Heterogeneidade em uma turma de EJA: questões sobre o ensino-aprendizagem de inglês

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Flávio Wilson de Oliveira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34223
Resumo: Este estudo tem como objetivo expor questões que têm a ver com o ensinoaprendizagem de Inglês em um grupo heterogêneo de estudantes matriculados no segmento de EJA, bem como com este pesquisador, ingressante nesta modalidade de ensino. Consiste na exposição de alguns aspectos legais para o ensino-aprendizagem de Inglês no segmento de EJA. Discorre a respeito das concepções e teorias de Ensino-Aprendizagem vigentes no processo de ensino-aprendizagem em geral. À luz dos teóricos e pesquisadores Michael Knowles, Paulo Freire, Edgar Dale, Lev Vigotsky, Stela Piconez, entre outros, caracteriza o aluno jovem ou adulto e como ele aprende. Delineia um perfil mais amplo do segmento de EJA ao trazer o público adolescente cuja faixa etária não permite seu enquadramento no Ensino Fundamental regular, para o ambiente de EJA, anteriormente considerado mais adulto. Expõe ainda como o ensino-aprendizagem é visto sob a perspectiva de Carl Rogers, essencialmente humanista, o qual sustenta a abordagem da Aprendizagem Centrada na Pessoa e as Atitudes facilitadoras que o professor pode adotar para um ensino eficaz. Por meio de um estudo de caso, esta pesquisa registra as relações, os anseios, as necessidades, dificuldades e progressos desse grupo de alunos no que se refere à aprendizagem de Inglês. Reúne, também, as reflexões do professor pesquisador sobre como lidar com a heterogeneidade presente no grupo estudado na tentativa de promover a aprendizagem significativa, sustentada pelo psicólogo Carl Rogers. Aponta ainda, a abordagem do ensino de Inglês voltado às práticas sociais, defendido por Liberalli e Paulo Freire como um dos meios de promover a aprendizagem significativa do estudante sob a visão humanista, sócio-histórica-cultural
id PUC_SP-1_7be9e6a3b0e83d27932c88776a2315cf
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/34223
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Pinto, Marcia MathiasPereira, Flávio Wilson de Oliveira2023-07-05T19:29:05Z2023-07-05T19:29:05Z2014-08-04Pereira, Flávio Wilson de Oliveira. Heterogeneidade em uma turma de EJA: questões sobre o ensino-aprendizagem de inglês. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34223Este estudo tem como objetivo expor questões que têm a ver com o ensinoaprendizagem de Inglês em um grupo heterogêneo de estudantes matriculados no segmento de EJA, bem como com este pesquisador, ingressante nesta modalidade de ensino. Consiste na exposição de alguns aspectos legais para o ensino-aprendizagem de Inglês no segmento de EJA. Discorre a respeito das concepções e teorias de Ensino-Aprendizagem vigentes no processo de ensino-aprendizagem em geral. À luz dos teóricos e pesquisadores Michael Knowles, Paulo Freire, Edgar Dale, Lev Vigotsky, Stela Piconez, entre outros, caracteriza o aluno jovem ou adulto e como ele aprende. Delineia um perfil mais amplo do segmento de EJA ao trazer o público adolescente cuja faixa etária não permite seu enquadramento no Ensino Fundamental regular, para o ambiente de EJA, anteriormente considerado mais adulto. Expõe ainda como o ensino-aprendizagem é visto sob a perspectiva de Carl Rogers, essencialmente humanista, o qual sustenta a abordagem da Aprendizagem Centrada na Pessoa e as Atitudes facilitadoras que o professor pode adotar para um ensino eficaz. Por meio de um estudo de caso, esta pesquisa registra as relações, os anseios, as necessidades, dificuldades e progressos desse grupo de alunos no que se refere à aprendizagem de Inglês. Reúne, também, as reflexões do professor pesquisador sobre como lidar com a heterogeneidade presente no grupo estudado na tentativa de promover a aprendizagem significativa, sustentada pelo psicólogo Carl Rogers. Aponta ainda, a abordagem do ensino de Inglês voltado às práticas sociais, defendido por Liberalli e Paulo Freire como um dos meios de promover a aprendizagem significativa do estudante sob a visão humanista, sócio-histórica-culturalporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na EscolaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASHeterogeneidade em uma turma de EJA: questões sobre o ensino-aprendizagem de inglêsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALFLÁVIO WILSON DE OLIVEIRA PEREIRA.pdfapplication/pdf2579677https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34223/1/FL%c3%81VIO%20WILSON%20DE%20OLIVEIRA%20PEREIRA.pdf1fe383d23830e1f3f785b5f2b64ef08dMD51TEXTFLÁVIO WILSON DE OLIVEIRA PEREIRA.pdf.txtFLÁVIO WILSON DE OLIVEIRA PEREIRA.pdf.txtExtracted