Saúde mental de professores da rede pública na cidade de São Paulo durante a pandemia de Covid-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Alice Alves
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27677
Resumo: A categoria dos professores, sobretudo aqueles que trabalham na educação básica, é uma das mais afetadas pelo estresse e esgotamento mental relacionado ao trabalho, sendo que a natureza de seu trabalho, que exige uma constante demanda e contato com o público, se agrava ainda pela precarização da educação e das relações de trabalho como um todo. Ao longo da pandemia de Covid-19, vários foram os fatores que impactaram a vida e o trabalho desses profissionais, seja pela falta de infraestrutura adequada para continuar exercendo sua atividade, pelas políticas sanitárias insuficientes e falta de vacinação e pela sobrecarga e demanda que o momento instituiu. Assim, este trabalho teve como objetivo identificar as condições de saúde mental de professores da rede pública do ensino básico na cidade de São Paulo durante a pandemia de Covid-19, sobretudo em relação aos fatores que são apontados na literatura como sintomas clássicos da Síndrome de Burnout, caracterizada enquanto um quadro resultante de estresse crônico no ambiente de trabalho. Para tanto, foi realizado um questionário e uma entrevista semi-abertas com quatro professores que trabalham na rede de ensino básica que tenham exercido sua função ao longo da pandemia de Covid-19. A aplicação dessas entrevistas visou investigar alterações ocasionadas pela pandemia na vida em casa, no trabalho, em aspectos da saúde mental e a percepção dos participantes acerca das políticas sanitárias referentes à pandemia e ao seu trabalho. A análise dos dados foi realizada a partir do método dos núcleos de significação, tendo como referencial teórico a psicologia sócio histórica, de maneira que essa análise forneceu um meio de compreender os sentidos e significados que esses professores dão ao seu trabalho e a relação deste com sua saúde mental, levando em consideração as especificidades impostas pela pandemia. Identificou-se como resultado um agravamento no quadro de saúde mental da categoria a partir dos processos vivenciados ao longo da pandemia, relacionando-se com as diversas determinações que constituíram esse momento, sejam elas políticas, sociais, econômicas ou individuais
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