Afetividade na relação professor-aluno da educação infantil: revisitando o humanismo da profissão docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ana Carina da Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28055
Resumo: This research aims to identify and understand the importance of affectivity as a facilitator element in teacher-student pedagogical relationships, pointing to the fact that affectivity can determine the success of a child in school and in his future life, making positive bridges of the influence of taught and family members in the learning process. This research is characterized as bibliographical with reference built on the theoretical assumptions of Henri Wallon, Enrique Pichon, Jean Piaget, Lev Semenovitch Vygotsky, among others. The LDB (Law of Directives and National Base 9.394/96) directs that the school should provide a space for reflection on the life of the student as a whole, contributing to the development of a critical and transforming consciousness, in which this process should not dissociate the affectivity. The results show that affectivity, besides mediating learning, makes it possible to improve interpersonal relationships by strengthening ties of friendship, allowing respect, solidarity, generosity and trust. The affective education is built in the school from the understanding, the consideration, the esteem and the autonomy of ideas, once it is tried to qualify critical and honest subjects, so that these goals are reached the affective development is fundamental for any individual
id PUC_SP-1_7bf26c4daefe91af81f2c26d113fc954
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/28055
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Martins, Maria Anita VivianiSantos, Ana Carina da Silva2022-09-29T23:49:05Z2022-09-29T23:49:05Z2017-11-27Santos, Ana Carina da Silva. Afetividade na relação professor-aluno da educação infantil: revisitando o humanismo da profissão docente. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28055This research aims to identify and understand the importance of affectivity as a facilitator element in teacher-student pedagogical relationships, pointing to the fact that affectivity can determine the success of a child in school and in his future life, making positive bridges of the influence of taught and family members in the learning process. This research is characterized as bibliographical with reference built on the theoretical assumptions of Henri Wallon, Enrique Pichon, Jean Piaget, Lev Semenovitch Vygotsky, among others. The LDB (Law of Directives and National Base 9.394/96) directs that the school should provide a space for reflection on the life of the student as a whole, contributing to the development of a critical and transforming consciousness, in which this process should not dissociate the affectivity. The results show that affectivity, besides mediating learning, makes it possible to improve interpersonal relationships by strengthening ties of friendship, allowing respect, solidarity, generosity and trust. The affective education is built in the school from the understanding, the consideration, the esteem and the autonomy of ideas, once it is tried to qualify critical and honest subjects, so that these goals are reached the affective development is fundamental for any individualEsta pesquisa objetiva identificar e compreender a importância da afetividade como elemento facilitador nas relações pedagógicas entre professor-aluno, apontando para o fato de que a afetividade pode determinar o sucesso de uma criança na escola e em sua vida futura, fazendo pontes positivas da influência de ensinastes e familiares no processo da aprendizagem. Esta pesquisa caracteriza-se como bibliográfica com referencial construído sobre os pressupostos teóricos de Henri Wallon, Enrique Pichon, Jean Piaget, Lev Semenovitch Vygotsky, entre outros. A LDB (Lei de Diretrizes e Base Nacional 9.394/96) orienta que a escola deve proporcionar um espaço de reflexão sobre a vida do aluno como um todo, contribuindo para o desenvolvimento de uma consciência crítica e transformadora, na qual esse processo não deveria dissociar-se da afetividade. Os resultados mostram que a afetividade além de mediar o aprendizado torna possível melhorar as relações interpessoais fortalecendo os laços de amizade, permitindo existir o respeito, solidariedade, generosidade e confiança. A educação afetiva é construída na escola a partir da compreensão, da consideração, da estima e da autonomia de ideias, uma vez que se pretende capacitar sujeitos críticos e honestos, para que esses objetivos sejam alcançados o desenvolvimento afetivo é fundamental para qualquer indivíduoporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em PedagogiaPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAprendizagemAfetividadeRespeitoEducaçãoLearningAffectivityRespectEducationAfetividade na relação professor-aluno da educação infantil: revisitando o humanismo da profissão docenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALANA CARINA DA SILVA SANTOS - TCC.pdfapplication/pdf2600586https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28055/1/ANA%20CARINA%20DA%20SILVA%20SANTOS%20-%20TCC.pdf5466240b1389555b20ec2b8f0b52832cMD51TEXTANA CARINA DA SILVA SANTOS - TCC.pdf.txtANA CARINA DA SILVA SANTOS - TCC.pdf.txtExtracted texttext/plain107042https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28055/2/ANA%20CARINA%20DA%20SILVA%20SANTOS%20-%20TCC.pdf.txtb4e54ce041dc728bac4389d6a5c98d01MD52THUMBNAILANA CARINA DA SILVA SANTOS - TCC.pdf.jpgANA CARINA DA SILVA SANTOS - TCC.