texttext/plain143342https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34223/2/FL%c3%81VIO%20WILSON%20DE%20OLIVEIRA%20PEREIRA.pdf.txt1ed8189bc1be83d5867e10dec6f73a47MD52THUMBNAILFLÁVIO WILSON DE OLIVEIRA PEREIRA.pdf.jpgFLÁVIO WILSON DE OLIVEIRA PEREIRA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1342https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34223/3/FL%c3%81VIO%20WILSON%20DE%20OLIVEIRA%20PEREIRA.pdf.jpg2b477aa55e482ceee1530830ea65c957MD53handle/342232023-07-06 01:17:47.976oai:repositorio.pucsp.br:handle/34223Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-07-06T04:17:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Heterogeneidade em uma turma de EJA: questões sobre o ensino-aprendizagem de inglês
title Heterogeneidade em uma turma de EJA: questões sobre o ensino-aprendizagem de inglês
spellingShingle Heterogeneidade em uma turma de EJA: questões sobre o ensino-aprendizagem de inglês
Pereira, Flávio Wilson de Oliveira
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
title_short Heterogeneidade em uma turma de EJA: questões sobre o ensino-aprendizagem de inglês
title_full Heterogeneidade em uma turma de EJA: questões sobre o ensino-aprendizagem de inglês
title_fullStr Heterogeneidade em uma turma de EJA: questões sobre o ensino-aprendizagem de inglês
title_full_unstemmed Heterogeneidade em uma turma de EJA: questões sobre o ensino-aprendizagem de inglês
title_sort Heterogeneidade em uma turma de EJA: questões sobre o ensino-aprendizagem de inglês
author Pereira, Flávio Wilson de Oliveira
author_facet Pereira, Flávio Wilson de Oliveira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pinto, Marcia Mathias
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Flávio Wilson de Oliveira
contributor_str_mv Pinto, Marcia Mathias
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
description Este estudo tem como objetivo expor questões que têm a ver com o ensinoaprendizagem de Inglês em um grupo heterogêneo de estudantes matriculados no segmento de EJA, bem como com este pesquisador, ingressante nesta modalidade de ensino. Consiste na exposição de alguns aspectos legais para o ensino-aprendizagem de Inglês no segmento de EJA. Discorre a respeito das concepções e teorias de Ensino-Aprendizagem vigentes no processo de ensino-aprendizagem em geral. À luz dos teóricos e pesquisadores Michael Knowles, Paulo Freire, Edgar Dale, Lev Vigotsky, Stela Piconez, entre outros, caracteriza o aluno jovem ou adulto e como ele aprende. Delineia um perfil mais amplo do segmento de EJA ao trazer o público adolescente cuja faixa etária não permite seu enquadramento no Ensino Fundamental regular, para o ambiente de EJA, anteriormente considerado mais adulto. Expõe ainda como o ensino-aprendizagem é visto sob a perspectiva de Carl Rogers, essencialmente humanista, o qual sustenta a abordagem da Aprendizagem Centrada na Pessoa e as Atitudes facilitadoras que o professor pode adotar para um ensino eficaz. Por meio de um estudo de caso, esta pesquisa registra as relações, os anseios, as necessidades, dificuldades e progressos desse grupo de alunos no que se refere à aprendizagem de Inglês. Reúne, também, as reflexões do professor pesquisador sobre como lidar com a heterogeneidade presente no grupo estudado na tentativa de promover a aprendizagem significativa, sustentada pelo psicólogo Carl Rogers. Aponta ainda, a abordagem do ensino de Inglês voltado às práticas sociais, defendido por Liberalli e Paulo Freire como um dos meios de promover a aprendizagem significativa do estudante sob a visão humanista, sócio-histórica-cultural
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-08-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-05T19:29:05Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-05T19:29:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Pereira, Flávio Wilson de Oliveira. Heterogeneidade em uma turma de EJA: questões sobre o ensino-aprendizagem de inglês. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34223
identifier_str_mv Pereira, Flávio Wilson de Oliveira. Heterogeneidade em uma turma de EJA: questões sobre o ensino-aprendizagem de inglês. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34223
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34223/1/FL%c3%81VIO%20WILSON%20DE%20OLIVEIRA%20PEREIRA.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34223/2/FL%c3%81VIO%20WILSON%20DE%20OLIVEIRA%20PEREIRA.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34223/3/FL%c3%81VIO%20WILSON%20DE%20OLIVEIRA%20PEREIRA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1fe383d23830e1f3f785b5f2b64ef08d
1ed8189bc1be83d5867e10dec6f73a47
2b477aa55e482ceee1530830ea65c957
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1799796123414560768