Heterogeneidade em uma turma de EJA: questões sobre o ensino-aprendizagem de inglês
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34223 |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo expor questões que têm a ver com o ensinoaprendizagem de Inglês em um grupo heterogêneo de estudantes matriculados no segmento de EJA, bem como com este pesquisador, ingressante nesta modalidade de ensino. Consiste na exposição de alguns aspectos legais para o ensino-aprendizagem de Inglês no segmento de EJA. Discorre a respeito das concepções e teorias de Ensino-Aprendizagem vigentes no processo de ensino-aprendizagem em geral. À luz dos teóricos e pesquisadores Michael Knowles, Paulo Freire, Edgar Dale, Lev Vigotsky, Stela Piconez, entre outros, caracteriza o aluno jovem ou adulto e como ele aprende. Delineia um perfil mais amplo do segmento de EJA ao trazer o público adolescente cuja faixa etária não permite seu enquadramento no Ensino Fundamental regular, para o ambiente de EJA, anteriormente considerado mais adulto. Expõe ainda como o ensino-aprendizagem é visto sob a perspectiva de Carl Rogers, essencialmente humanista, o qual sustenta a abordagem da Aprendizagem Centrada na Pessoa e as Atitudes facilitadoras que o professor pode adotar para um ensino eficaz. Por meio de um estudo de caso, esta pesquisa registra as relações, os anseios, as necessidades, dificuldades e progressos desse grupo de alunos no que se refere à aprendizagem de Inglês. Reúne, também, as reflexões do professor pesquisador sobre como lidar com a heterogeneidade presente no grupo estudado na tentativa de promover a aprendizagem significativa, sustentada pelo psicólogo Carl Rogers. Aponta ainda, a abordagem do ensino de Inglês voltado às práticas sociais, defendido por Liberalli e Paulo Freire como um dos meios de promover a aprendizagem significativa do estudante sob a visão humanista, sócio-histórica-cultural |
id |
PUC_SP-1_7be9e6a3b0e83d27932c88776a2315cf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/34223 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Pinto, Marcia MathiasPereira, Flávio Wilson de Oliveira2023-07-05T19:29:05Z2023-07-05T19:29:05Z2014-08-04Pereira, Flávio Wilson de Oliveira. Heterogeneidade em uma turma de EJA: questões sobre o ensino-aprendizagem de inglês. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34223Este estudo tem como objetivo expor questões que têm a ver com o ensinoaprendizagem de Inglês em um grupo heterogêneo de estudantes matriculados no segmento de EJA, bem como com este pesquisador, ingressante nesta modalidade de ensino. Consiste na exposição de alguns aspectos legais para o ensino-aprendizagem de Inglês no segmento de EJA. Discorre a respeito das concepções e teorias de Ensino-Aprendizagem vigentes no processo de ensino-aprendizagem em geral. À luz dos teóricos e pesquisadores Michael Knowles, Paulo Freire, Edgar Dale, Lev Vigotsky, Stela Piconez, entre outros, caracteriza o aluno jovem ou adulto e como ele aprende. Delineia um perfil mais amplo do segmento de EJA ao trazer o público adolescente cuja faixa etária não permite seu enquadramento no Ensino Fundamental regular, para o ambiente de EJA, anteriormente considerado mais adulto. Expõe ainda como o ensino-aprendizagem é visto sob a perspectiva de Carl Rogers, essencialmente humanista, o qual sustenta a abordagem da Aprendizagem Centrada na Pessoa e as Atitudes facilitadoras que o professor pode adotar para um ensino eficaz. Por meio de um estudo de caso, esta pesquisa registra as relações, os anseios, as necessidades, dificuldades e progressos desse grupo de alunos no que se refere à aprendizagem de Inglês. Reúne, também, as reflexões do professor pesquisador sobre como lidar com a heterogeneidade presente no grupo estudado na tentativa de promover a aprendizagem significativa, sustentada pelo psicólogo Carl Rogers. Aponta ainda, a abordagem do ensino de Inglês voltado às práticas sociais, defendido por Liberalli e Paulo Freire como um dos meios de promover a aprendizagem significativa do estudante sob a visão humanista, sócio-histórica-culturalporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na EscolaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASHeterogeneidade em uma turma de EJA: questões sobre o ensino-aprendizagem de inglêsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALFLÁVIO WILSON DE OLIVEIRA PEREIRA.pdfapplication/pdf2579677https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34223/1/FL%c3%81VIO%20WILSON%20DE%20OLIVEIRA%20PEREIRA.pdf1fe383d23830e1f3f785b5f2b64ef08dMD51TEXTFLÁVIO WILSON DE OLIVEIRA PEREIRA.pdf.txtFLÁVIO WILSON DE OLIVEIRA PEREIRA.pdf.txtExtracted texttext/plain143342https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34223/2/FL%c3%81VIO%20WILSON%20DE%20OLIVEIRA%20PEREIRA.pdf.txt1ed8189bc1be83d5867e10dec6f73a47MD52THUMBNAILFLÁVIO WILSON DE OLIVEIRA PEREIRA.pdf.jpgFLÁVIO WILSON DE OLIVEIRA PEREIRA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1342https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34223/3/FL%c3%81VIO%20WILSON%20DE%20OLIVEIRA%20PEREIRA.pdf.jpg2b477aa55e482ceee1530830ea65c957MD53handle/342232023-07-06 01:17:47.976oai:repositorio.pucsp.br:handle/34223Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-07-06T04:17:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Heterogeneidade em uma turma de EJA: questões sobre o ensino-aprendizagem de inglês |
