre sustentabilidade e os desdobramentos do consumo na nossa cultura. Ainda, é preciso analisar as propostas de mudança apresentadas por pesquisadores de renome, além de organizações e instituições defensoras da causa da mudança. Considerando os objetivos apresentados acima, o trabalho faz um levantamento, por meio de pesquisa bibliográfica e documental, das causas e consequências do consumo na sociedade contemporânea e tenta responder o que as empresas começam a fazer para adaptarem suas estratégias de produção e venda para a mudança de valores rumo à sustentabilidade. A pesquisa mostra que, aos poucos, esse paradigma começa a mudar, a partir do surgimento de um grupo crescente de pessoas que questionam as metas impostas e trazem à tona as consequências da busca pelo crescimento econômico eterno. Essa corrente de pensamento apresenta muitas evidências de que a mudança não apenas pode trazer benefício, mas também é inevitável. Por fim, vale notar que se trata de uma pesquisa qualitativa, com base em dados históricos e também em previsões de especialistas calcadas nesses dados. Entretanto, ainda que a mudança já tenha tido início há algumas décadas, os efeitos e resultados só serão certos no futuro, que se torna tanto mais imprevisível quanto mais distante de nossa realidade está
id PUC_SP-1_738fbbee5c0682d5963945f4d79b295e
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/33542
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Zenone, Luiz ClaudioFigueira, Camila Branco2023-07-05T19:20:29Z2023-07-05T19:20:29Z2014-11-17Figueira, Camila Branco. Consumismo x sustentabilidade manutenção ou mudança do paradigma de consumo?. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em MBA em Marketing) - Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33542O presente estudo se propõe a investigar a necessidade de mudança do paradigma de consumo e o papel do mesmo na sociedade contemporânea, além de sua relação com questões sociais e ambientais. Pretende analisar como essa relação impacta a vida de todas pessoas e qual a influência do marketing, das grandes corporações e dos governos na difusão dessa cultura consumista que domina o cenário econômico e traça o objetivo da sociedade. Para tanto, é necessário ampliar o conhecimento sobre sustentabilidade e os desdobramentos do consumo na nossa cultura. Ainda, é preciso analisar as propostas de mudança apresentadas por pesquisadores de renome, além de organizações e instituições defensoras da causa da mudança. Considerando os objetivos apresentados acima, o trabalho faz um levantamento, por meio de pesquisa bibliográfica e documental, das causas e consequências do consumo na sociedade contemporânea e tenta responder o que as empresas começam a fazer para adaptarem suas estratégias de produção e venda para a mudança de valores rumo à sustentabilidade. A pesquisa mostra que, aos poucos, esse paradigma começa a mudar, a partir do surgimento de um grupo crescente de pessoas que questionam as metas impostas e trazem à tona as consequências da busca pelo crescimento econômico eterno. Essa corrente de pensamento apresenta muitas evidências de que a mudança não apenas pode trazer benefício, mas também é inevitável. Por fim, vale notar que se trata de uma pesquisa qualitativa, com base em dados históricos e também em previsões de especialistas calcadas nesses dados. Entretanto, ainda que a mudança já tenha tido início há algumas décadas, os efeitos e resultados só serão certos no futuro, que se torna tanto mais imprevisível quanto mais distante de nossa realidade estáporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em MBA em MarketingPUC-SPBrasilFaculdade de Economia, Administração, Contábeis e AtuariaisCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOConsumismoConsumoMarketingResponsabilidade social empresarialMudança de paradigmaConsumismo x sustentabilidade manutenção ou mudança do paradigma de consumo?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALCamila Branco Figueira.pdfapplication/pdf1601708https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33542/1/Camila%20Branco%20Figueira.pdfc34ba8fb34bc61b3badc6a024a08ff9aMD51TEXTCamila Branco Figueira.pdf.txtCamila Branco Figueira.pdf.txtExtracted texttext/plain116098https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33542/2/Camila%20Branco%20Figueira.pdf.txt658f5e4b85aef73bec363ed9a9dbd689MD52THUMBNAILCamila Branco Figueira.pdf.jpgCamila Branco Figueira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1185https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33542/3/Camila%20Branco%20Figueira.pdf.jpg717dd8fe9801c5d1ed5592b8593f2f43MD53handle/335422023-07-06 01:09:44.762oai:repositorio.pucsp.br:handle/33542Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-07-06T04:09:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Consumismo x sustentabilidade manutenção ou mudança do paradigma de consumo?
title Consumismo x sustentabilidade manutenção ou mudança do paradigma de consumo?
spellingShingle Consumismo x sustentabilidade manutenção ou mudança do paradigma de consumo?
