Operadores da inteligência coletiva em ambientes virtuais de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, José Erigleidson da
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18059
Resumo: The growth of online distance education and virtual learning environments (VLE), among others, indicate an accelerated teaching and learning flow towards cyberspace. Despite the potential for the production of networked knowledge, pedagogical strategies targeted in mobilizing the collective intelligence in the VLE are not yet totally understood. This research is situated in this context, aiming to investigate which ones would be the pedagogical elements that operate the collective intelligence in virtual learning environments. For this, we seek theoretical support in cyberculture studies, as well as in Pierre Lévy philosophy, in social constructivism, in distributed cognition and in connectionism. We conducted a qualitative research, based on descriptions from an online collaborative course. The investigation identified four operators, which effectively acted as mobilizers of collective intelligence at VLE: instructional design, interactive digital media and virtual learning community
id PUC_SP-1_822eca7b1615fad1f3620ff00833fc89
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/18059
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Allegretti, Sônia Maria de Macedohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4269049P6Silva, José Erigleidson da2016-04-29T14:22:49Z2011-01-042010-11-11Silva, José Erigleidson da. Operadores da inteligência coletiva em ambientes virtuais de aprendizagem. 2010. 208 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18059The growth of online distance education and virtual learning environments (VLE), among others, indicate an accelerated teaching and learning flow towards cyberspace. Despite the potential for the production of networked knowledge, pedagogical strategies targeted in mobilizing the collective intelligence in the VLE are not yet totally understood. This research is situated in this context, aiming to investigate which ones would be the pedagogical elements that operate the collective intelligence in virtual learning environments. For this, we seek theoretical support in cyberculture studies, as well as in Pierre Lévy philosophy, in social constructivism, in distributed cognition and in connectionism. We conducted a qualitative research, based on descriptions from an online collaborative course. The investigation identified four operators, which effectively acted as mobilizers of collective intelligence at VLE: instructional design, interactive digital media and virtual learning communityO crescimento da educação a distância online e dos ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), entre outros, indicam um acelerado movimento dos processos de ensino-aprendizagem em direção a ciberespaço. Apesar do potencial deste para a produção de conhecimento em rede, as estratégias pedagógicas que visam mobilizar a inteligência coletiva nos AVA não são, ainda, totalmente compreendidas. É neste contexto que se insere esta pesquisa, que teve por objetivo investigar quais seriam os elementos pedagógicos que fazem operar a inteligência coletiva nos ambientes virtuais de aprendizagem. Para isso, buscamos aporte teórico nos estudos sobre cibercultura, na filosofia de Pierre Lévy, no socioconstrutivismo, na cognição distribuída e no conectivismo. Realizamos uma investigação de caráter qualitativo, apoiada em descrições provenientes de um curso online colaborativo. A investigação identificou quatros operadores que atuaram efetivamente como mobilizadores da inteligência coletiva em AVA: o design instrucional, as mídias de função pós-massiva, a interatividade e a comunidade virtual de aprendizagemCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/37056/Jose%20Erigleidson%20da%20Silva.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design DigitalPUC-SPBRFaculdade de Ciências Exatas e TecnologiaInteligência coletivaAmbiente virtual de aprendizagemEducação a distânciaEnsino-aprendizagemEducaçãoCollective intelligenceVirtual learning environmentDistance educationTeaching-learningEducationCNPQ::ENGENHARIASOperadores da inteligência coletiva em ambientes virtuais de aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTJose Erigleidson da Silva.pdf.txtJose Erigleidson da Silva.pdf.txtExtracted texttext/plain342192https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18059/3/Jose%20Erigleidson%20da%20Silva.pdf.txt129e73be12e6feab79ea2aa94da9f75dMD53ORIGINALJose Erigleidson da Silva.pdfapplication/pdf7440944https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18059/1/Jose%20Erigleidson%20da%20Silva.pdf965a2c68141dd2fff1e2697d0944ebe8MD51THUMBNAILJose Erigleidson da Silva.pdf.jpgJose Erigleidson da Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18059/2/Jose%20Erigleidson%20da%20Silva.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/180592022-06-15 12:18:09.253oai:repositorio.pucsp.br:handle/18059Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-06-15T15:18:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Operadores da inteligência coletiva em ambientes virtuais de aprendizagem
title Operadores da inteligência coletiva em ambientes virtuais de aprendizagem
spellingShingle Operadores da inteligência coletiva em ambientes virtuais de aprendizagem
Silva, José Erigleidson da
Inteligência coletiva
Ambiente virtual de aprendizagem
Educação a distância
Ensino-aprendizagem
Educação
Collective intelligence
Virtual learning environment
Distance education
Teaching-learning
Education
CNPQ::ENGENHARIAS
title_short Operadores da inteligência coletiva em ambientes virtuais de aprendizagem
title_full Operadores da inteligência coletiva em ambientes virtuais de aprendizagem
title_fullStr Operadores da inteligência coletiva em ambientes virtuais de aprendizagem
title_full_unstemmed Operadores da inteligência coletiva em ambientes virtuais de aprendizagem
title_sort Operadores da inteligência coletiva em ambientes virtuais de aprendizagem
author Silva, José Erigleidson da
author_facet Silva, José Erigleidson da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Allegretti, Sônia Maria de Macedo
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4269049P6
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, José Erigleidson da
contributor_str_mv Allegretti, Sônia Maria de Macedo
dc.subject.por.fl_str_mv Inteligência coletiva
Ambiente virtual de aprendizagem
Educação a distância
Ensino-aprendizagem
Educação
topic Inteligência coletiva
Ambiente virtual de aprendizagem
Educação a distância
Ensino-aprendizagem
Educação
Collective intelligence
Virtual learning environment
Distance education
Teaching-learning
Education
CNPQ::ENGENHARIAS
dc.subject.eng.fl_str_mv Collective intelligence
Virtual learning environment
Distance education
Teaching-learning
Education
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS
description The growth of online distance education and virtual learning environments (VLE), among others, indicate an accelerated teaching and learning flow towards cyberspace. Despite the potential for the production of networked knowledge, pedagogical strategies targeted in mobilizing the collective intelligence in the VLE are not yet totally understood. This research is situated in this context, aiming to investigate which ones would be the pedagogical elements that operate the collective intelligence in virtual learning environments. For this, we seek theoretical support in cyberculture studies, as well as in Pierre Lévy philosophy, in social constructivism, in distributed cognition and in connectionism. We conducted a qualitative research, based on descriptions from an online collaborative course. The investigation identified four operators, which effectively acted as mobilizers of collective intelligence at VLE: instructional design, interactive digital media and virtual learning community
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-11-11
dc.date.available.fl_str_mv 2011-01-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-29T14:22:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Silva, José Erigleidson da. Operadores da inteligência coletiva em ambientes virtuais de aprendizagem. 2010. 208 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18059
identifier_str_mv Silva, José Erigleidson da. Operadores da inteligência coletiva em ambientes virtuais de aprendizagem. 2010. 208 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18059
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18059/3/Jose%20Erigleidson%20da%20Silva.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18059/1/Jose%20Erigleidson%20da%20Silva.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18059/2/Jose%20Erigleidson%20da%20Silva.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 129e73be12e6feab79ea2aa94da9f75d
965a2c68141dd2fff1e2697d0944ebe8
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809278016993361920