Lógica matemática no ensino médio: uma proposta para mobilizar raciocínios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins Neto, Raimundo de Souza
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11366
Resumo: This work has the purpose of establishing how far it is possible to develop the high school students skills concerning the power and the ability of using the rules of classical logic through activities that mobilize thoughts, using the logical connective: negation, conjunction, disjunction, implication, biconditional and quantitative. The logical reasoning, regarding the origin, use and development, are analyzed and interpreted in the light of the theoreticians Piaget and Vygotsky. The activities were prepared based and on adapted the structure offered by the applet, and applied to students from the second year of high school, during seven meetings. The development, the implementation and analysis met the methodology of teaching engineering, making, firstly, a prior analysis, implementation and, also, a subsequent analysis. The application and the subsequent analysis confirmed our predictions indicating difficulty student s with the use of logical connective, however they showed that the activities have promoted an imbalance between what student has knowledge these of connectives and how he uses them in context and in the classic logic context. It shows that is possible to work classic logic in the high school level
id PUC_SP-1_83e11822b8fb0da8142e0ebba56ae5db
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/11366
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Abar, Celina Aparecida Almeida Pereirahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4751074T2Martins Neto, Raimundo de Souza2016-04-27T16:58:50Z2009-01-302008-12-16Martins Neto, Raimundo de Souza. Lógica matemática no ensino médio: uma proposta para mobilizar raciocínios. 2008. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11366This work has the purpose of establishing how far it is possible to develop the high school students skills concerning the power and the ability of using the rules of classical logic through activities that mobilize thoughts, using the logical connective: negation, conjunction, disjunction, implication, biconditional and quantitative. The logical reasoning, regarding the origin, use and development, are analyzed and interpreted in the light of the theoreticians Piaget and Vygotsky. The activities were prepared based and on adapted the structure offered by the applet, and applied to students from the second year of high school, during seven meetings. The development, the implementation and analysis met the methodology of teaching engineering, making, firstly, a prior analysis, implementation and, also, a subsequent analysis. The application and the subsequent analysis confirmed our predictions indicating difficulty student s with the use of logical connective, however they showed that the activities have promoted an imbalance between what student has knowledge these of connectives and how he uses them in context and in the classic logic context. It shows that is possible to work classic logic in the high school levelEste trabalho tem por objetivo estabelecer em que medida é possível desenvolver em alunos do ensino médio o domínio e a habilidade na utilização de regras da lógica clássica através de atividades que mobilizem raciocínios utilizando-se dos conectivos lógicos: negação, conjunção, disjunção, implicação, bicondicional e quantificadores. Os raciocínios lógicos, em relação à origem, uso e desenvolvimento, são analisados e interpretados à luz dos teóricos Piaget e Vigotsky. As atividades foram elaboradas e adaptadas de uma estrutura oferecida por um applet, aplicadas em alunos do 2º ano do ensino médio, totalizando sete encontros. O desenvolvimento, aplicação e análise das atividades respeitaram a metodologia da engenharia didática, fazendo-se análise a priori, aplicação e análise a posteriori. A aplicação e análises a posteriori confirmaram nossas previsões, indicando dificuldades dos alunos quanto ao uso dos conectivos lógicos, porém mostrou que as atividades promoveram um desequilíbrio entre o que o aluno sabe sobre estes conectivos e como ele os utiliza no contexto comum e no contexto da lógica clássica. O que valida também nosso trabalho é a possibilidade de se trabalhar lógica clássica no ensino médioSecretaria da Educação do Estado de São Pauloapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/23691/RAIMUNDO%20DE%20SOUZA%20MARTINS%20NETO.