Transição de parâmetros perceptivos e acústicos da fala de adulto com dispositivos auditivos eletroacústicos e elétricos unilateralmente ou bilateralmente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Heloisa Lacerda da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/41688
Resumo: Introdução: há evidências em favor de diferenças no desempenho do implante coclear (IC) unilateral e bilateral, com benefícios ao feedback auditivo e percepção de fala do usuário e, consequentemente, na produção de fala. A abordagem fonética permite avaliar e planejar a terapia de fala, com ênfase na prosódia. Objetivo: o presente estudo visa descrever e discutir comparativamente a transição de parâmetros perceptivos e acústicos da fala de adulto com deficiência auditiva em três momentos: (1) com aparelho de amplificação sonora individual (AASI) bilateral; (2) com IC unilateral; e (3) com IC bilateral. Método: o corpus da pesquisa foi constituído a partir de audiogravações de um indivíduo do sexo masculino, constantes de banco de dados, nos três momentos indicados: leitura de sentenças; emissões de vogal sustentada [a], números, dias da semana e meses do ano. Os procedimentos de análise de dados foram concentrados em procedimentos perceptivoauditivos (roteiro VPAS – ajustes de qualidade vocal-AQV e elementos da dinâmica vocal-EDV) e de análise acústica (script da falalaríngea e aplicativo VoxPlot). Resultados e Discussão: os parâmetros perceptivos revelaram a relevância de AQV de corpo de língua e de denasalidade, além de EDV referentes ao pitch. Do ponto de vista acústico, medidas referentes ao contraste de vozeamento, de perturbação (jitter e shimmer) e de proeminência cepstral foram relevantes para demarcar a evolução clínica nos três momentos estudados. Conclusão: o mapeamento de parâmetros perceptivos e acústicos permite demarcar marcos evolutivos na transição de AASI para IC uni e bilateral
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