A participação de respostas de autodiscriminação em classes de estímulos equivalentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queiroz, Anna Beatriz Müller
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16797
Resumo: The purpose of this study was: (1) to establish the control of two (typing) responses as SD or conditional stimuli over a second response of choice between stimuli in a MTS task, (2) to verify if the typing responses became members of equivalent stimulus classes, and (3) if other stimuli of the equivalent classes would have discriminative functions similar to these responses . Seven adults participated in the study. On Phase 1 subjects were trained in a MTS task (stimuli relations AB and BC), then tested for the emergence of two stimulus equivalence classes (1 and 2) with three arbitrary stimulus in each one. On Phase 2 typing RFV or UJM on a computer became the stimuli controlling the choice of stimuli B1 or B2. On Phase 3 it was tested if (a) the typing responses became members of the equivalence classes established on Phase 1 and (b) if stimuli (C1 and C2) which had not been present on Phase 2 - acquired discriminative functions similar to the typing responses. Results showed that: equivalence classes were established for all participants on Phase 1; the typing responses assumed discriminative/ conditional functions, controlling the choice between two arbitrary stimuli on Phase 2; the typing responses became members of the equivalence classes; and members of the equivalence classes not present on Phase 2 assumed discriminative functions. Discussion highlights these findings and the consistency of the results
id PUC_SP-1_7a4681bb1f96af916bebe6d08d55e1ca
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/16797
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Andery, Maria Amáliahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4569951D8Queiroz, Anna Beatriz Müller2016-04-29T13:18:03Z2015-05-152007-05-18Queiroz, Anna Beatriz Müller. A participação de respostas de autodiscriminação em classes de estímulos equivalentes. 2007. 72 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16797The purpose of this study was: (1) to establish the control of two (typing) responses as SD or conditional stimuli over a second response of choice between stimuli in a MTS task, (2) to verify if the typing responses became members of equivalent stimulus classes, and (3) if other stimuli of the equivalent classes would have discriminative functions similar to these responses . Seven adults participated in the study. On Phase 1 subjects were trained in a MTS task (stimuli relations AB and BC), then tested for the emergence of two stimulus equivalence classes (1 and 2) with three arbitrary stimulus in each one. On Phase 2 typing RFV or UJM on a computer became the stimuli controlling the choice of stimuli B1 or B2. On Phase 3 it was tested if (a) the typing responses became members of the equivalence classes established on Phase 1 and (b) if stimuli (C1 and C2) which had not been present on Phase 2 - acquired discriminative functions similar to the typing responses. Results showed that: equivalence classes were established for all participants on Phase 1; the typing responses assumed discriminative/ conditional functions, controlling the choice between two arbitrary stimuli on Phase 2; the typing responses became members of the equivalence classes; and members of the equivalence classes not present on Phase 2 assumed discriminative functions. Discussion highlights these findings and the consistency of the resultsO objetivo desta pesquisa foi colocar respostas (de escolha entre estímulos em uma tarefa de MTS) sob controle de outras respostas (de digitação) como estímulos discriminativos ou condicionais e, então, verificar se as respostas de digitação se tornariam membros de classes de estímulos e, ainda, se a função discriminativa destas respostas seria assumida por outros estímulos membros das classes de estímulos equivalentes, sem treino direto. Participaram de todas as três fases experimentais sete adultos. Na Fase 1 os participantes foram submetidos a um treino de MTS entre estímulos arbitrários (relações AB e BC) no computador e testados para formação de duas classes de estímulos equivalentes (classes 1 e 2) com três estímulos arbitrários em cada uma (A, B, C). Na Fase 2 havia duas tarefas no computador. O objetivo desta Fase foi estabelecer autodiscriminação na qual o participante digitava RFV ou UJM na primeira tarefa e escolhia o estímulo B1 ou B2 na segunda tarefa, condicionalmente a cada uma das respostas possíveis na tarefa 1. Na Fase 3 foi testado se as respostas de digitação participariam das classes de estímulos equivalentes treinadas na Fase 1 e se outros estímulos (C1 e C2) da classe de equivalência demonstrariam as funções discriminativas dos estímulos/respostas de digitação. Destaca-se nos resultados que na Fase 1 todos os participantes formaram classes de estímulos equivalentes, na Fase 2 estabeleceu-se autodiscriminação para todos os participantes. Na Fase 3 averiguou-se que as respostas de digitar passaram a fazer parte das classes de estímulos equivalentes de que participavam os estímulos B1 e B2 e que estímulos das classes de equivalência que não participaram do treino de autodiscriminação (C1 e C2) assumiram função discriminativa como B1 e B2. Na discussão dos resultados ressalta-se a pouca variabilidade nos desempenhos dos participantes, o sucesso no treino de autodiscriminação e nos testes posterioresCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/35505/Anna.