Percepções de uma professora sobre o ensino de inglês para crianças
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35472 |
Resumo: | Este estudo de caso teve objetivo de estudar as percepções de professora sobre o ensino de inglês para crianças. Os dados mostraram que a professora “Maria” utiliza o lúdico para ensinar inglês para crianças, através de músicas; brincadeiras, e utiliza os conteúdos dados pela professora regente para direcionar sua aula de inglês. Os recursos materiais e estratégias que são utilizados pela participante, têm sido desenhos para colorir e vídeos com desenhos, músicas, brincadeiras, diálogos de jornais e histórias em quadrinhos, e pequenos poemas autênticos. Segundo a teoria vygotiskiana a criança realmente necessita de representações elementos, exemplo: o brinquedo, e de estimulo, o brincar o lúdico, algo que leve a sua interação para que a criança crie seu imaginário e assim faça parte do seu desenvolvimento. Este estudo de caso teve embasamento na teoria de Vygotsky onde ele destaca a ZPD: zona de desenvolvimento proximal: é um processo e este processo evolui, quando a criança esta em interação com o ambiente em que ela vive, ou seja, quando as pessoas de sua convivência contribuem para seu desenvolvimento e uma vez que isto é direcionada a criança e este processo consequentemente internaliza ele acaba sendo parte de conquistas independente da criança. Observando esta linha de pensamento eu acredito que é inevitável esperar que a criança reproduza algo que antes não foi estimulada. E a aprendizagem necessita de estímulos ,para que a criança se aproprie, e o brincar é o objeto condutor, para que a criança dentro de situações em seu mundo imaginário se desenvolva através do lúdico através do brincar acabe se apropriando do saber . Segundo (Baquero, 1998, p.101) a base vygotiskiana a Zona de Desenvolvimento Proximal e o brinquedo ao tratar os processos de aquisição da escrita, que o brinquedo é antes de mais nada, uma das 7 principais ou mesmo a principal atividade da criança. Com isto Vygotsky destaca o caráter central do brinquedo na vida da criança. Podemos compreender que o meio em que a criança vive, ou seja, onde a criança passe a maior parte de seu tempo poderá ser responsável pelo seu desenvolvimento, seu aprendizado, e também contribui na formação da criança como pessoa e evidenciando também a apropriação cultural e no caráter do individuo como pessoa. Segundo (Baquero, 1998,p.103) A criança avança essencialmente através da atividade lúdica.Somente neste sentido pode-se considerar o brinquedo como uma atividade condutora que determina a evolução da criança. Ensinar inglês para crianças é um desafio diante de algumas dificuldades, e quando a criança não é alfabetizada, quando temos que improvisar e não possuímos nenhum recurso material, é difícil a dificuldade ainda é maior diante da dúvida quanto ao que é ensinado. Portanto é importante o professor se sentir seguro em relação ao conteúdo a ser apresentado a criança. o brincar é um estimulo para a criança se apropriar dos conteúdo de inglês ou seja em qualquer outra disciplina |
id |
PUC_SP-1_8b469d4386ddddf9489af0512cb35fcd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/35472 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Nogueira, Andrea PatriciaNascimento, Maria Lúcia do2023-07-05T19:44:23Z2023-07-05T19:44:23Z2014-05-07Nascimento, Maria Lúcia do. Percepções de uma professora sobre o ensino de inglês para crianças. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35472Este estudo de caso teve objetivo de estudar as percepções de professora sobre o ensino de inglês para crianças. Os dados mostraram que a professora “Maria” utiliza o lúdico para ensinar inglês para crianças, através de músicas; brincadeiras, e utiliza os conteúdos dados pela professora regente para direcionar sua aula de inglês. Os recursos materiais e estratégias que são utilizados pela participante, têm sido desenhos para colorir e vídeos com desenhos, músicas, brincadeiras, diálogos de jornais e histórias em quadrinhos, e pequenos poemas autênticos. Segundo a teoria vygotiskiana a criança realmente necessita de representações elementos, exemplo: o brinquedo, e de estimulo, o brincar o lúdico, algo que leve a sua interação para que a criança crie seu imaginário e assim faça parte do seu desenvolvimento. Este estudo de