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação MatemáticaPUC-SPBREducaçãoLógica clássicaConectivos lógicosEducação matemáticaMatematica (Ensino medio)Logica simbolica e matematicaClassic logicLogical connectivesMathematics educationCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICALógica matemática no ensino médio: uma proposta para mobilizar raciocíniosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTRAIMUNDO DE SOUZA MARTINS NETO.pdf.txtRAIMUNDO DE SOUZA MARTINS NETO.pdf.txtExtracted texttext/plain289711https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11366/3/RAIMUNDO%20DE%20SOUZA%20MARTINS%20NETO.pdf.txta0e6e43dfbfa4095bb099456c7032ba3MD53ORIGINALRAIMUNDO DE SOUZA MARTINS NETO.pdfapplication/pdf2924133https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11366/1/RAIMUNDO%20DE%20SOUZA%20MARTINS%20NETO.pdfbd86d8e26a6a645a20f5228daea2e5f9MD51THUMBNAILRAIMUNDO DE SOUZA MARTINS NETO.pdf.jpgRAIMUNDO DE SOUZA MARTINS NETO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3650https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11366/2/RAIMUNDO%20DE%20SOUZA%20MARTINS%20NETO.pdf.jpg9795d4b54c1b1e4888ca29d9d7711314MD52handle/113662022-04-27 12:25:53.197oai:repositorio.pucsp.br:handle/11366Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T15:25:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Lógica matemática no ensino médio: uma proposta para mobilizar raciocínios
title Lógica matemática no ensino médio: uma proposta para mobilizar raciocínios
spellingShingle Lógica matemática no ensino médio: uma proposta para mobilizar raciocínios
Martins Neto, Raimundo de Souza
Lógica clássica
Conectivos lógicos
Educação matemática
Matematica (Ensino medio)
Logica simbolica e matematica
Classic logic
Logical connectives
Mathematics education
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short Lógica matemática no ensino médio: uma proposta para mobilizar raciocínios
title_full Lógica matemática no ensino médio: uma proposta para mobilizar raciocínios
title_fullStr Lógica matemática no ensino médio: uma proposta para mobilizar raciocínios
title_full_unstemmed Lógica matemática no ensino médio: uma proposta para mobilizar raciocínios
title_sort Lógica matemática no ensino médio: uma proposta para mobilizar raciocínios
author Martins Neto, Raimundo de Souza
author_facet Martins Neto, Raimundo de Souza
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Abar, Celina Aparecida Almeida Pereira
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4751074T2
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins Neto, Raimundo de Souza
contributor_str_mv Abar, Celina Aparecida Almeida Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Lógica clássica
Conectivos lógicos
Educação matemática
Matematica (Ensino medio)
Logica simbolica e matematica
topic Lógica clássica
Conectivos lógicos
Educação matemática
Matematica (Ensino medio)
Logica simbolica e matematica
Classic logic
Logical connectives
Mathematics education
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Classic logic
Logical connectives
Mathematics education
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description This work has the purpose of establishing how far it is possible to develop the high school students skills concerning the power and the ability of using the rules of classical logic through activities that mobilize thoughts, using the logical connective: negation, conjunction, disjunction, implication, biconditional and quantitative. The logical reasoning, regarding the origin, use and development, are analyzed and interpreted in the light of the theoreticians Piaget and Vygotsky. The activities were prepared based and on adapted the structure offered by the applet, and applied to students from the second year of high school, during seven meetings. The development, the implementation and analysis met the methodology of teaching engineering, making, firstly, a prior analysis, implementation and, also, a subsequent analysis. The application and the subsequent analysis confirmed our predictions indicating difficulty student s with the use of logical connective, however they showed that the activities have promoted an imbalance between what student has knowledge these of connectives and how he uses them in context and in the classic logic context. It shows that is possible to work classic logic in the high school level
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-12-16
dc.date.available.fl_str_mv 2009-01-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T16:58:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Martins Neto, Raimundo de Souza. Lógica matemática no ensino médio: uma proposta para mobilizar raciocínios. 2008. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11366
identifier_str_mv Martins Neto, Raimundo de Souza. Lógica matemática no ensino médio: uma proposta para mobilizar raciocínios. 2008. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11366
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11366/3/RAIMUNDO%20DE%20SOUZA%20MARTINS%20NETO.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11366/1/RAIMUNDO%20DE%20SOUZA%20MARTINS%20NETO.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11366/2/RAIMUNDO%20DE%20SOUZA%20MARTINS%20NETO.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a0e6e43dfbfa4095bb099456c7032ba3
bd86d8e26a6a645a20f5228daea2e5f9
9795d4b54c1b1e4888ca29d9d7711314
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277925401296896