Orientação profissional ou vocacional: reflexões para uma fundamentação do trabalho psicopedagógico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meira, Heloisa Codogno de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31212
Resumo: This study presents my research into the work of psychopedagogists vocational guidance of adolescents having as reference the theories of Carl Gustav Jung, Elvina Lessa, Jose Jorge Zacarias, Gardner about multiple intelligences and Marina Miller. In the first part of the work, I describe the historical process of the subject in Brazil. To elucidate the question, I present the concepts of vocational and professional guidance. In the sequence, I cut a teenage phase experienced by humans and their specifications as self-concept highlighting important concepts to completion. In the second part, I do a literature research on the theory of Carl Gustav Jung with reference to the concepts involved in its theory and psychological functions and dynamic personality. I conclude that career guidance becomes the more appropriate term because it encompasses principles which coincide with the educational psychology that are feasible to improve the quality of life and the enhancing of dignified existence of current and future generations with the understanding that the profession and citizenship go together and are constructed in relations
id PUC_SP-1_742c8ce70fb2ccd4cb395172234ba7c1
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/31212
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Baptista, Maria TeresaMeira, Heloisa Codogno de2023-02-28T22:38:56Z2023-02-28T22:38:56Z2011-09-19Meira, Heloisa Codogno de. Orientação profissional ou vocacional: reflexões para uma fundamentação do trabalho psicopedagógico. 2011. Monografia de Especialização (Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31212This study presents my research into the work of psychopedagogists vocational guidance of adolescents having as reference the theories of Carl Gustav Jung, Elvina Lessa, Jose Jorge Zacarias, Gardner about multiple intelligences and Marina Miller. In the first part of the work, I describe the historical process of the subject in Brazil. To elucidate the question, I present the concepts of vocational and professional guidance. In the sequence, I cut a teenage phase experienced by humans and their specifications as self-concept highlighting important concepts to completion. In the second part, I do a literature research on the theory of Carl Gustav Jung with reference to the concepts involved in its theory and psychological functions and dynamic personality. I conclude that career guidance becomes the more appropriate term because it encompasses principles which coincide with the educational psychology that are feasible to improve the quality of life and the enhancing of dignified existence of current and future generations with the understanding that the profession and citizenship go together and are constructed in relationsEste trabalho apresenta minha pesquisa sobre a atuação do psicopedagogo na orientação profissional de adolescentes tendo como referencial as teorias de Carl Gustav Jung, Elvina Lessa, José Jorge Zacarias, Gardner sobre as inteligências múltiplas e Marina Miller. Na primeira parte do trabalho, descrevo o processo histórico do tema no Brasil. Para elucidar a questão, apresento os conceitos de orientação vocacional e profissional. Na sequencia, faço um recorte da fase adolescência vivenciada pelo ser humano e suas especificações como autoconceito ressaltando conceitos importantes para conclusão. Na segunda parte, faço uma pesquisa bibliográfica sobre a teoria de Carl Gustav Jung fazendo referencia aos conceitos envolvidos em sua teoria como funções psíquicas e dinâmicas da personalidade. Concluo que orientação profissional torna-se o termo mais adequado, pois abrange princípios que coincidem com os da psicopedagogia que são: viabilizar a melhoria da qualidade de vida e com o favorecimento da existência digna das atuais e das futuras gerações com a compreensão de que o exercício da profissão e da cidadania caminham juntos e são construídos nas relações.porPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em PsicopedagogiaPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALOrientação profissionalAdolescentes e psicopedagogiaCareer guidanceAdolescent and educational psychologyOrientação profissional ou vocacional: reflexões para uma fundamentação do trabalho psicopedagógicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALHeloisa Codogno de Meira.pdfHeloisa Codogno de Meira.pdfapplication/pdf624575https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31212/1/Heloisa%20Codogno%20de%20Meira.pdf29735814494b969d4bb3636ca017ee02MD51TEXTHeloisa