Formação inclusiva: uma análise das significações construídas por professores acerca de um processo de formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Priscila Magalhães Gomes Collet
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16093
Resumo: The objective of this research study is to understand and analyze the meanings of an inclusive education training process and the pedagogical practices developed by teachers. It is understood that in inclusive education students must have their differences respected and their potential recognized. The training studied in this research is named as inclusive as it also intends to respect the differences of teachers and foremost recognize and redeem their possibilities. Considering the proposed objective, we opted for the theoretical and methodological framework used by Socio-Historical Psychology. As sources of information, open interviews were conducted with two teachers, who participated actively in training. Letters written by all the participants and a narrative of the training process conducted by the trainer were used to complement and enrich the analysis. The sources offered important elements to perform the analysis and interpretation. For the analysis procedure we used the Nucleus of Meaning, which enabled an approximation of the construction of meanings and the meanings attributed by subjects allowing the analysis to go beyond the obvious. The final considerations of this study indicate some important points that can contribute to the planning of the training of teachers who want to work in education, making them more inclusive and respectful of the diversity present in schools
id PUC_SP-1_84c0b15a5b94c3481552ed41934a2a03
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/16093
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Aguiar, Wanda Maria Junqueira dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4974082H3Silva, Priscila Magalhães Gomes Collet2016-04-28T20:56:38Z2013-07-302013-06-13Silva, Priscila Magalhães Gomes Collet. Formação inclusiva: uma análise das significações construídas por professores acerca de um processo de formação. 2013. 176 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16093The objective of this research study is to understand and analyze the meanings of an inclusive education training process and the pedagogical practices developed by teachers. It is understood that in inclusive education students must have their differences respected and their potential recognized. The training studied in this research is named as inclusive as it also intends to respect the differences of teachers and foremost recognize and redeem their possibilities. Considering the proposed objective, we opted for the theoretical and methodological framework used by Socio-Historical Psychology. As sources of information, open interviews were conducted with two teachers, who participated actively in training. Letters written by all the participants and a narrative of the training process conducted by the trainer were used to complement and enrich the analysis. The sources offered important elements to perform the analysis and interpretation. For the analysis procedure we used the Nucleus of Meaning, which enabled an approximation of the construction of meanings and the meanings attributed by subjects allowing the analysis to go beyond the obvious. The final considerations of this study indicate some important points that can contribute to the planning of the training of teachers who want to work in education, making them more inclusive and respectful of the diversity present in schoolsEsta pesquisa teve como objetivo compreender e analisar as significações construídas por professores acerca de um processo de formação cujo tema era a educação inclusiva e sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas por eles, frente à questão em foco. Entende-se que na educação inclusiva os alunos devem ter suas diferenças respeitadas e suas potencialidades reconhecidas. A formação estudada nesta pesquisa é nomeada como inclusiva, uma vez que também pretende respeitar as diferenças dos professores e acima de tudo reconhecer e resgatar suas possibilidades. Considerando o objetivo proposto, optou-se pelo referencial teórico-metodológico utilizado pela Psicologia Sócio-Histórica. Como fontes de informações, foram realizadas entrevistas abertas com duas professoras, que participaram, ativamente, da formação. Para complementar e enriquecer as análises também foram utilizadas cartas escritas por todos os participantes e uma narrativa dos processos vividos nos encontros da formação feita pela formadora. As fontes ofereceram elementos importantes para a realização da análise e interpretação. Como procedimento de análise, foram utilizados os Núcleos de Significação, que possibilitaram uma aproximação do processo de construção dos sentidos e dos significados, atribuídos pelos sujeitos, e permitiram que a análise fosse além do aparente. As considerações finais desta pesquisa indicam alguns pontos importantes que podem contribuir com o planejamento das formações de professores que pretendem trabalhar a prática educacional, tornando-as mais inclusivas e respeitadoras da diversidade presente nas escolasapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/32362/Priscila%20Magalhaes%20Gomes%20Collet%20Silva.