Revistas customizadas: jornalismo e imagem de marca análise das publicações da Volkswagen e da Net

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Ana Carolina
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31175
Resumo: This is a research on the relations between customer magazines and brand image. The custom content phenomenon, which grows every year, has made from company publishings important tools for building or keeping brands. In the attempt of understanding this phenomenon, we have choosen two brazilian magazines for the research: V, from car manufacturer Volkswagen, and Monet, from Pay TV operator Net. After selecting the material, which includes issues from 2005 to 2009, we have made a qualitative analysis combining the categorization process of content analysis and language experts references. The goal was understanding how brand image appears in editorial content. The analysis, with emphasis on the magazines production, is based on three main categories: subject, visual characteristics and language. Results indicate that brand image can be found in all of the three categories. However, there are other elements – as the characteristics of magazines, journalistic criteria and business model - which strongly influence the final product
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spelling Santos, Marli dosBarbosa, Ana Carolina2023-02-28T22:38:40Z2023-02-28T22:38:40Z2011-05-30Barbosa, Ana Carolina. Revistas customizadas: jornalismo e imagem de marca análise das publicações da Volkswagen e da Net. 2011. Monografia de Especialização (Especialização em Comunicação Jornalística) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31175This is a research on the relations between customer magazines and brand image. The custom content phenomenon, which grows every year, has made from company publishings important tools for building or keeping brands. In the attempt of understanding this phenomenon, we have choosen two brazilian magazines for the research: V, from car manufacturer Volkswagen, and Monet, from Pay TV operator Net. After selecting the material, which includes issues from 2005 to 2009, we have made a qualitative analysis combining the categorization process of content analysis and language experts references. The goal was understanding how brand image appears in editorial content. The analysis, with emphasis on the magazines production, is based on three main categories: subject, visual characteristics and language. Results indicate that brand image can be found in all of the three categories. However, there are other elements – as the characteristics of magazines, journalistic criteria and business model - which strongly influence the final productEsta monografia aborda a relação entre revistas customizadas e imagem de marca. O fenômeno da customização, cada vez mais abrangente, tem tornado as publicações empresariais importantes ferramentas para a construção e manutenção de marcas. Na tentativa de compreender esse fenômeno, elegemos duas publicações brasileiras para a realização da pesquisa de campo: Revista V, da empresa automobilística Volkswagen, e Monet, pertencente à operadora de TV por assinatura Net. Após seleção do corpus, que inclui edições do período de 2005 a 2009, realizamos uma análise qualitativa, utilizando procedimentos de categorização da análise de conteúdo qualitativa e referenciais de estudiosos da linguagem, com o objetivo de observar como os elementos do conteúdo editorial das revistas customizadas transmitem a imagem das marcas. A análise, com ênfase no processo de produção das publicações, está baseada em três categorias principais: pauta, características visuais e linguagem. Os resultados indicam que a imagem da marca está presente em todas as categorias escolhidas. No entanto, existem outros fatores, tais como características do meio revista, critérios jornalísticos e modelo de negócio das publicações, que exercem forte influência no produto finalporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Comunicação JornalísticaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOJornalismo institucionalRevistas CustomizadasImagem da MarcaRevista VMonetEnterprise communicationCustomer magazineCustom contentCustom publishingBrand image VMagazineMonet magazineRevistas customizadas: jornalismo e imagem de marca análise das publicações da Volkswagen e da Netinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALANA CAROLINA BARBOSA.pdfapplication/pdf2914527https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31175/1/ANA%20CAROLINA%20BARBOSA.pdf08ab88e3c007795c2f2ca9a5e48db6e7MD51TEXTANA CAROLINA BARBOSA.pdf.txtANA CAROLINA BARBOSA.pdf.txtExtracted texttext/plain270819https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31175/2/ANA%20CAROLINA%20BARBOSA.pdf.txtc8e79b4e0c23bc591793edcc357fa403MD52THUMBNAILANA CAROLINA BARBOSA.pdf.jpgANA CAROLINA BARBOSA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1278https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31175/3/ANA%20CAROLINA%20BARBOSA.pdf.jpg8e1453fbb5fd32faeae9df2d2f34ab52MD53handle/311752023-03-01 01:07:34.111oai:repositorio.pucsp.br:handle/31175Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-03-01T04:07:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
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