Afetividade na relação professor-aluno da educação infantil: revisitando o humanismo da profissão docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28055 |
Resumo: | This research aims to identify and understand the importance of affectivity as a facilitator element in teacher-student pedagogical relationships, pointing to the fact that affectivity can determine the success of a child in school and in his future life, making positive bridges of the influence of taught and family members in the learning process. This research is characterized as bibliographical with reference built on the theoretical assumptions of Henri Wallon, Enrique Pichon, Jean Piaget, Lev Semenovitch Vygotsky, among others. The LDB (Law of Directives and National Base 9.394/96) directs that the school should provide a space for reflection on the life of the student as a whole, contributing to the development of a critical and transforming consciousness, in which this process should not dissociate the affectivity. The results show that affectivity, besides mediating learning, makes it possible to improve interpersonal relationships by strengthening ties of friendship, allowing respect, solidarity, generosity and trust. The affective education is built in the school from the understanding, the consideration, the esteem and the autonomy of ideas, once it is tried to qualify critical and honest subjects, so that these goals are reached the affective development is fundamental for any individual |
id |
PUC_SP-1_7bf26c4daefe91af81f2c26d113fc954 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/28055 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Martins, Maria Anita VivianiSantos, Ana Carina da Silva2022-09-29T23:49:05Z2022-09-29T23:49:05Z2017-11-27Santos, Ana Carina da Silva. Afetividade na relação professor-aluno da educação infantil: revisitando o humanismo da profissão docente. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28055This research aims to identify and understand the importance of affectivity as a facilitator element in teacher-student pedagogical relationships, pointing to the fact that affectivity can determine the success of a child in school and in his future life, making positive bridges of the influence of taught and family members in the learning process. This research is characterized as bibliographical with reference built on the theoretical assumptions of Henri Wallon, Enrique Pichon, Jean Piaget, Lev Semenovitch Vygotsky, among others. The LDB (Law of Directives and National Base 9.394/96) directs that the school should provide a space for reflection on the life of the student as a whole, contributing to the development of a critical and transforming consciousness, in which this process should not dissociate the affectivity. The results show that affectivity, besides mediating learning, makes it possible to improve interpersonal relationships by strengthening ties of friendship, allowing respect, solidarity, generosity and trust. The affective education is built in the school from the understanding, the consideration, the esteem and the autonomy of ideas, once it is tried to qualify critical and honest subjects, so that these goals are reached the affective development is fundamental for any individualEsta pesquisa objetiva identificar e compreender a importância da afetividade como elemento facilitador nas relações pedagógicas entre professor-aluno, apontando para o fato de que a afetividade pode determinar o sucesso de uma criança na escola e em sua vida futura, fazendo pontes positivas da influência de ensinastes e familiares no processo da aprendizagem. Esta pesquisa caracteriza-se como bibliográfica com referencial construído sobre os pressupostos teóricos de Henri Wallon, Enrique Pichon, Jean Piaget, Lev Semenovitch Vygotsky, entre outros. A LDB (Lei de Diretrizes e Base Nacional 9.394/96) orienta que a escola deve proporcionar um espaço de reflexão sobre a vida do aluno como um todo, contribuindo para o desenvolvimento de uma consciência crítica e transformadora, na qual esse processo não deveria dissociar-se da afetividade. Os resultados mostram que a afetividade além de mediar o aprendizado torna possível melhorar as relações interpessoais fortalecendo os laços de amizade, permitindo existir o respeito, solidariedade, generosidade e confiança. A educação afetiva é construída na escola a partir da compreensão, da consideração, da estima e da autonomia de ideias, uma vez que se pretende capacitar sujeitos críticos e honestos, para que esses objetivos sejam alcançados o desenvolvimento afetivo é fundamental para qualquer indivíduoporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em PedagogiaPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAprendizagemAfetividadeRespeitoEducaçãoLearningAffectivityRespectEducationAfetividade na relação professor-aluno da educação infantil: revisitando o humanismo da profissão docenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALANA CARINA DA SILVA SANTOS - TCC.pdfapplication/pdf2600586https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28055/1/ANA%20CARINA%20DA%20SILVA%20SANTOS%20-%20TCC.pdf5466240b1389555b20ec2b8f0b52832cMD51TEXTANA CARINA DA SILVA SANTOS - TCC.pdf.txtANA CARINA DA SILVA SANTOS - TCC.pdf.txtExtracted texttext/plain107042https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28055/2/ANA%20CARINA%20DA%20SILVA%20SANTOS%20-%20TCC.pdf.txtb4e54ce041dc728bac4389d6a5c98d01MD52THUMBNAILANA CARINA DA SILVA SANTOS - TCC.pdf.jpgANA CARINA DA SILVA SANTOS - TCC.