Monumento e sociedade: o retrato da Vila Real de Pindamonhangaba à sombra das obras de Antônio Pereira de Carvalho (1840-1880)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33461 |
Resumo: | A pesquisa proposta tem como objetivo investigar a contribuição de Francisco Antônio Pereira de Carvalho, o popular Chiquinho do Gregório, que viveu na cidade de Pindamonhangaba, no interior de São Paulo, aproximadamente no período de 1840 –1870,para o desenvolvimento arquitetônico da cidade. Chiquinhofoi mestre de obras e nasceu, em data desconhecida, na cidade de São João da Pesqueira, no norte de Portugal. Por motivos até então obscuros, deixou a sua cidade, e em 1836, abarcou no porto da cidade do Rio de Janeiro, na costa leste do império Brasileiro. Após desembarcar no Brasil, viveu três anos nas Minas Gerais até chegar à cidade de Pindamonhangaba, no Vale do Paraíba, onde residiu até a sua morte, no ano de 1864.Para tanto, propõe-se investigar a influência destepersonagem e de suas obras como ponto de partida para compreender seuimpactosobre o desenvolvimento arquitetônicona cidade. Desta forma,somos impelidos a refletir sobre três prismas em nossa pesquisa: o contexto histórico Brasileiro de sua época; os principais fatos da cidade de Pindamonhangaba nos anos em que Chiquinho do Gregório por lá residiu; e, por fim, vida e obra do personagem, e suas ressonâncias no universo social da cidadede Pindamonhangaba.O trabalho torna possível a verificaçãode quetodo o conjunto arquitetônico da cidade de Pindamonhangabaé composto por obras pensadas e/ou realizadaspor Chiquinho do Gregório,evidenciando a participação deste personagem no contexto histórico/localda época.Não é por menos quesuas obras integram o patrimônio material e cultural da cidade de Pindamonhangaba(tendo sidotombadasa partir da década de 1960 pelo CONDEPHAAT).Logo, somos impelidos a pensar suas obras arquitetônicas em seu contexto atual, para compreender as transformações pelas quais passaram e as relações que estabeleceram com a dinâmica da cidadecom o passar dos anos. É importante ressaltar o contexto históricoque possibilita o tombamento desuas obras, levando este projeto a 3discorrer sobre o que estas obras representam para o municípioepossibilitandoum paralelo com as demais cidades do Vale do Paraíba.Apoiados nos escritos de Carlos Lemos, sobre OQue é Patrimônio Histórico(1981), evidencia-seque estesartefatos não podem ser analisados em separados de seu meio ambiente, necessitando de uma avaliação global que observe as diversas alterações pela qual as obras de Chiquinhopassaram.Nesta perspectiva, será possível seguiruma análise imanente das fontes, ancorados na perspectiva da Micro-história, sobretudo,nos estudos do fenômeno urbano,compreendendo a cidade como um “textopassível de ser lido”, que carrega em si marcasantropológicas.Desta maneira, na perspectiva de Pollak (1989),adotandoestas obras arquitetônicas como “indicadores empíricos da memória coletiva de um determinado grupo, uma memória estruturada com suas hierarquias e classificações, uma memória também que, ao definir o que é comum a um grupo e o que diferencia dos outros, fundamenta e reforça os sentimentos de pertencimento e as fronteiras socioculturais”. A base documental que fundamenta este projeto está representada nos documentosdo arquivo municipalda segunda metade do século XIX, compreendendo as atas da Câmara,o inventáriodo personagem,além do vasto campo de obras redigidas pelos memorialistas da cidadeeosprocessos de tombamento das obrasa serem estudadas |
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Por motivos até então obscuros, deixou a sua cidade, e em 1836, abarcou no porto da cidade do Rio de Janeiro, na costa leste do império Brasileiro. Após desembarcar no Brasil, viveu três anos nas Minas Gerais até chegar à cidade de Pindamonhangaba, no Vale do Paraíba, onde residiu até a sua morte, no ano de 1864.Para tanto, propõe-se investigar a influência destepersonagem e de suas obras como ponto de partida para compreender seuimpactosobre o desenvolvimento arquitetônicona cidade. Desta forma,somos impelidos a refletir sobre três prismas em nossa pesquisa: o contexto histórico Brasileiro de sua época; os principais fatos da cidade de Pindamonhangaba nos anos em que Chiquinho do Gregório por lá residiu; e, por fim, vida e obra do personagem, e suas ressonâncias no universo social da cidadede Pindamonhangaba.O trabalho torna possível a verificaçãode quetodo o conjunto arquitetônico da cidade de Pindamonhangabaé composto por obras pensadas e/ou realizadaspor Chiquinho do Gregório,evidenciando a participação deste personagem no contexto histórico/localda época.Não é por menos quesuas obras integram o patrimônio material e cultural da cidade de Pindamonhangaba(tendo sidotombadasa partir da década de 1960 pelo CONDEPHAAT).Logo, somos impelidos a pensar suas obras arquitetônicas em seu contexto atual, para compreender as transformações pelas quais passaram e as relações que estabeleceram com a dinâmica da cidadecom o passar dos anos. É importante ressaltar o contexto históricoque possibilita o tombamento desuas obras, levando este projeto a 3discorrer sobre o que estas obras representam para o municípioepossibilitandoum paralelo com as demais cidades do Vale do Paraíba.Apoiados nos escritos de Carlos Lemos, sobre OQue é Patrimônio Histórico(1981), evidencia-seque estesartefatos não podem ser analisados em separados de seu meio ambiente, necessitando de uma avaliação global que observe as diversas alterações pela qual as obras de Chiquinhopassaram.Nesta perspectiva, será possível seguiruma análise imanente das fontes, ancorados na perspectiva da Micro-história, sobretudo,nos estudos do fenômeno urbano,compreendendo a cidade como um “textopassível de ser lido”, que carrega em si marcasantropológicas.Desta maneira, na perspectiva de Pollak (1989),adotandoestas obras arquitetônicas como “indicadores empíricos da memória coletiva de um determinado grupo, uma memória estruturada com suas hierarquias e classificações, uma memória também que, ao definir o que é comum a um grupo e o que diferencia dos outros, fundamenta e reforça os sentimentos de pertencimento e as fronteiras socioculturais”. A base documental que fundamenta este projeto está representada nos documentosdo arquivo municipalda segunda metade do século XIX, compreendendo as atas da Câmara,o inventáriodo personagem,além do vasto campo de obras redigidas pelos memorialistas da cidadeeosprocessos de tombamento das obrasa serem estudadasporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em História, Sociedade e CulturaPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências SociaisCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOMonumento e sociedade: o retrato da Vila Real de Pindamonhangaba à sombra das obras de Antônio Pereira de Carvalho (1840-1880)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALBRENDA LAISA MORAIS.pdfapplication/pdf280000https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33461/1/BRENDA%20LAISA%20MORAIS.pdfdabcfed0fe8d73281983362dfd17c5f3MD51TEXTBRENDA LAISA MORAIS.pdf.txtBRENDA LAISA MORAIS.pdf.txtExtracted texttext/plain27060https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33461/2/BRENDA%20LAISA%20MORAIS.pdf.txtc5399a4e3c56c0123f2282b6a87e478aMD52THUMBNAILBRENDA LAISA MORAIS.pdf.jpgBRENDA LAISA MORAIS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1325https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33461/3/BRENDA%20LAISA%20MORAIS.pdf.jpgd681f3ab52eeac01e3a7c55355eb2b4aMD53handle/334612023-07-06 01:08:49.057oai:repositorio.pucsp.br:handle/33461Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-07-06T04:08:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
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