A influência de organizações didáticas no trabalho matemático dos estagiários da licenciatura: um estudo da função exponencial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Rita Lobo
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11041
Resumo: This study aimed to investigate the behavior of students in a Mathematics degreecourse at a state university in Bahia, in order to understand how these individuals mobilize their mathematical and didactic knowledge built during graduation and during the process of experimentation about the exponential function. We intend, in this research, answer the following question: How do didactic organizations interfere in the construction of trainee's knowledge of mathematics degree about the concept of exponential function? As methodology, we used Artigue's Didactic Engineering (1988). The theoretical Frame work used was the Theory of Didactic Situations of Brousseau (1996, 2008) and Anthropological Didactics Theory of Chevallard (1999). ln the construction of problem Situations we supported in selected activities from analyzed textbooks and historical and epistemological study of mathematical object called exponential function. The proposed activities in a didactic sequence had been adapted in order to suit the characteristics of a milieu antagonistic, including software use (Geogebra and Excel). The analysis of collected data in experimentation stage, allowed to identify a group of positive characteristics which showed the influence of didactic organization in construction and consolidation of the students' knowledge, are these mathematical or didactic knowledge about exponential function
id PUC_SP-1_7c010e53f305b122f8677a4f34a6d901
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/11041
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Ag Almouloud, Saddohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4131365U5Freitas, Rita Lobo2016-04-27T16:57:38Z2015-07-272015-02-23Freitas, Rita Lobo. A influência de organizações didáticas no trabalho matemático dos estagiários da licenciatura: um estudo da função exponencial. 2015. 175 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11041This study aimed to investigate the behavior of students in a Mathematics degreecourse at a state university in Bahia, in order to understand how these individuals mobilize their mathematical and didactic knowledge built during graduation and during the process of experimentation about the exponential function. We intend, in this research, answer the following question: How do didactic organizations interfere in the construction of trainee's knowledge of mathematics degree about the concept of exponential function? As methodology, we used Artigue's Didactic Engineering (1988). The theoretical Frame work used was the Theory of Didactic Situations of Brousseau (1996, 2008) and Anthropological Didactics Theory of Chevallard (1999). ln the construction of problem Situations we supported in selected activities from analyzed textbooks and historical and epistemological study of mathematical object called exponential function. The proposed activities in a didactic sequence had been adapted in order to suit the characteristics of a milieu antagonistic, including software use (Geogebra and Excel). The analysis of collected data in experimentation stage, allowed to identify a group of positive characteristics which showed the influence of didactic organization in construction and consolidation of the students' knowledge, are these mathematical or didactic knowledge about exponential functionNeste estudo, objetivamos investigar o comportamento dos estudantes de um curso de Licenciatura em Matemática de uma universidade estadual na Bahia, no sentido de Perceber como esses sujeitos mobilizam seus saberes matemáticos e didáticos construídos durante a graduação e durante o processo de experimentação a respeito da função exponencial. Pretendemos, nesta pesquisa, responder à seguinte questão: como Organizações didáticas interferem na construção de conhecimentos/saberes de estagiários de Licenciatura em Matemática, sobre o conceito de função exponencial? Como metodologia, utilizamos a Engenharia Didática, de Artigue (1988). O quadro teórico que utilizamos foi composto pela Teoria das Situações Didáticas, de Brousseau (1996,2008), e pela Teoria Antropológica do Didático, de Chevallard (1999). Na construção das situações-problema, apoiamo-nos nas atividades selecionadas dos livros didáticos analisados e no estudo histórico-epistemológico do objeto matemático função exponencial. As atividades propostas na sequência didática foram adaptadas, no sentido de se adequar às características de um milieu antagonista, inclusive com uso de software (Geogebra e Excel). A análise dos dados colhidos na etapa de experimentação permitiu identificar um conjunto de características positivas que evidenciam a influência da organização didática na construção e na consolidação dos saberes dos estudantes, sejam esses saberes matemáticos ou didáticos, sobre a função exponencialCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/24287/Rita%20Lobo%20Freitas.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação MatemáticaPUC-SPBRFaculdade de Ciências Exatas e TecnologiaSaberes docentesEstágio supervisionadoTeoria das situações didáticasFunção exponencialLivros didáticosSupervised trainingTheory of didactic situationsExponential functionTextbookCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAA influência de organizações didáticas no trabalho matemático dos estagiários da licenciatura: um estudo da função exponencialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTRita Lobo Freitas.pdf.txtRita Lobo Freitas.pdf.txtExtracted Texttext/plain174https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11041/2/Rita%20Lobo%20Freitas.pdf.txt920ae316d58971bb3478c6b59d98ea99MD52THUMBNAILRita Lobo Freitas.pdf.jpgRita Lobo Freitas.