caso teve embasamento na teoria de Vygotsky onde ele destaca a ZPD: zona de desenvolvimento proximal: é um processo e este processo evolui, quando a criança esta em interação com o ambiente em que ela vive, ou seja, quando as pessoas de sua convivência contribuem para seu desenvolvimento e uma vez que isto é direcionada a criança e este processo consequentemente internaliza ele acaba sendo parte de conquistas independente da criança. Observando esta linha de pensamento eu acredito que é inevitável esperar que a criança reproduza algo que antes não foi estimulada. E a aprendizagem necessita de estímulos ,para que a criança se aproprie, e o brincar é o objeto condutor, para que a criança dentro de situações em seu mundo imaginário se desenvolva através do lúdico através do brincar acabe se apropriando do saber . Segundo (Baquero, 1998, p.101) a base vygotiskiana a Zona de Desenvolvimento Proximal e o brinquedo ao tratar os processos de aquisição da escrita, que o brinquedo é antes de mais nada, uma das 7 principais ou mesmo a principal atividade da criança. Com isto Vygotsky destaca o caráter central do brinquedo na vida da criança. Podemos compreender que o meio em que a criança vive, ou seja, onde a criança passe a maior parte de seu tempo poderá ser responsável pelo seu desenvolvimento, seu aprendizado, e também contribui na formação da criança como pessoa e evidenciando também a apropriação cultural e no caráter do individuo como pessoa. Segundo (Baquero, 1998,p.103) A criança avança essencialmente através da atividade lúdica.Somente neste sentido pode-se considerar o brinquedo como uma atividade condutora que determina a evolução da criança. Ensinar inglês para crianças é um desafio diante de algumas dificuldades, e quando a criança não é alfabetizada, quando temos que improvisar e não possuímos nenhum recurso material, é difícil a dificuldade ainda é maior diante da dúvida quanto ao que é ensinado. Portanto é importante o professor se sentir seguro em relação ao conteúdo a ser apresentado a criança. o brincar é um estimulo para a criança se apropriar dos conteúdo de inglês ou seja em qualquer outra disciplinaporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na EscolaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASSegurançaAprendizagemAutonomiaDedicaçãoReconhecimentoPercepções de uma professora sobre o ensino de inglês para criançasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALMARIA LÚCIA DO NASCIMENTO.pdfapplication/pdf368202https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35472/1/MARIA%20L%c3%9aCIA%20DO%20NASCIMENTO.pdf485b7a923ab8aa7290c784c574d99c46MD51TEXTMARIA LÚCIA DO NASCIMENTO.pdf.txtMARIA LÚCIA DO NASCIMENTO.pdf.txtExtracted texttext/plain51974https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35472/2/MARIA%20L%c3%9aCIA%20DO%20NASCIMENTO.pdf.txtaea6d7289dd52f626e58c4a62df32aa7MD52THUMBNAILMARIA LÚCIA DO NASCIMENTO.pdf.jpgMARIA LÚCIA DO NASCIMENTO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1303https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35472/3/MARIA%20L%c3%9aCIA%20DO%20NASCIMENTO.pdf.jpg19aeef9fae84687f3c22558b6ba12571MD53handle/354722023-07-06 01:37:54.692oai:repositorio.pucsp.br:handle/35472Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-07-06T04:37:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Percepções de uma professora sobre o ensino de inglês para crianças |
title |
Percepções de uma professora sobre o ensino de inglês para crianças |
spellingShingle |
Percepções de uma professora sobre o ensino de inglês para crianças Nascimento, Maria Lúcia do CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS Segurança Aprendizagem Autonomia Dedicação Reconhecimento |
title_short |
Percepções de uma professora sobre o ensino de inglês para crianças |
title_full |
Percepções de uma professora sobre o ensino de inglês para crianças |
title_fullStr |
Percepções de uma professora sobre o ensino de inglês para crianças |
title_full_unstemmed |
Percepções de uma professora sobre o ensino de inglês para crianças |
title_sort |
Percepções de uma professora sobre o ensino de inglês para crianças |
author |
Nascimento, Maria Lúcia do |
author_facet |
Nascimento, Maria Lúcia do |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Nogueira, Andrea Patricia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Maria Lúcia do |
