Mapas conceituais: um caminho para a aprendizagem significativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Sandra Aparecida da
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10137
Resumo: The aim of this work is to point out the contributions of conceptual maps and the Information and Communication Technologies (ICTs) as strategies in the construction of a significant learning. The intention is to head for the writing development of our students so that we can get contributions to the use of the Information and Communication Technologies in the school environment. As a theoretical fundamentation in the search for the comprehension of the subject, some writers as Jonassen, Moreira, Ontoria and Okada, give us subsidies so much that we can understand the concepts of conceptual maps, technology and significant learning. The research teacher and the fifth-grade students in tutorial situation of a public and elementary school participated in the research. We use the qualitative methodology in our work. At the end of this research, we have made it clear that to develop the concept of mapping, it is necessary to select, link, integrate, reorganize and open concepts so that the construction of the knowledge goes through the interaction, organization and share. The concept of construction is intrinsically linked to the concept of sharing. From this confirmation derives the proposal of the ampliation of this knowledge net to all the school scope from the ICTs that were important elements in the construction of the practice and researches route
id PUC_SP-1_770fc3fa39eb032d5784287ed5da65a4
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/10137
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Almeida, Fernando José deCosta, Sandra Aparecida da2016-04-27T14:32:30Z2009-06-222009-05-26Costa, Sandra Aparecida da. Mapas conceituais: um caminho para a aprendizagem significativa. 2009. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10137The aim of this work is to point out the contributions of conceptual maps and the Information and Communication Technologies (ICTs) as strategies in the construction of a significant learning. The intention is to head for the writing development of our students so that we can get contributions to the use of the Information and Communication Technologies in the school environment. As a theoretical fundamentation in the search for the comprehension of the subject, some writers as Jonassen, Moreira, Ontoria and Okada, give us subsidies so much that we can understand the concepts of conceptual maps, technology and significant learning. The research teacher and the fifth-grade students in tutorial situation of a public and elementary school participated in the research. We use the qualitative methodology in our work. At the end of this research, we have made it clear that to develop the concept of mapping, it is necessary to select, link, integrate, reorganize and open concepts so that the construction of the knowledge goes through the interaction, organization and share. The concept of construction is intrinsically linked to the concept of sharing. From this confirmation derives the proposal of the ampliation of this knowledge net to all the school scope from the ICTs that were important elements in the construction of the practice and researches routeO objetivo desta pesquisa é destacar as contribuições dos mapas conceituais e das Tecnologias da Comunicação e Informação (TIC) como estratégias na construção de uma aprendizagem significativa. A intenção é procurar encaminhamentos para o desenvolvimento da escrita de nossos alunos numa visão de rede de modo a buscar contribuições para o uso das Tecnologias de Comunicação e Informação no ambiente escolar. Como fundamentação teórica na busca da compreensão do tema alguns autores, como Jonassen, Moreira, Ontoria e Okada, forneceram subsídios de modo a compreender os conceitos de mapas conceituais, tecnologia e aprendizagem significativa. Participaram da pesquisa a professora pesquisadora e alunos do 5º ano do ensino fundamental em situação de recuperação, em uma escola pública de ensino fundamental. Empregamos a metodologia qualitativa nesse trabalho. No final desta pesquisa ficou claro que, para desenvolver o conceito de mapeamento, é necessário selecionar, relacionar, conectar, integrar, reorganizar e abrir conceitos, ou seja, que a construção do conhecimento passa pela interatividade, organização e partilha. O conceito de construir está intrinsecamente ligado ao conceito de partilhar. A partir dessa constatação nasce a proposta de ampliação dessa rede de conhecimento por todo âmbito escolar por meio das TIC que foram elementos importantes na construção do percurso de práticas e pesquisasapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/22201/Sandra%20Aparecida%20da%20Costa.