A atividade de avaliar na SARESP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Geraldo Carlos
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13986
Resumo: Secretaria do Estado e Educação
id PUC_SP-1_7ead142b1118d6dd4e430ff31255e61e
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/13986
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Liberali, Fernanda Coelhohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4753015Y4Barbosa, Geraldo Carlos2016-04-28T18:23:48Z2008-04-022005-05-16Barbosa, Geraldo Carlos. A atividade de avaliar na SARESP. 2005. 161 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13986Secretaria do Estado e EducaçãoEsta pesquisa tem por objetivo analisar a atividade de avaliar do SARESP Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo nas escolas públicas paulistas. Em um contexto mais amplo, este trabalho constitui-se como parte de um projeto de formação de professores da rede pública, coordenado pela PUC, com a finalidade de contribuir para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita dos alunos, a partir do ensino dos gêneros de textos. O trabalho apóia-se teoricamente na concepção sociohistórica do desenvolvimento (Vygotsky, 1930, 1934), na compreensão dialógica da linguagem (Bakhtin, 1929) e no interacionismo sociodiscursivo (Bronckart, 1997) para a abordagem dos gêneros. O SARESP foi relacionado à Teoria da Atividade, conforme o proposto por Leontiev (1904/1979), Engeström (1999, 2001), como forma de caracterização dos constituintes da Teoria da Atividade: sujeitos, objeto, instrumentos, regras, comunidade, divisão de trabalho. Os dados foram coletados dos seguintes instrumentos utilizados no SARESP: (a) prova objetiva aplicada em 2003 para a 3ª série do Ensino Médio; (b) Questionários socioeconômicos, componentes das provas de 2003 e de 2005; (c) Relatório dos professores aplicadores do ano de 2000; (d) Manual de instruções da Diretoria de Ensino de Carapicuíba. Foi desenvolvida uma pesquisa documental voltada à utilização dos gêneros, habilidades e conteúdos mobilizados, além da observação, no questionário socioeconômico, da caracterização dos alunos submetidos à avaliação. Os resultados demonstram que, por se tratar de uma atividade voltada à obtenção de dados qualitativos do desempenho dos alunos em sala de aula, o SARESP adota uma perspectiva reducionista da linguagem na relação com os sujeitos nela envolvidos. Entretanto, situa-se como ponto de partida para uma revisão dos processos de ensino aprendizagem da língua, mediante a prática da leitura e da produção em um sentido mais amploapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/30869/GeraldoBarbosa.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da LinguagemPUC-SPBRLingüísticaAvaliação educacional - São Paulo (estado)Rendimento escolarlinguagemdialogismopolifoniagêneros textuaisCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADAA atividade de avaliar na SARESPinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTGeraldoBarbosa.pdf.txtGeraldoBarbosa.pdf.txtExtracted texttext/plain281137https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13986/3/GeraldoBarbosa.pdf.txt584ab93886c38cba7fa24b58244e4cacMD53ORIGINALGeraldoBarbosa.pdfapplication/pdf4283371https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13986/1/GeraldoBarbosa.pdfa5463f6adefcb3fbba56a320ea1c5f91MD51THUMBNAILGeraldoBarbosa.pdf.jpgGeraldoBarbosa.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2104https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13986/2/GeraldoBarbosa.pdf.jpgc4715912a635b5fbde63d2a9b070733fMD52handle/139862022-04-27 23:10:54.577oai:repositorio.pucsp.br:handle/13986Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T02:10:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv A atividade de avaliar na SARESP
title A atividade de avaliar na SARESP
spellingShingle A atividade de avaliar na SARESP
Barbosa, Geraldo Carlos
Avaliação educacional - São Paulo (estado)
Rendimento escolar
linguagem
dialogismo
polifonia
gêneros textuais
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
title_short A atividade de avaliar na SARESP
title_full A atividade de avaliar na SARESP
title_fullStr A atividade de avaliar na SARESP
title_full_unstemmed A atividade de avaliar na SARESP
title_sort A atividade de avaliar na SARESP
author Barbosa, Geraldo Carlos
author_facet Barbosa, Geraldo Carlos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Liberali, Fernanda Coelho
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4753015Y4
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Geraldo Carlos
contributor_str_mv Liberali, Fernanda Coelho
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação educacional - São Paulo (estado)
Rendimento escolar
linguagem
dialogismo
polifonia
gêneros textuais
topic Avaliação educacional - São Paulo (estado)
Rendimento escolar
linguagem
dialogismo
polifonia
gêneros textuais
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
description Secretaria do Estado e Educação
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005-05-16
dc.date.available.fl_str_mv 2008-04-02
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-28T18:23:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Barbosa, Geraldo Carlos. A atividade de avaliar na SARESP. 2005. 161 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13986
identifier_str_mv Barbosa, Geraldo Carlos. A atividade de avaliar na SARESP. 2005. 161 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13986
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Lingüística
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13986/3/GeraldoBarbosa.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13986/1/GeraldoBarbosa.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13986/2/GeraldoBarbosa.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 584ab93886c38cba7fa24b58244e4cac
a5463f6adefcb3fbba56a320ea1c5f91
c4715912a635b5fbde63d2a9b070733f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277876843839488