Operadores da inteligência coletiva em ambientes virtuais de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18059 |
Resumo: | The growth of online distance education and virtual learning environments (VLE), among others, indicate an accelerated teaching and learning flow towards cyberspace. Despite the potential for the production of networked knowledge, pedagogical strategies targeted in mobilizing the collective intelligence in the VLE are not yet totally understood. This research is situated in this context, aiming to investigate which ones would be the pedagogical elements that operate the collective intelligence in virtual learning environments. For this, we seek theoretical support in cyberculture studies, as well as in Pierre Lévy philosophy, in social constructivism, in distributed cognition and in connectionism. We conducted a qualitative research, based on descriptions from an online collaborative course. The investigation identified four operators, which effectively acted as mobilizers of collective intelligence at VLE: instructional design, interactive digital media and virtual learning community |
id |
PUC_SP-1_822eca7b1615fad1f3620ff00833fc89 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/18059 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Allegretti, Sônia Maria de Macedohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4269049P6Silva, José Erigleidson da2016-04-29T14:22:49Z2011-01-042010-11-11Silva, José Erigleidson da. Operadores da inteligência coletiva em ambientes virtuais de aprendizagem. 2010. 208 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18059The growth of online distance education and virtual learning environments (VLE), among others, indicate an accelerated teaching and learning flow towards cyberspace. Despite the potential for the production of networked knowledge, pedagogical strategies targeted in mobilizing the collective intelligence in the VLE are not yet totally understood. This research is situated in this context, aiming to investigate which ones would be the pedagogical elements that operate the collective intelligence in virtual learning environments. For this, we seek theoretical support in cyberculture studies, as well as in Pierre Lévy philosophy, in social constructivism, in distributed cognition and in connectionism. We conducted a qualitative research, based on descriptions from an online collaborative course. The investigation identified four operators, which effectively acted as mobilizers of collective intelligence at VLE: instructional design, interactive digital media and virtual learning communityO crescimento da educação a distância online e dos ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), entre outros, indicam um acelerado movimento dos processos de ensino-aprendizagem em direção a ciberespaço. Apesar do potencial deste para a produção de conhecimento em rede, as estratégias pedagógicas que visam mobilizar a inteligência coletiva nos AVA não são, ainda, totalmente compreendidas. É neste contexto que se insere esta pesquisa, que teve por objetivo investigar quais seriam os elementos pedagógicos que fazem operar a inteligência coletiva nos ambientes virtuais de aprendizagem. Para isso, buscamos aporte teórico nos estudos sobre cibercultura, na filosofia de Pierre Lévy, no socioconstrutivismo, na cognição distribuída e no conectivismo. Realizamos uma investigação de caráter qualitativo, apoiada em descrições provenientes de um curso online colaborativo. A investigação identificou quatros operadores que atuaram efetivamente como mobilizadores da inteligência coletiva em AVA: o design instrucional, as mídias de função pós-massiva, a interatividade e a comunidade virtual de aprendizagemCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/37056/Jose%20Erigleidson%20da%20Silva.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design DigitalPUC-SPBRFaculdade de Ciências Exatas e TecnologiaInteligência coletivaAmbiente virtual de aprendizagemEducação a distânciaEnsino-aprendizagemEducaçãoCollective intelligenceVirtual learning environmentDistance educationTeaching-learningEducationCNPQ::ENGENHARIASOperadores da inteligência coletiva em ambientes virtuais de aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTJose Erigleidson da Silva.pdf.txtJose Erigleidson da Silva.pdf.txtExtracted texttext/plain342192https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18059/3/Jose%20Erigleidson%20da%20Silva.pdf.txt129e73be12e6feab79ea2aa94da9f75dMD53ORIGINALJose Erigleidson da Silva.pdfapplication/pdf7440944https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18059/1/Jose%20Erigleidson%20da%20Silva.pdf965a2c68141dd2fff1e2697d0944ebe8MD51THUMBNAILJose Erigleidson da Silva.pdf.jpgJose Erigleidson da Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18059/2/Jose%20Erigleidson%20da%20Silva.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/180592022-06-15 12:18:09.253oai:repositorio.pucsp.br:handle/18059Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-06-15T15:18:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Operadores da inteligência coletiva em ambientes virtuais de aprendizagem |
title |
Operadores da inteligência coletiva em ambientes virtuais de aprendizagem |
spellingShingle |
Operadores da inteligência coletiva em ambientes virtuais de aprendizagem Silva, José Erigleidson da Inteligência coletiva Ambiente virtual de aprendizagem Educação a distância Ensino-aprendizagem Educação Collective intelligence Virtual learning environment Distance education Teaching-learning Education CNPQ::ENGENHARIAS |
title_short |
Operadores da inteligência coletiva em ambientes virtuais de aprendizagem |
title_full |
Operadores da inteligência coletiva em ambientes virtuais de aprendizagem |
title_fullStr |
Operadores da inteligência coletiva em ambientes virtuais de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Operadores da inteligência coletiva em ambientes virtuais de aprendizagem |
title_sort |
Operadores da inteligência coletiva em ambientes virtuais de aprendizagem |
author |
Silva, José Erigleidson da |
author_facet |
Silva, José Erigleidson da |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Allegretti, Sônia Maria de Macedo |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4269049P6 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, José Erigleidson da |
contributor_str_mv |
Allegretti, Sônia Maria de Macedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inteligência coletiva Ambiente virtual de aprendizagem Educação a distância Ensino-aprendizagem Educação |
topic |
Inteligência coletiva Ambiente virtual de aprendizagem Educação a distância Ensino-aprendizagem Educação Collective intelligence Virtual learning environment Distance education Teaching-learning Education CNPQ::ENGENHARIAS |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Collective intelligence Virtual learning environment Distance education Teaching-learning Education |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::ENGENHARIAS |
description |
The growth of online distance education and virtual learning environments (VLE), among others, indicate an accelerated teaching and learning flow towards cyberspace. Despite the potential for the production of networked knowledge, pedagogical strategies targeted in mobilizing the collective intelligence in the VLE are not yet totally understood. This research is situated in this context, aiming to investigate which ones would be the pedagogical elements that operate the collective intelligence in virtual learning environments. For this, we seek theoretical support in cyberculture studies, as well as in Pierre Lévy philosophy, in social constructivism, in distributed cognition and in connectionism. We conducted a qualitative research, based on descriptions from an online collaborative course. The investigation identified four operators, which effectively acted as mobilizers of collective intelligence at VLE: instructional design, interactive digital media and virtual learning community |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-11-11 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2011-01-04 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-29T14:22:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Silva, José Erigleidson da. Operadores da inteligência coletiva em ambientes virtuais de aprendizagem. 2010. 208 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18059 |
identifier_str_mv |
Silva, José Erigleidson da. Operadores da inteligência coletiva em ambientes virtuais de aprendizagem. 2010. 208 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18059 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18059/3/Jose%20Erigleidson%20da%20Silva.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18059/1/Jose%20Erigleidson%20da%20Silva.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18059/2/Jose%20Erigleidson%20da%20Silva.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
129e73be12e6feab79ea2aa94da9f75d 965a2c68141dd2fff1e2697d0944ebe8 cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809278016993361920 |