Codogno de Meira.pdf.txtHeloisa Codogno de Meira.pdf.txtExtracted texttext/plain48959https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31212/2/Heloisa%20Codogno%20de%20Meira.pdf.txtc7b3c0beaa02dee42c224d6592d96416MD52THUMBNAILHeloisa Codogno de Meira.pdf.jpgHeloisa Codogno de Meira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1258https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31212/3/Heloisa%20Codogno%20de%20Meira.pdf.jpg08c57f46512d9e0115f1bf086565a9efMD53handle/312122023-03-03 01:04:26.166oai:repositorio.pucsp.br:handle/31212Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-03-03T04:04:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Orientação profissional ou vocacional: reflexões para uma fundamentação do trabalho psicopedagógico
title Orientação profissional ou vocacional: reflexões para uma fundamentação do trabalho psicopedagógico
spellingShingle Orientação profissional ou vocacional: reflexões para uma fundamentação do trabalho psicopedagógico
Meira, Heloisa Codogno de
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Orientação profissional
Adolescentes e psicopedagogia
Career guidance
Adolescent and educational psychology
title_short Orientação profissional ou vocacional: reflexões para uma fundamentação do trabalho psicopedagógico
title_full Orientação profissional ou vocacional: reflexões para uma fundamentação do trabalho psicopedagógico
title_fullStr Orientação profissional ou vocacional: reflexões para uma fundamentação do trabalho psicopedagógico
title_full_unstemmed Orientação profissional ou vocacional: reflexões para uma fundamentação do trabalho psicopedagógico
title_sort Orientação profissional ou vocacional: reflexões para uma fundamentação do trabalho psicopedagógico
author Meira, Heloisa Codogno de
author_facet Meira, Heloisa Codogno de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Baptista, Maria Teresa
dc.contributor.author.fl_str_mv Meira, Heloisa Codogno de
contributor_str_mv Baptista, Maria Teresa
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Orientação profissional
Adolescentes e psicopedagogia
Career guidance
Adolescent and educational psychology
dc.subject.por.fl_str_mv Orientação profissional
Adolescentes e psicopedagogia
dc.subject.eng.fl_str_mv Career guidance
Adolescent and educational psychology
description This study presents my research into the work of psychopedagogists vocational guidance of adolescents having as reference the theories of Carl Gustav Jung, Elvina Lessa, Jose Jorge Zacarias, Gardner about multiple intelligences and Marina Miller. In the first part of the work, I describe the historical process of the subject in Brazil. To elucidate the question, I present the concepts of vocational and professional guidance. In the sequence, I cut a teenage phase experienced by humans and their specifications as self-concept highlighting important concepts to completion. In the second part, I do a literature research on the theory of Carl Gustav Jung with reference to the concepts involved in its theory and psychological functions and dynamic personality. I conclude that career guidance becomes the more appropriate term because it encompasses principles which coincide with the educational psychology that are feasible to improve the quality of life and the enhancing of dignified existence of current and future generations with the understanding that the profession and citizenship go together and are constructed in relations
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-09-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-02-28T22:38:56Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-02-28T22:38:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Meira, Heloisa Codogno de. Orientação profissional ou vocacional: reflexões para uma fundamentação do trabalho psicopedagógico. 2011. Monografia de Especialização (Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31212
identifier_str_mv Meira, Heloisa Codogno de. Orientação profissional ou vocacional: reflexões para uma fundamentação do trabalho psicopedagógico. 2011. Monografia de Especialização (Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31212
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Psicopedagogia
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31212/1/Heloisa%20Codogno%20de%20Meira.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31212/2/Heloisa%20Codogno%20de%20Meira.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31212/3/Heloisa%20Codogno%20de%20Meira.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 29735814494b969d4bb3636ca017ee02
c7b3c0beaa02dee42c224d6592d96416
08c57f46512d9e0115f1bf086565a9ef
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277806030356480