Isto é um negro?: uma tentativa de articular educação somática e criação artística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Tarina Quelho de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24658
Resumo: This dissertation is an attempt to articulate a path, crossed by somatic education, in which the artistic and pedagogical dimensions are mixed and complexified, insofar as learning is always a movement of creation (I need to invent what I learn), just as any process of creation implies a change of perspective, a transition from one point of understanding to another, which we could use as a possible definition of learning. My object of study is the work Is this a Negro? (IEUN) , which I directed and created in collaboration with Mirella Façanha, Palomaris Mathias, Gian Melone, Lucas Wickhaus, Lucas Brandão, José Fernando Peixoto de Azevedo and Francisco Lauridsen Ribeiro
id PUC_SP-1_8b0bb788e8b65f633a9390e2d1c4a4c5
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/24658
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Rolnik, Suely Belinhahttp://lattes.cnpq.br/6420561658900378Castro, Tarina Quelho de2022-02-22T12:57:34Z2022-02-22T12:57:34Z2021-06-30Castro, Tarina Quelho de. Isto é um negro?: uma tentativa de articular educação somática e criação artística. 2021. Dissertação (Mestrado em Psicologia: Psicologia Clínica) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24658This dissertation is an attempt to articulate a path, crossed by somatic education, in which the artistic and pedagogical dimensions are mixed and complexified, insofar as learning is always a movement of creation (I need to invent what I learn), just as any process of creation implies a change of perspective, a transition from one point of understanding to another, which we could use as a possible definition of learning. My object of study is the work Is this a Negro? (IEUN) , which I directed and created in collaboration with Mirella Façanha, Palomaris Mathias, Gian Melone, Lucas Wickhaus, Lucas Brandão, José Fernando Peixoto de Azevedo and Francisco Lauridsen RibeiroEsta dissertação é uma tentativa de articular um percurso, atravessado pela educação somática, no qual as dimensões artísticas e pedagógicas se misturam e complexificam, na medida em que aprender é sempre um movimento de criação (eu preciso inventar o que aprendo), assim como, qualquer processo de criação implica uma mudança de perspectiva, uma transição de um ponto a outro de compreensão, que poderíamos usar como possível definição de aprendizado. Meu objeto de estudo é a obra Isto é um negro? (IEUN) , que foi por mim dirigida e criada em colaboração com Mirella Façanha, Palomaris Mathias, Gian Melone , Lucas Wickhaus, Lucas Brandão, José Fernando Peixoto de Azevedo e Francisco Lauridsen RibeiroporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia ClínicaPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Humanas e da SaúdeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIALinguagem corporal na arteCriação (Literária, artística, etc.)Dança na educaçãoEducação pelo movimentoBody language in artCreation (Literary, artistic, etc.)Dance in educationMovement educationIsto é um negro?: uma tentativa de articular educação somática e criação artísticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALTarina Quelho de Castro.pdfapplication/pdf387440https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/24658/1/Tarina%20Quelho%20de%20Castro.pdf11ad67f9bbc180136921f52e6a1427fbMD51TEXTTarina Quelho de Castro.pdf.txtTarina Quelho de Castro.pdf.txtExtracted texttext/plain106735https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/24658/2/Tarina%20Quelho%20de%20Castro.pdf.txtd8b925e542a71edebe721f30c3c96d1aMD52THUMBNAILTarina Quelho de Castro.pdf.jpgTarina Quelho de Castro.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1313https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/24658/3/Tarina%20Quelho%20de%20Castro.pdf.jpg6503c9bd19d6640e2faa646b8acfaafdMD53handle/246582022-02-23 08:09:40.875oai:repositorio.pucsp.br:handle/24658Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-02-23T11:09:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Isto é um negro?: uma tentativa de articular educação somática e criação artística
title Isto é um negro?: uma tentativa de articular educação somática e criação artística
spellingShingle Isto é um negro?: uma tentativa de articular educação somática e criação artística
Castro, Tarina Quelho de
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Linguagem corporal na arte
Criação (Literária, artística, etc.)
Dança na educação
Educação pelo movimento
Body language in art
Creation (Literary, artistic, etc.)
Dance in education
Movement education
title_short Isto é um negro?: uma tentativa de articular educação somática e criação artística
title_full Isto é um negro?: uma tentativa de articular educação somática e criação artística
title_fullStr Isto é um negro?: uma tentativa de articular educação somática e criação artística
title_full_unstemmed Isto é um negro?: uma tentativa de articular educação somática e criação artística
title_sort Isto é um negro?: uma tentativa de articular educação somática e criação artística
author Castro, Tarina Quelho de
author_facet Castro, Tarina Quelho de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rolnik, Suely Belinha
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6420561658900378
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Tarina Quelho de
contributor_str_mv Rolnik, Suely Belinha
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Linguagem corporal na arte
Criação (Literária, artística, etc.)
Dança na educação
Educação pelo movimento
Body language in art
Creation (Literary, artistic, etc.)
Dance in education
Movement education
dc.subject.por.fl_str_mv Linguagem corporal na arte
Criação (Literária, artística, etc.)
Dança na educação
Educação pelo movimento
dc.subject.eng.fl_str_mv Body language in art
Creation (Literary, artistic, etc.)
Dance in education
Movement education
description This dissertation is an attempt to articulate a path, crossed by somatic education, in which the artistic and pedagogical dimensions are mixed and complexified, insofar as learning is always a movement of creation (I need to invent what I learn), just as any process of creation implies a change of perspective, a transition from one point of understanding to another, which we could use as a possible definition of learning. My object of study is the work Is this a Negro? (IEUN) , which I directed and created in collaboration with Mirella Façanha, Palomaris Mathias, Gian Melone, Lucas Wickhaus, Lucas Brandão, José Fernando Peixoto de Azevedo and Francisco Lauridsen Ribeiro
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-06-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-22T12:57:34Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-22T12:57:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Castro, Tarina Quelho de. Isto é um negro?: uma tentativa de articular educação somática e criação artística. 2021. Dissertação (Mestrado em Psicologia: Psicologia Clínica) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24658
identifier_str_mv Castro, Tarina Quelho de. Isto é um negro?: uma tentativa de articular educação somática e criação artística. 2021. Dissertação (Mestrado em Psicologia: Psicologia Clínica) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24658
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínica
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/24658/1/Tarina%20Quelho%20de%20Castro.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/24658/2/Tarina%20Quelho%20de%20Castro.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/24658/3/Tarina%20Quelho%20de%20Castro.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 11ad67f9bbc180136921f52e6a1427fb
d8b925e542a71edebe721f30c3c96d1a
6503c9bd19d6640e2faa646b8acfaafd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277870725398528