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1234https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28055/3/ANA%20CARINA%20DA%20SILVA%20SANTOS%20-%20TCC.pdf.jpg08b09a4d532d98931c3bb447c0408116MD53handle/280552022-09-30 20:17:27.401oai:repositorio.pucsp.br:handle/28055Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-09-30T23:17:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Afetividade na relação professor-aluno da educação infantil: revisitando o humanismo da profissão docente |
title |
Afetividade na relação professor-aluno da educação infantil: revisitando o humanismo da profissão docente |
spellingShingle |
Afetividade na relação professor-aluno da educação infantil: revisitando o humanismo da profissão docente Santos, Ana Carina da Silva CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Aprendizagem Afetividade Respeito Educação Learning Affectivity Respect Education |
title_short |
Afetividade na relação professor-aluno da educação infantil: revisitando o humanismo da profissão docente |
title_full |
Afetividade na relação professor-aluno da educação infantil: revisitando o humanismo da profissão docente |
title_fullStr |
Afetividade na relação professor-aluno da educação infantil: revisitando o humanismo da profissão docente |
title_full_unstemmed |
Afetividade na relação professor-aluno da educação infantil: revisitando o humanismo da profissão docente |
title_sort |
Afetividade na relação professor-aluno da educação infantil: revisitando o humanismo da profissão docente |
author |
Santos, Ana Carina da Silva |
author_facet |
Santos, Ana Carina da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Martins, Maria Anita Viviani |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Ana Carina da Silva |
contributor_str_mv |
Martins, Maria Anita Viviani |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Aprendizagem Afetividade Respeito Educação Learning Affectivity Respect Education |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Afetividade Respeito Educação |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Learning Affectivity Respect Education |
description |
This research aims to identify and understand the importance of affectivity as a facilitator element in teacher-student pedagogical relationships, pointing to the fact that affectivity can determine the success of a child in school and in his future life, making positive bridges of the influence of taught and family members in the learning process. This research is characterized as bibliographical with reference built on the theoretical assumptions of Henri Wallon, Enrique Pichon, Jean Piaget, Lev Semenovitch Vygotsky, among others. The LDB (Law of Directives and National Base 9.394/96) directs that the school should provide a space for reflection on the life of the student as a whole, contributing to the development of a critical and transforming consciousness, in which this process should not dissociate the affectivity. The results show that affectivity, besides mediating learning, makes it possible to improve interpersonal relationships by strengthening ties of friendship, allowing respect, solidarity, generosity and trust. The affective education is built in the school from the understanding, the consideration, the esteem and the autonomy of ideas, once it is tried to qualify critical and honest subjects, so that these goals are reached the affective development is fundamental for any individual |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-11-27 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-09-29T23:49:05Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-09-29T23:49:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Santos, Ana Carina da Silva. Afetividade na relação professor-aluno da educação infantil: revisitando o humanismo da profissão docente. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28055 |
identifier_str_mv |
Santos, Ana Carina da Silva. Afetividade na relação professor-aluno da educação infantil: revisitando o humanismo da profissão docente. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28055 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Graduação em Pedagogia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28055/1/ANA%20CARINA%20DA%20SILVA%20SANTOS%20-%20TCC.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28055/2/ANA%20CARINA%20DA%20SILVA%20SANTOS%20-%20TCC.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28055/3/ANA%20CARINA%20DA%20SILVA%20SANTOS%20-%20TCC.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5466240b1389555b20ec2b8f0b52832c b4e54ce041dc728bac4389d6a5c98d01 08b09a4d532d98931c3bb447c0408116 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277980648669184 |