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do ComportamentoPUC-SPBRPsicologiaAutodiscriminaçãoTransferência de função de estímuloEquivalência de estímulosDiscriminação condicionalAvaliacao de comportamentoEstimulacao sensorialPsicologia experimentalSelf-discriminationTransfer of stimulus functionEquivalence classesConditional discriminationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTALA participação de respostas de autodiscriminação em classes de estímulos equivalentesSelf-discriminated responses as members of equivalence stimulus classesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTAnna.pdf.txtAnna.pdf.txtExtracted texttext/plain142465https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16797/3/Anna.pdf.txt414e890b19dcfe7a54088fca3fe85067MD53ORIGINALAnna.pdfapplication/pdf760748https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16797/1/Anna.pdfb044a10b965a0e34c78dd6437370adacMD51THUMBNAILAnna.pdf.jpgAnna.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2043https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16797/2/Anna.pdf.jpg6e4355a483eafda3f72cc386465c9b50MD52handle/167972022-04-27 17:33:10.648oai:repositorio.pucsp.br:handle/16797Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T20:33:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv A participação de respostas de autodiscriminação em classes de estímulos equivalentes
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Self-discriminated responses as members of equivalence stimulus classes
title A participação de respostas de autodiscriminação em classes de estímulos equivalentes
spellingShingle A participação de respostas de autodiscriminação em classes de estímulos equivalentes
Queiroz, Anna Beatriz Müller
Autodiscriminação
Transferência de função de estímulo
Equivalência de estímulos
Discriminação condicional
Avaliacao de comportamento
Estimulacao sensorial
Psicologia experimental
Self-discrimination
Transfer of stimulus function
Equivalence classes
Conditional discrimination
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
title_short A participação de respostas de autodiscriminação em classes de estímulos equivalentes
title_full A participação de respostas de autodiscriminação em classes de estímulos equivalentes
title_fullStr A participação de respostas de autodiscriminação em classes de estímulos equivalentes
title_full_unstemmed A participação de respostas de autodiscriminação em classes de estímulos equivalentes
title_sort A participação de respostas de autodiscriminação em classes de estímulos equivalentes
author Queiroz, Anna Beatriz Müller
author_facet Queiroz, Anna Beatriz Müller
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Andery, Maria Amália
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4569951D8
dc.contributor.author.fl_str_mv Queiroz, Anna Beatriz Müller
contributor_str_mv Andery, Maria Amália
dc.subject.por.fl_str_mv Autodiscriminação
Transferência de função de estímulo
Equivalência de estímulos
Discriminação condicional
Avaliacao de comportamento
Estimulacao sensorial
Psicologia experimental
topic Autodiscriminação
Transferência de função de estímulo
Equivalência de estímulos
Discriminação condicional
Avaliacao de comportamento
Estimulacao sensorial
Psicologia experimental
Self-discrimination
Transfer of stimulus function
Equivalence classes
Conditional discrimination
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
dc.subject.eng.fl_str_mv Self-discrimination
Transfer of stimulus function
Equivalence classes
Conditional discrimination
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
description The purpose of this study was: (1) to establish the control of two (typing) responses as SD or conditional stimuli over a second response of choice between stimuli in a MTS task, (2) to verify if the typing responses became members of equivalent stimulus classes, and (3) if other stimuli of the equivalent classes would have discriminative functions similar to these responses . Seven adults participated in the study. On Phase 1 subjects were trained in a MTS task (stimuli relations AB and BC), then tested for the emergence of two stimulus equivalence classes (1 and 2) with three arbitrary stimulus in each one. On Phase 2 typing RFV or UJM on a computer became the stimuli controlling the choice of stimuli B1 or B2. On Phase 3 it was tested if (a) the typing responses became members of the equivalence classes established on Phase 1 and (b) if stimuli (C1 and C2) which had not been present on Phase 2 - acquired discriminative functions similar to the typing responses. Results showed that: equivalence classes were established for all participants on Phase 1; the typing responses assumed discriminative/ conditional functions, controlling the choice between two arbitrary stimuli on Phase 2; the typing responses became members of the equivalence classes; and members of the equivalence classes not present on Phase 2 assumed discriminative functions. Discussion highlights these findings and the consistency of the results
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-05-18
dc.date.available.fl_str_mv 2015-05-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-29T13:18:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Queiroz, Anna Beatriz Müller. A participação de respostas de autodiscriminação em classes de estímulos equivalentes. 2007. 72 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16797
identifier_str_mv Queiroz, Anna Beatriz Müller. A participação de respostas de autodiscriminação em classes de estímulos equivalentes. 2007. 72 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16797
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16797/3/Anna.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16797/1/Anna.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16797/2/Anna.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 414e890b19dcfe7a54088fca3fe85067
b044a10b965a0e34c78dd6437370adac
6e4355a483eafda3f72cc386465c9b50
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1799796241376215040