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1234https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28055/3/ANA%20CARINA%20DA%20SILVA%20SANTOS%20-%20TCC.pdf.jpg08b09a4d532d98931c3bb447c0408116MD53handle/280552022-09-30 20:17:27.401oai:repositorio.pucsp.br:handle/28055Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-09-30T23:17:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Afetividade na relação professor-aluno da educação infantil: revisitando o humanismo da profissão docente
title Afetividade na relação professor-aluno da educação infantil: revisitando o humanismo da profissão docente
spellingShingle Afetividade na relação professor-aluno da educação infantil: revisitando o humanismo da profissão docente
Santos, Ana Carina da Silva
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Aprendizagem
Afetividade
Respeito
Educação
Learning
Affectivity
Respect
Education
title_short Afetividade na relação professor-aluno da educação infantil: revisitando o humanismo da profissão docente
title_full Afetividade na relação professor-aluno da educação infantil: revisitando o humanismo da profissão docente
title_fullStr Afetividade na relação professor-aluno da educação infantil: revisitando o humanismo da profissão docente
title_full_unstemmed Afetividade na relação professor-aluno da educação infantil: revisitando o humanismo da profissão docente
title_sort Afetividade na relação professor-aluno da educação infantil: revisitando o humanismo da profissão docente
author Santos, Ana Carina da Silva
author_facet Santos, Ana Carina da Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Martins, Maria Anita Viviani
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Ana Carina da Silva
contributor_str_mv Martins, Maria Anita Viviani
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Aprendizagem
Afetividade
Respeito
Educação
Learning
Affectivity
Respect
Education
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Afetividade
Respeito
Educação
dc.subject.eng.fl_str_mv Learning
Affectivity
Respect
Education
description This research aims to identify and understand the importance of affectivity as a facilitator element in teacher-student pedagogical relationships, pointing to the fact that affectivity can determine the success of a child in school and in his future life, making positive bridges of the influence of taught and family members in the learning process. This research is characterized as bibliographical with reference built on the theoretical assumptions of Henri Wallon, Enrique Pichon, Jean Piaget, Lev Semenovitch Vygotsky, among others. The LDB (Law of Directives and National Base 9.394/96) directs that the school should provide a space for reflection on the life of the student as a whole, contributing to the development of a critical and transforming consciousness, in which this process should not dissociate the affectivity. The results show that affectivity, besides mediating learning, makes it possible to improve interpersonal relationships by strengthening ties of friendship, allowing respect, solidarity, generosity and trust. The affective education is built in the school from the understanding, the consideration, the esteem and the autonomy of ideas, once it is tried to qualify critical and honest subjects, so that these goals are reached the affective development is fundamental for any individual
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-11-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-29T23:49:05Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-09-29T23:49:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Santos, Ana Carina da Silva. Afetividade na relação professor-aluno da educação infantil: revisitando o humanismo da profissão docente. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28055
identifier_str_mv Santos, Ana Carina da Silva. Afetividade na relação professor-aluno da educação infantil: revisitando o humanismo da profissão docente. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28055
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Graduação em Pedagogia
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28055/1/ANA%20CARINA%20DA%20SILVA%20SANTOS%20-%20TCC.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28055/2/ANA%20CARINA%20DA%20SILVA%20SANTOS%20-%20TCC.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28055/3/ANA%20CARINA%20DA%20SILVA%20SANTOS%20-%20TCC.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5466240b1389555b20ec2b8f0b52832c
b4e54ce041dc728bac4389d6a5c98d01
08b09a4d532d98931c3bb447c0408116
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277980648669184