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da EducaçãoPUC-SPBRPsicologiaEducação inclusivaFormação de professoresPsicologia sócio-históricaInclusive educationTeacher trainingSocio-historical psychologyCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALFormação inclusiva: uma análise das significações construídas por professores acerca de um processo de formaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTPriscila Magalhaes Gomes Collet Silva.pdf.txtPriscila Magalhaes Gomes Collet Silva.pdf.txtExtracted texttext/plain401624https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16093/3/Priscila%20Magalhaes%20Gomes%20Collet%20Silva.pdf.txt687fe619ea6f08b057ef0cce9fc11a75MD53ORIGINALPriscila Magalhaes Gomes Collet Silva.pdfapplication/pdf1103730https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16093/1/Priscila%20Magalhaes%20Gomes%20Collet%20Silva.pdf5492563e257330c37c7054ac75c27fd1MD51THUMBNAILPriscila Magalhaes Gomes Collet Silva.pdf.jpgPriscila Magalhaes Gomes Collet Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2104https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16093/2/Priscila%20Magalhaes%20Gomes%20Collet%20Silva.pdf.jpgc4715912a635b5fbde63d2a9b070733fMD52handle/160932022-04-27 15:32:38.372oai:repositorio.pucsp.br:handle/16093Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T18:32:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Formação inclusiva: uma análise das significações construídas por professores acerca de um processo de formação
title Formação inclusiva: uma análise das significações construídas por professores acerca de um processo de formação
spellingShingle Formação inclusiva: uma análise das significações construídas por professores acerca de um processo de formação
Silva, Priscila Magalhães Gomes Collet
Educação inclusiva
Formação de professores
Psicologia sócio-histórica
Inclusive education
Teacher training
Socio-historical psychology
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
title_short Formação inclusiva: uma análise das significações construídas por professores acerca de um processo de formação
title_full Formação inclusiva: uma análise das significações construídas por professores acerca de um processo de formação
title_fullStr Formação inclusiva: uma análise das significações construídas por professores acerca de um processo de formação
title_full_unstemmed Formação inclusiva: uma análise das significações construídas por professores acerca de um processo de formação
title_sort Formação inclusiva: uma análise das significações construídas por professores acerca de um processo de formação
author Silva, Priscila Magalhães Gomes Collet
author_facet Silva, Priscila Magalhães Gomes Collet
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Aguiar, Wanda Maria Junqueira de
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4974082H3
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Priscila Magalhães Gomes Collet
contributor_str_mv Aguiar, Wanda Maria Junqueira de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação inclusiva
Formação de professores
Psicologia sócio-histórica
topic Educação inclusiva
Formação de professores
Psicologia sócio-histórica
Inclusive education
Teacher training
Socio-historical psychology
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
dc.subject.eng.fl_str_mv Inclusive education
Teacher training
Socio-historical psychology
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
description The objective of this research study is to understand and analyze the meanings of an inclusive education training process and the pedagogical practices developed by teachers. It is understood that in inclusive education students must have their differences respected and their potential recognized. The training studied in this research is named as inclusive as it also intends to respect the differences of teachers and foremost recognize and redeem their possibilities. Considering the proposed objective, we opted for the theoretical and methodological framework used by Socio-Historical Psychology. As sources of information, open interviews were conducted with two teachers, who participated actively in training. Letters written by all the participants and a narrative of the training process conducted by the trainer were used to complement and enrich the analysis. The sources offered important elements to perform the analysis and interpretation. For the analysis procedure we used the Nucleus of Meaning, which enabled an approximation of the construction of meanings and the meanings attributed by subjects allowing the analysis to go beyond the obvious. The final considerations of this study indicate some important points that can contribute to the planning of the training of teachers who want to work in education, making them more inclusive and respectful of the diversity present in schools
publishDate 2013
dc.date.available.fl_str_mv 2013-07-30
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-06-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-28T20:56:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Silva, Priscila Magalhães Gomes Collet. Formação inclusiva: uma análise das significações construídas por professores acerca de um processo de formação. 2013. 176 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16093
identifier_str_mv Silva, Priscila Magalhães Gomes Collet. Formação inclusiva: uma análise das significações construídas por professores acerca de um processo de formação. 2013. 176 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16093
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16093/3/Priscila%20Magalhaes%20Gomes%20Collet%20Silva.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16093/1/Priscila%20Magalhaes%20Gomes%20Collet%20Silva.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16093/2/Priscila%20Magalhaes%20Gomes%20Collet%20Silva.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 687fe619ea6f08b057ef0cce9fc11a75
5492563e257330c37c7054ac75c27fd1
c4715912a635b5fbde63d2a9b070733f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277796778770432