Figueira, Camila Branco
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Consumismo
Consumo
Marketing
Responsabilidade social empresarial
Mudança de paradigma
title_short Consumismo x sustentabilidade manutenção ou mudança do paradigma de consumo?
title_full Consumismo x sustentabilidade manutenção ou mudança do paradigma de consumo?
title_fullStr Consumismo x sustentabilidade manutenção ou mudança do paradigma de consumo?
title_full_unstemmed Consumismo x sustentabilidade manutenção ou mudança do paradigma de consumo?
title_sort Consumismo x sustentabilidade manutenção ou mudança do paradigma de consumo?
author Figueira, Camila Branco
author_facet Figueira, Camila Branco
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Zenone, Luiz Claudio
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueira, Camila Branco
contributor_str_mv Zenone, Luiz Claudio
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Consumismo
Consumo
Marketing
Responsabilidade social empresarial
Mudança de paradigma
dc.subject.por.fl_str_mv Consumismo
Consumo
Marketing
Responsabilidade social empresarial
Mudança de paradigma
description O presente estudo se propõe a investigar a necessidade de mudança do paradigma de consumo e o papel do mesmo na sociedade contemporânea, além de sua relação com questões sociais e ambientais. Pretende analisar como essa relação impacta a vida de todas pessoas e qual a influência do marketing, das grandes corporações e dos governos na difusão dessa cultura consumista que domina o cenário econômico e traça o objetivo da sociedade. Para tanto, é necessário ampliar o conhecimento sobre sustentabilidade e os desdobramentos do consumo na nossa cultura. Ainda, é preciso analisar as propostas de mudança apresentadas por pesquisadores de renome, além de organizações e instituições defensoras da causa da mudança. Considerando os objetivos apresentados acima, o trabalho faz um levantamento, por meio de pesquisa bibliográfica e documental, das causas e consequências do consumo na sociedade contemporânea e tenta responder o que as empresas começam a fazer para adaptarem suas estratégias de produção e venda para a mudança de valores rumo à sustentabilidade. A pesquisa mostra que, aos poucos, esse paradigma começa a mudar, a partir do surgimento de um grupo crescente de pessoas que questionam as metas impostas e trazem à tona as consequências da busca pelo crescimento econômico eterno. Essa corrente de pensamento apresenta muitas evidências de que a mudança não apenas pode trazer benefício, mas também é inevitável. Por fim, vale notar que se trata de uma pesquisa qualitativa, com base em dados históricos e também em previsões de especialistas calcadas nesses dados. Entretanto, ainda que a mudança já tenha tido início há algumas décadas, os efeitos e resultados só serão certos no futuro, que se torna tanto mais imprevisível quanto mais distante de nossa realidade está
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-11-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-05T19:20:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-05T19:20:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Figueira, Camila Branco. Consumismo x sustentabilidade manutenção ou mudança do paradigma de consumo?. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em MBA em Marketing) - Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33542
identifier_str_mv Figueira, Camila Branco. Consumismo x sustentabilidade manutenção ou mudança do paradigma de consumo?. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em MBA em Marketing) - Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33542
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em MBA em Marketing
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33542/1/Camila%20Branco%20Figueira.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33542/2/Camila%20Branco%20Figueira.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33542/3/Camila%20Branco%20Figueira.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c34ba8fb34bc61b3badc6a024a08ff9a
658f5e4b85aef73bec363ed9a9dbd689
717dd8fe9801c5d1ed5592b8593f2f43
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277964956729344