Inglês como língua franca e sua relevância à formação do docente da rede pública: algumas reflexões

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Renata Moitinho de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35997
Resumo: The main objective of this study is to look into English as a Lingua Francaby presenting the historical perspective that explains its origin (CRYSTAL, 2003), its meaning and the specificities that constitute and legitimize it (JENKINS, 2000); (SEIDLHOFER, 2011), its impact on the area of Applied Linguistics (SCHMITZ, 2012) and its relevance to continued education of teachers in the public school system. The qualitative methodology and the explanatory research approach were in line with the objective of this proposal and made it possible to argue about the important role that English as a Lingua Franca plays in a multilingual world and about its contribution to the classroom situation
id PUC_SP-1_7ca2420fc88ca124fefe1b9dafc0e1b5
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/35997
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Pow , Elizabeth MaraFreitas, Renata Moitinho de2023-07-05T19:53:53Z2023-07-05T19:53:53Z2019-02-14Freitas, Renata Moitinho de. Inglês como língua franca e sua relevância à formação do docente da rede pública: algumas reflexões. 2019. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35997The main objective of this study is to look into English as a Lingua Francaby presenting the historical perspective that explains its origin (CRYSTAL, 2003), its meaning and the specificities that constitute and legitimize it (JENKINS, 2000); (SEIDLHOFER, 2011), its impact on the area of Applied Linguistics (SCHMITZ, 2012) and its relevance to continued education of teachers in the public school system. The qualitative methodology and the explanatory research approach were in line with the objective of this proposal and made it possible to argue about the important role that English as a Lingua Franca plays in a multilingual world and about its contribution to the classroom situationO escopo principal deste trabalho, é estudar o inglês como Língua Franca, apresentando a perspectiva histórica que explica seu surgimento (CRYSTAL, 2003), sua acepção e as particularidades que a constituem e legitimam (JENKINS, 2000); (SEIDLHOFER, 2011), seu impacto para a área da Línguística Aplicada (SCHMITZ, 2012) e sua relevância para a formação continuada de docentes da rede pública de ensino. A metodologia qualitativa e a pesquisa explicativa, perfilaram-se ao objetivo desta proposta e tornaram possível argüir sobre o importante papel que o Inglês como Língua Franca desempenha no mundo multilíngüe e sobre sua contribuição para a sala de aulaporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na EscolaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASInglês como língua francaGlobalizaçãoEnsino de língua inglesaRelevânciaEnglish as a lingua francaGlobalizationEnglish language teachingRelevanceInglês como língua franca e sua relevância à formação do docente da rede pública: algumas reflexõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALRENATA MOITINHO DE FREITAS.pdfapplication/pdf369111https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35997/1/RENATA%20MOITINHO%20DE%20FREITAS.pdfb4871fc253c38d82ce02fd4bd6a64c49MD51TEXTRENATA MOITINHO DE FREITAS.pdf.txtRENATA MOITINHO DE FREITAS.pdf.txtExtracted texttext/plain64528https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35997/2/RENATA%20MOITINHO%20DE%20FREITAS.pdf.txt08f19ec7dbe23625e5a8a6aae4bc18a2MD52THUMBNAILRENATA MOITINHO DE FREITAS.pdf.jpgRENATA MOITINHO DE FREITAS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1306https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35997/3/RENATA%20MOITINHO%20DE%20FREITAS.pdf.jpga445af338658828674e7b002e001267bMD53handle/359972023-07-06 01:48:40.631oai:repositorio.pucsp.br:handle/35997Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-07-06T04:48:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Inglês como língua franca e sua relevância à formação do docente da rede pública: algumas reflexões
title Inglês como língua franca e sua relevância à formação do docente da rede pública: algumas reflexões
spellingShingle Inglês como língua franca e sua relevância à formação do docente da rede pública: algumas reflexões
Freitas, Renata Moitinho de
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Inglês como língua franca
Globalização
Ensino de língua inglesa
Relevância
English as a lingua franca
Globalization
English language teaching
Relevance
title_short Inglês como língua franca e sua relevância à formação do docente da rede pública: algumas reflexões
title_full Inglês como língua franca e sua relevância à formação do docente da rede pública: algumas reflexões
title_fullStr Inglês como língua franca e sua relevância à formação do docente da rede pública: algumas reflexões
title_full_unstemmed Inglês como língua franca e sua relevância à formação do docente da rede pública: algumas reflexões
title_sort Inglês como língua franca e sua relevância à formação do docente da rede pública: algumas reflexões
author Freitas, Renata Moitinho de
author_facet Freitas, Renata Moitinho de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pow , Elizabeth Mara
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Renata Moitinho de
contributor_str_mv Pow , Elizabeth Mara
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Inglês como língua franca
Globalização
Ensino de língua inglesa
Relevância
English as a lingua franca
Globalization
English language teaching
Relevance
dc.subject.por.fl_str_mv Inglês como língua franca
Globalização
Ensino de língua inglesa
Relevância
dc.subject.eng.fl_str_mv English as a lingua franca
Globalization
English language teaching
Relevance
description The main objective of this study is to look into English as a Lingua Francaby presenting the historical perspective that explains its origin (CRYSTAL, 2003), its meaning and the specificities that constitute and legitimize it (JENKINS, 2000); (SEIDLHOFER, 2011), its impact on the area of Applied Linguistics (SCHMITZ, 2012) and its relevance to continued education of teachers in the public school system. The qualitative methodology and the explanatory research approach were in line with the objective of this proposal and made it possible to argue about the important role that English as a Lingua Franca plays in a multilingual world and about its contribution to the classroom situation
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-02-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-05T19:53:53Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-05T19:53:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Freitas, Renata Moitinho de. Inglês como língua franca e sua relevância à formação do docente da rede pública: algumas reflexões. 2019. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35997
identifier_str_mv Freitas, Renata Moitinho de. Inglês como língua franca e sua relevância à formação do docente da rede pública: algumas reflexões. 2019. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35997
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35997/1/RENATA%20MOITINHO%20DE%20FREITAS.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35997/2/RENATA%20MOITINHO%20DE%20FREITAS.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35997/3/RENATA%20MOITINHO%20DE%20FREITAS.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b4871fc253c38d82ce02fd4bd6a64c49
08f19ec7dbe23625e5a8a6aae4bc18a2
a445af338658828674e7b002e001267b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1799796133513396224