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2652https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11041/3/Rita%20Lobo%20Freitas.pdf.jpg2819859ec2f0773e03dbc54601fbd687MD53ORIGINALRita Lobo Freitas.pdfRita Lobo Freitas.pdfapplication/pdf2089103https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11041/4/Rita%20Lobo%20Freitas.pdfae853f51fe3a4cbd9679289c499da6e6MD54handle/110412022-04-28 14:48:10.28oai:repositorio.pucsp.br:handle/11041Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T17:48:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv A influência de organizações didáticas no trabalho matemático dos estagiários da licenciatura: um estudo da função exponencial
title A influência de organizações didáticas no trabalho matemático dos estagiários da licenciatura: um estudo da função exponencial
spellingShingle A influência de organizações didáticas no trabalho matemático dos estagiários da licenciatura: um estudo da função exponencial
Freitas, Rita Lobo
Saberes docentes
Estágio supervisionado
Teoria das situações didáticas
Função exponencial
Livros didáticos
Supervised training
Theory of didactic situations
Exponential function
Textbook
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short A influência de organizações didáticas no trabalho matemático dos estagiários da licenciatura: um estudo da função exponencial
title_full A influência de organizações didáticas no trabalho matemático dos estagiários da licenciatura: um estudo da função exponencial
title_fullStr A influência de organizações didáticas no trabalho matemático dos estagiários da licenciatura: um estudo da função exponencial
title_full_unstemmed A influência de organizações didáticas no trabalho matemático dos estagiários da licenciatura: um estudo da função exponencial
title_sort A influência de organizações didáticas no trabalho matemático dos estagiários da licenciatura: um estudo da função exponencial
author Freitas, Rita Lobo
author_facet Freitas, Rita Lobo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ag Almouloud, Saddo
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4131365U5
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Rita Lobo
contributor_str_mv Ag Almouloud, Saddo
dc.subject.por.fl_str_mv Saberes docentes
Estágio supervisionado
Teoria das situações didáticas
Função exponencial
Livros didáticos
topic Saberes docentes
Estágio supervisionado
Teoria das situações didáticas
Função exponencial
Livros didáticos
Supervised training
Theory of didactic situations
Exponential function
Textbook
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Supervised training
Theory of didactic situations
Exponential function
Textbook
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description This study aimed to investigate the behavior of students in a Mathematics degreecourse at a state university in Bahia, in order to understand how these individuals mobilize their mathematical and didactic knowledge built during graduation and during the process of experimentation about the exponential function. We intend, in this research, answer the following question: How do didactic organizations interfere in the construction of trainee's knowledge of mathematics degree about the concept of exponential function? As methodology, we used Artigue's Didactic Engineering (1988). The theoretical Frame work used was the Theory of Didactic Situations of Brousseau (1996, 2008) and Anthropological Didactics Theory of Chevallard (1999). ln the construction of problem Situations we supported in selected activities from analyzed textbooks and historical and epistemological study of mathematical object called exponential function. The proposed activities in a didactic sequence had been adapted in order to suit the characteristics of a milieu antagonistic, including software use (Geogebra and Excel). The analysis of collected data in experimentation stage, allowed to identify a group of positive characteristics which showed the influence of didactic organization in construction and consolidation of the students' knowledge, are these mathematical or didactic knowledge about exponential function
publishDate 2015
dc.date.available.fl_str_mv 2015-07-27
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-02-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T16:57:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Freitas, Rita Lobo. A influência de organizações didáticas no trabalho matemático dos estagiários da licenciatura: um estudo da função exponencial. 2015. 175 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11041
identifier_str_mv Freitas, Rita Lobo. A influência de organizações didáticas no trabalho matemático dos estagiários da licenciatura: um estudo da função exponencial. 2015. 175 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11041
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11041/2/Rita%20Lobo%20Freitas.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11041/3/Rita%20Lobo%20Freitas.pdf.jpg
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11041/4/Rita%20Lobo%20Freitas.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 920ae316d58971bb3478c6b59d98ea99
2819859ec2f0773e03dbc54601fbd687
ae853f51fe3a4cbd9679289c499da6e6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277877870395392