Inglês como língua franca e sua relevância à formação do docente da rede pública: algumas reflexões
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35997 |
Resumo: | The main objective of this study is to look into English as a Lingua Francaby presenting the historical perspective that explains its origin (CRYSTAL, 2003), its meaning and the specificities that constitute and legitimize it (JENKINS, 2000); (SEIDLHOFER, 2011), its impact on the area of Applied Linguistics (SCHMITZ, 2012) and its relevance to continued education of teachers in the public school system. The qualitative methodology and the explanatory research approach were in line with the objective of this proposal and made it possible to argue about the important role that English as a Lingua Franca plays in a multilingual world and about its contribution to the classroom situation |
id |
PUC_SP-1_7ca2420fc88ca124fefe1b9dafc0e1b5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/35997 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Pow , Elizabeth MaraFreitas, Renata Moitinho de2023-07-05T19:53:53Z2023-07-05T19:53:53Z2019-02-14Freitas, Renata Moitinho de. Inglês como língua franca e sua relevância à formação do docente da rede pública: algumas reflexões. 2019. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35997The main objective of this study is to look into English as a Lingua Francaby presenting the historical perspective that explains its origin (CRYSTAL, 2003), its meaning and the specificities that constitute and legitimize it (JENKINS, 2000); (SEIDLHOFER, 2011), its impact on the area of Applied Linguistics (SCHMITZ, 2012) and its relevance to continued education of teachers in the public school system. The qualitative methodology and the explanatory research approach were in line with the objective of this proposal and made it possible to argue about the important role that English as a Lingua Franca plays in a multilingual world and about its contribution to the classroom situationO escopo principal deste trabalho, é estudar o inglês como Língua Franca, apresentando a perspectiva histórica que explica seu surgimento (CRYSTAL, 2003), sua acepção e as particularidades que a constituem e legitimam (JENKINS, 2000); (SEIDLHOFER, 2011), seu impacto para a área da Línguística Aplicada (SCHMITZ, 2012) e sua relevância para a formação continuada de docentes da rede pública de ensino. A metodologia qualitativa e a pesquisa explicativa, perfilaram-se ao objetivo desta proposta e tornaram possível argüir sobre o importante papel que o Inglês como Língua Franca desempenha no mundo multilíngüe e sobre sua contribuição para a sala de aulaporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na EscolaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASInglês como língua francaGlobalizaçãoEnsino de língua inglesaRelevânciaEnglish as a lingua francaGlobalizationEnglish language teachingRelevanceInglês como língua franca e sua relevância à formação do docente da rede pública: algumas reflexõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALRENATA MOITINHO DE FREITAS.pdfapplication/pdf369111https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35997/1/RENATA%20MOITINHO%20DE%20FREITAS.pdfb4871fc253c38d82ce02fd4bd6a64c49MD51TEXTRENATA MOITINHO DE FREITAS.pdf.txtRENATA MOITINHO DE FREITAS.pdf.txtExtracted texttext/plain64528https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35997/2/RENATA%20MOITINHO%20DE%20FREITAS.pdf.txt08f19ec7dbe23625e5a8a6aae4bc18a2MD52THUMBNAILRENATA MOITINHO DE FREITAS.pdf.jpgRENATA MOITINHO DE FREITAS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1306https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35997/3/RENATA%20MOITINHO%20DE%20FREITAS.pdf.jpga445af338658828674e7b002e001267bMD53handle/359972023-07-06 01:48:40.631oai:repositorio.pucsp.br:handle/35997Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-07-06T04:48:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Inglês como língua franca e sua relevância à formação do docente da rede pública: algumas reflexões |
title |
Inglês como língua franca e sua relevância à formação do docente da rede pública: algumas reflexões |
spellingShingle |
Inglês como língua franca e sua relevância à formação do docente da rede pública: algumas reflexões Freitas, Renata Moitinho de CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS Inglês como língua franca Globalização Ensino de língua inglesa Relevância English as a lingua franca Globalization English language teaching Relevance |
title_short |
Inglês como língua franca e sua relevância à formação do docente da rede pública: algumas reflexões |
title_full |
Inglês como língua franca e sua relevância à formação do docente da rede pública: algumas reflexões |
title_fullStr |
Inglês como língua franca e sua relevância à formação do docente da rede pública: algumas reflexões |
title_full_unstemmed |
Inglês como língua franca e sua relevância à formação do docente da rede pública: algumas reflexões |
title_sort |
Inglês como língua franca e sua relevância à formação do docente da rede pública: algumas reflexões |
author |
Freitas, Renata Moitinho de |
author_facet |
Freitas, Renata Moitinho de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pow , Elizabeth Mara |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Renata Moitinho de |
contributor_str_mv |
Pow , Elizabeth Mara |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS Inglês como língua franca Globalização Ensino de língua inglesa Relevância English as a lingua franca Globalization English language teaching Relevance |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inglês como língua franca Globalização Ensino de língua inglesa Relevância |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
English as a lingua franca Globalization English language teaching Relevance |
description |
The main objective of this study is to look into English as a Lingua Francaby presenting the historical perspective that explains its origin (CRYSTAL, 2003), its meaning and the specificities that constitute and legitimize it (JENKINS, 2000); (SEIDLHOFER, 2011), its impact on the area of Applied Linguistics (SCHMITZ, 2012) and its relevance to continued education of teachers in the public school system. The qualitative methodology and the explanatory research approach were in line with the objective of this proposal and made it possible to argue about the important role that English as a Lingua Franca plays in a multilingual world and about its contribution to the classroom situation |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-02-14 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-05T19:53:53Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-07-05T19:53:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Freitas, Renata Moitinho de. Inglês como língua franca e sua relevância à formação do docente da rede pública: algumas reflexões. 2019. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35997 |
identifier_str_mv |
Freitas, Renata Moitinho de. Inglês como língua franca e sua relevância à formação do docente da rede pública: algumas reflexões. 2019. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35997 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35997/1/RENATA%20MOITINHO%20DE%20FREITAS.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35997/2/RENATA%20MOITINHO%20DE%20FREITAS.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35997/3/RENATA%20MOITINHO%20DE%20FREITAS.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b4871fc253c38d82ce02fd4bd6a64c49 08f19ec7dbe23625e5a8a6aae4bc18a2 a445af338658828674e7b002e001267b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277909519564800 |