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: CurrículoPUC-SPBREducaçãoAprendizagem significativaMapas conceituaisTecnologias da Comunicação e Informação (TIC)Ferramenta cognitivaAprendizagemMapas cognitivos (Psicologia)Tecnologia da informacaoSignificant learningConceptual mapsInformation and Communication Technologies (ICTs)Cognitive toolCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOMapas conceituais: um caminho para a aprendizagem significativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTSandra Aparecida da Costa.pdf.txtSandra Aparecida da Costa.pdf.txtExtracted texttext/plain153198https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10137/3/Sandra%20Aparecida%20da%20Costa.pdf.txt28d16568e1b0453aaa72b3772a42dba1MD53ORIGINALSandra Aparecida da Costa.pdfapplication/pdf2060189https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10137/1/Sandra%20Aparecida%20da%20Costa.pdfa1bce2d71b51ae3a14014c22ba96e2e0MD51THUMBNAILSandra Aparecida da Costa.pdf.jpgSandra Aparecida da Costa.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10137/2/Sandra%20Aparecida%20da%20Costa.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/101372022-04-28 03:08:38.951oai:repositorio.pucsp.br:handle/10137Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T06:08:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Mapas conceituais: um caminho para a aprendizagem significativa
title Mapas conceituais: um caminho para a aprendizagem significativa
spellingShingle Mapas conceituais: um caminho para a aprendizagem significativa
Costa, Sandra Aparecida da
Aprendizagem significativa
Mapas conceituais
Tecnologias da Comunicação e Informação (TIC)
Ferramenta cognitiva
Aprendizagem
Mapas cognitivos (Psicologia)
Tecnologia da informacao
Significant learning
Conceptual maps
Information and Communication Technologies (ICTs)
Cognitive tool
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Mapas conceituais: um caminho para a aprendizagem significativa
title_full Mapas conceituais: um caminho para a aprendizagem significativa
title_fullStr Mapas conceituais: um caminho para a aprendizagem significativa
title_full_unstemmed Mapas conceituais: um caminho para a aprendizagem significativa
title_sort Mapas conceituais: um caminho para a aprendizagem significativa
author Costa, Sandra Aparecida da
author_facet Costa, Sandra Aparecida da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Almeida, Fernando José de
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Sandra Aparecida da
contributor_str_mv Almeida, Fernando José de
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem significativa
Mapas conceituais
Tecnologias da Comunicação e Informação (TIC)
Ferramenta cognitiva
Aprendizagem
Mapas cognitivos (Psicologia)
Tecnologia da informacao
topic Aprendizagem significativa
Mapas conceituais
Tecnologias da Comunicação e Informação (TIC)
Ferramenta cognitiva
Aprendizagem
Mapas cognitivos (Psicologia)
Tecnologia da informacao
Significant learning
Conceptual maps
Information and Communication Technologies (ICTs)
Cognitive tool
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Significant learning
Conceptual maps
Information and Communication Technologies (ICTs)
Cognitive tool
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description The aim of this work is to point out the contributions of conceptual maps and the Information and Communication Technologies (ICTs) as strategies in the construction of a significant learning. The intention is to head for the writing development of our students so that we can get contributions to the use of the Information and Communication Technologies in the school environment. As a theoretical fundamentation in the search for the comprehension of the subject, some writers as Jonassen, Moreira, Ontoria and Okada, give us subsidies so much that we can understand the concepts of conceptual maps, technology and significant learning. The research teacher and the fifth-grade students in tutorial situation of a public and elementary school participated in the research. We use the qualitative methodology in our work. At the end of this research, we have made it clear that to develop the concept of mapping, it is necessary to select, link, integrate, reorganize and open concepts so that the construction of the knowledge goes through the interaction, organization and share. The concept of construction is intrinsically linked to the concept of sharing. From this confirmation derives the proposal of the ampliation of this knowledge net to all the school scope from the ICTs that were important elements in the construction of the practice and researches route
publishDate 2009
dc.date.available.fl_str_mv 2009-06-22
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-05-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T14:32:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Costa, Sandra Aparecida da. Mapas conceituais: um caminho para a aprendizagem significativa. 2009. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10137
identifier_str_mv Costa, Sandra Aparecida da. Mapas conceituais: um caminho para a aprendizagem significativa. 2009. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10137
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10137/3/Sandra%20Aparecida%20da%20Costa.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10137/1/Sandra%20Aparecida%20da%20Costa.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10137/2/Sandra%20Aparecida%20da%20Costa.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 28d16568e1b0453aaa72b3772a42dba1
a1bce2d71b51ae3a14014c22ba96e2e0
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1799796155447508992