contributor_str_mv |
Nogueira, Andrea Patricia |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS Segurança Aprendizagem Autonomia Dedicação Reconhecimento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Segurança Aprendizagem Autonomia Dedicação Reconhecimento |
description |
Este estudo de caso teve objetivo de estudar as percepções de professora sobre o ensino de inglês para crianças. Os dados mostraram que a professora “Maria” utiliza o lúdico para ensinar inglês para crianças, através de músicas; brincadeiras, e utiliza os conteúdos dados pela professora regente para direcionar sua aula de inglês. Os recursos materiais e estratégias que são utilizados pela participante, têm sido desenhos para colorir e vídeos com desenhos, músicas, brincadeiras, diálogos de jornais e histórias em quadrinhos, e pequenos poemas autênticos. Segundo a teoria vygotiskiana a criança realmente necessita de representações elementos, exemplo: o brinquedo, e de estimulo, o brincar o lúdico, algo que leve a sua interação para que a criança crie seu imaginário e assim faça parte do seu desenvolvimento. Este estudo de caso teve embasamento na teoria de Vygotsky onde ele destaca a ZPD: zona de desenvolvimento proximal: é um processo e este processo evolui, quando a criança esta em interação com o ambiente em que ela vive, ou seja, quando as pessoas de sua convivência contribuem para seu desenvolvimento e uma vez que isto é direcionada a criança e este processo consequentemente internaliza ele acaba sendo parte de conquistas independente da criança. Observando esta linha de pensamento eu acredito que é inevitável esperar que a criança reproduza algo que antes não foi estimulada. E a aprendizagem necessita de estímulos ,para que a criança se aproprie, e o brincar é o objeto condutor, para que a criança dentro de situações em seu mundo imaginário se desenvolva através do lúdico através do brincar acabe se apropriando do saber . Segundo (Baquero, 1998, p.101) a base vygotiskiana a Zona de Desenvolvimento Proximal e o brinquedo ao tratar os processos de aquisição da escrita, que o brinquedo é antes de mais nada, uma das 7 principais ou mesmo a principal atividade da criança. Com isto Vygotsky destaca o caráter central do brinquedo na vida da criança. Podemos compreender que o meio em que a criança vive, ou seja, onde a criança passe a maior parte de seu tempo poderá ser responsável pelo seu desenvolvimento, seu aprendizado, e também contribui na formação da criança como pessoa e evidenciando também a apropriação cultural e no caráter do individuo como pessoa. Segundo (Baquero, 1998,p.103) A criança avança essencialmente através da atividade lúdica.Somente neste sentido pode-se considerar o brinquedo como uma atividade condutora que determina a evolução da criança. Ensinar inglês para crianças é um desafio diante de algumas dificuldades, e quando a criança não é alfabetizada, quando temos que improvisar e não possuímos nenhum recurso material, é difícil a dificuldade ainda é maior diante da dúvida quanto ao que é ensinado. Portanto é importante o professor se sentir seguro em relação ao conteúdo a ser apresentado a criança. o brincar é um estimulo para a criança se apropriar dos conteúdo de inglês ou seja em qualquer outra disciplina |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-05-07 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-05T19:44:23Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-07-05T19:44:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Nascimento, Maria Lúcia do. Percepções de uma professora sobre o ensino de inglês para crianças. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35472 |
identifier_str_mv |
Nascimento, Maria Lúcia do. Percepções de uma professora sobre o ensino de inglês para crianças. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35472 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35472/1/MARIA%20L%c3%9aCIA%20DO%20NASCIMENTO.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35472/2/MARIA%20L%c3%9aCIA%20DO%20NASCIMENTO.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35472/3/MARIA%20L%c3%9aCIA%20DO%20NASCIMENTO.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
485b7a923ab8aa7290c784c574d99c46 aea6d7289dd52f626e58c4a62df32aa7 19aeef9fae84687f3c22558b6ba12571 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277843806355456 |