Clínica ampliada e transdisciplinaridade: desafios e propostas para o diálogo interprofissional nas equipes da rede de atenção psicossocial no contexto da reforma psiquiátrica brasileira
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27712 |
Resumo: | O presente trabalho analisa, a partir da observação da prática de equipes multidisciplinares dos serviços da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), parte integrante do Sistema Único de Saúde brasileiro (SUS), possíveis caminhos para instrumentalizar as equipes para a complexidade do trabalho em Saúde Mental no contexto atual de desmonte das políticas públicas em Saúde, a partir da lógica da Clínica Ampliada (CA). Assim, partindo do contexto da Reforma Psiquiátrica Brasileira, da implementação da rede substitutiva aos hospitais psiquiátricos, dos desafios impostos pela difícil tarefa de um cuidado integral em liberdade do Sujeito contemporâneo e de uma crise no campo da Saúde Mental – principalmente pelo desmonte das políticas públicas e pela complexidade do campo – foi feita uma análise da cartilha “Clínica Ampliada, Equipe de Referência e Projeto Terapêutico Singular”, constituinte da Política Nacional de Humanização (PNH), buscando verificar a importância da interprofissionalidade na RAPS e explorar o conceito de Clínica Ampliada e da importância da Transdisciplinaridade para a lidar com a complexidade do trabalho em Saúde Mental. Para pensar estes assuntos, buscou-se compreender os Projetos Terapêuticos Singulares (PTS) e o trabalho no território pensando a Estratégia de Saúde da Família (ESF) e o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) como importantes dispositivos para a complexa tarefa de oferecer um cuidado integral ao Sujeito contemporâneo. Concluiu-se que a Transdisciplinaridade parece uma configuração interessante para a radicalização da Clínica Ampliada e observou-se, para a implementação deste tipo de trabalho nas equipes, a necessidade de se pensar a educação continuada e a Educação Interprofissional (EIP) para os profissionais da RAPS, como forma de promover o diálogo entre campos de conhecimento distintos |
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O presente trabalho analisa, a partir da observação da prática de equipes multidisciplinares dos serviços da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), parte integrante do Sistema Único de Saúde brasileiro (SUS), possíveis caminhos para instrumentalizar as equipes para a complexidade do trabalho em Saúde Mental no contexto atual de desmonte das políticas públicas em Saúde, a partir da lógica da Clínica Ampliada (CA). Assim, partindo do contexto da Reforma Psiquiátrica Brasileira, da implementação da rede substitutiva aos hospitais psiquiátricos, dos desafios impostos pela difícil tarefa de um cuidado integral em liberdade do Sujeito contemporâneo e de uma crise no campo da Saúde Mental – principalmente pelo desmonte das políticas públicas e pela complexidade do campo – foi feita uma análise da cartilha “Clínica Ampliada, Equipe de Referência e Projeto Terapêutico Singular”, constituinte da Política Nacional de Humanização (PNH), buscando verificar a importância da interprofissionalidade na RAPS e explorar o conceito de Clínica Ampliada e da importância da Transdisciplinaridade para a lidar com a complexidade do trabalho em Saúde Mental. Para pensar estes assuntos, buscou-se compreender os Projetos Terapêuticos Singulares (PTS) e o trabalho no território pensando a Estratégia de Saúde da Família (ESF) e o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) como importantes dispositivos para a complexa tarefa de oferecer um cuidado integral ao Sujeito contemporâneo. Concluiu-se que a Transdisciplinaridade parece uma configuração interessante para a radicalização da Clínica Ampliada e observou-se, para a implementação deste tipo de trabalho nas equipes, a necessidade de se pensar a educação continuada e a Educação Interprofissional (EIP) para os profissionais da RAPS, como forma de promover o diálogo entre campos de conhecimento distintos |
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