title |
Heterogeneidade em uma turma de EJA: questões sobre o ensino-aprendizagem de inglês |
spellingShingle |
Heterogeneidade em uma turma de EJA: questões sobre o ensino-aprendizagem de inglês Pereira, Flávio Wilson de Oliveira CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
title_short |
Heterogeneidade em uma turma de EJA: questões sobre o ensino-aprendizagem de inglês |
title_full |
Heterogeneidade em uma turma de EJA: questões sobre o ensino-aprendizagem de inglês |
title_fullStr |
Heterogeneidade em uma turma de EJA: questões sobre o ensino-aprendizagem de inglês |
title_full_unstemmed |
Heterogeneidade em uma turma de EJA: questões sobre o ensino-aprendizagem de inglês |
title_sort |
Heterogeneidade em uma turma de EJA: questões sobre o ensino-aprendizagem de inglês |
author |
Pereira, Flávio Wilson de Oliveira |
author_facet |
Pereira, Flávio Wilson de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pinto, Marcia Mathias |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Flávio Wilson de Oliveira |
contributor_str_mv |
Pinto, Marcia Mathias |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
description |
Este estudo tem como objetivo expor questões que têm a ver com o ensinoaprendizagem de Inglês em um grupo heterogêneo de estudantes matriculados no segmento de EJA, bem como com este pesquisador, ingressante nesta modalidade de ensino. Consiste na exposição de alguns aspectos legais para o ensino-aprendizagem de Inglês no segmento de EJA. Discorre a respeito das concepções e teorias de Ensino-Aprendizagem vigentes no processo de ensino-aprendizagem em geral. À luz dos teóricos e pesquisadores Michael Knowles, Paulo Freire, Edgar Dale, Lev Vigotsky, Stela Piconez, entre outros, caracteriza o aluno jovem ou adulto e como ele aprende. Delineia um perfil mais amplo do segmento de EJA ao trazer o público adolescente cuja faixa etária não permite seu enquadramento no Ensino Fundamental regular, para o ambiente de EJA, anteriormente considerado mais adulto. Expõe ainda como o ensino-aprendizagem é visto sob a perspectiva de Carl Rogers, essencialmente humanista, o qual sustenta a abordagem da Aprendizagem Centrada na Pessoa e as Atitudes facilitadoras que o professor pode adotar para um ensino eficaz. Por meio de um estudo de caso, esta pesquisa registra as relações, os anseios, as necessidades, dificuldades e progressos desse grupo de alunos no que se refere à aprendizagem de Inglês. Reúne, também, as reflexões do professor pesquisador sobre como lidar com a heterogeneidade presente no grupo estudado na tentativa de promover a aprendizagem significativa, sustentada pelo psicólogo Carl Rogers. Aponta ainda, a abordagem do ensino de Inglês voltado às práticas sociais, defendido por Liberalli e Paulo Freire como um dos meios de promover a aprendizagem significativa do estudante sob a visão humanista, sócio-histórica-cultural |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-08-04 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-05T19:29:05Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-07-05T19:29:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Pereira, Flávio Wilson de Oliveira. Heterogeneidade em uma turma de EJA: questões sobre o ensino-aprendizagem de inglês. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34223 |
identifier_str_mv |
Pereira, Flávio Wilson de Oliveira. Heterogeneidade em uma turma de EJA: questões sobre o ensino-aprendizagem de inglês. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34223 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34223/1/FL%c3%81VIO%20WILSON%20DE%20OLIVEIRA%20PEREIRA.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34223/2/FL%c3%81VIO%20WILSON%20DE%20OLIVEIRA%20PEREIRA.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34223/3/FL%c3%81VIO%20WILSON%20DE%20OLIVEIRA%20PEREIRA.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1fe383d23830e1f3f785b5f2b64ef08d 1ed8189bc1be83d5867e10dec6f73a47 2b477aa55e482ceee1530830ea65c957 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277900387516416 |