Percepções de uma professora sobre o ensino de inglês para crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Maria Lúcia do
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35472
Resumo: Este estudo de caso teve objetivo de estudar as percepções de professora sobre o ensino de inglês para crianças. Os dados mostraram que a professora “Maria” utiliza o lúdico para ensinar inglês para crianças, através de músicas; brincadeiras, e utiliza os conteúdos dados pela professora regente para direcionar sua aula de inglês. Os recursos materiais e estratégias que são utilizados pela participante, têm sido desenhos para colorir e vídeos com desenhos, músicas, brincadeiras, diálogos de jornais e histórias em quadrinhos, e pequenos poemas autênticos. Segundo a teoria vygotiskiana a criança realmente necessita de representações elementos, exemplo: o brinquedo, e de estimulo, o brincar o lúdico, algo que leve a sua interação para que a criança crie seu imaginário e assim faça parte do seu desenvolvimento. Este estudo de caso teve embasamento na teoria de Vygotsky onde ele destaca a ZPD: zona de desenvolvimento proximal: é um processo e este processo evolui, quando a criança esta em interação com o ambiente em que ela vive, ou seja, quando as pessoas de sua convivência contribuem para seu desenvolvimento e uma vez que isto é direcionada a criança e este processo consequentemente internaliza ele acaba sendo parte de conquistas independente da criança. Observando esta linha de pensamento eu acredito que é inevitável esperar que a criança reproduza algo que antes não foi estimulada. E a aprendizagem necessita de estímulos ,para que a criança se aproprie, e o brincar é o objeto condutor, para que a criança dentro de situações em seu mundo imaginário se desenvolva através do lúdico através do brincar acabe se apropriando do saber . Segundo (Baquero, 1998, p.101) a base vygotiskiana a Zona de Desenvolvimento Proximal e o brinquedo ao tratar os processos de aquisição da escrita, que o brinquedo é antes de mais nada, uma das 7 principais ou mesmo a principal atividade da criança. Com isto Vygotsky destaca o caráter central do brinquedo na vida da criança. Podemos compreender que o meio em que a criança vive, ou seja, onde a criança passe a maior parte de seu tempo poderá ser responsável pelo seu desenvolvimento, seu aprendizado, e também contribui na formação da criança como pessoa e evidenciando também a apropriação cultural e no caráter do individuo como pessoa. Segundo (Baquero, 1998,p.103) A criança avança essencialmente através da atividade lúdica.Somente neste sentido pode-se considerar o brinquedo como uma atividade condutora que determina a evolução da criança. Ensinar inglês para crianças é um desafio diante de algumas dificuldades, e quando a criança não é alfabetizada, quando temos que improvisar e não possuímos nenhum recurso material, é difícil a dificuldade ainda é maior diante da dúvida quanto ao que é ensinado. Portanto é importante o professor se sentir seguro em relação ao conteúdo a ser apresentado a criança. o brincar é um estimulo para a criança se apropriar dos conteúdo de inglês ou seja em qualquer outra disciplina
id PUC_SP-1_8b469d4386ddddf9489af0512cb35fcd
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/35472
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Nogueira, Andrea PatriciaNascimento, Maria Lúcia do2023-07-05T19:44:23Z2023-07-05T19:44:23Z2014-05-07Nascimento, Maria Lúcia do. Percepções de uma professora sobre o ensino de inglês para crianças. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35472Este estudo de caso teve objetivo de estudar as percepções de professora sobre o ensino de inglês para crianças. Os dados mostraram que a professora “Maria” utiliza o lúdico para ensinar inglês para crianças, através de músicas; brincadeiras, e utiliza os conteúdos dados pela professora regente para direcionar sua aula de inglês. Os recursos materiais e estratégias que são utilizados pela participante, têm sido desenhos para colorir e vídeos com desenhos, músicas, brincadeiras, diálogos de jornais e histórias em quadrinhos, e pequenos poemas autênticos. Segundo a teoria vygotiskiana a criança realmente necessita de representações elementos, exemplo: o brinquedo, e de estimulo, o brincar o lúdico, algo que leve a sua interação para que a criança crie seu imaginário e assim faça parte do seu desenvolvimento. Este estudo de caso teve embasamento na teoria de Vygotsky onde ele destaca a ZPD: zona de desenvolvimento proximal: é um processo e este processo evolui, quando a criança esta em interação com o ambiente em que ela vive, ou seja, quando as pessoas de sua convivência contribuem para seu desenvolvimento e uma vez que isto é direcionada a criança e este processo consequentemente internaliza ele acaba sendo parte de conquistas independente da criança. Observando esta linha de pensamento eu acredito que é inevitável esperar que a criança reproduza algo que antes não foi estimulada. E a aprendizagem necessita de estímulos ,para que a criança se aproprie, e o brincar é o objeto condutor, para que a criança dentro de situações em seu mundo imaginário se desenvolva através do lúdico através do brincar acabe se apropriando do saber . Segundo (Baquero, 1998, p.101) a base vygotiskiana a Zona de Desenvolvimento Proximal e o brinquedo ao tratar os processos de aquisição da escrita, que o brinquedo é antes de mais nada, uma das 7 principais ou mesmo a principal atividade da criança. Com isto Vygotsky destaca o caráter central do brinquedo na vida da criança. Podemos compreender que o meio em que a criança vive, ou seja, onde a criança passe a maior parte de seu tempo poderá ser responsável pelo seu desenvolvimento, seu aprendizado, e também contribui na formação da criança como pessoa e evidenciando também a apropriação cultural e no caráter do individuo como pessoa. Segundo (Baquero, 1998,p.103) A criança avança essencialmente através da atividade lúdica.Somente neste sentido pode-se considerar o brinquedo como uma atividade condutora que determina a evolução da criança. Ensinar inglês para crianças é um desafio diante de algumas dificuldades, e quando a criança não é alfabetizada, quando temos que improvisar e não possuímos nenhum recurso material, é difícil a dificuldade ainda é maior diante da dúvida quanto ao que é ensinado. Portanto é importante o professor se sentir seguro em relação ao conteúdo a ser apresentado a criança. o brincar é um estimulo para a criança se apropriar dos conteúdo de inglês ou seja em qualquer outra disciplinaporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na EscolaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASSegurançaAprendizagemAutonomiaDedicaçãoReconhecimentoPercepções de uma professora sobre o ensino de inglês para criançasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALMARIA LÚCIA DO NASCIMENTO.pdfapplication/pdf368202https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35472/1/MARIA%20L%c3%9aCIA%20DO%20NASCIMENTO.pdf485b7a923ab8aa7290c784c574d99c46MD51TEXTMARIA LÚCIA DO NASCIMENTO.pdf.txtMARIA LÚCIA DO NASCIMENTO.pdf.txtExtracted texttext/plain51974https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35472/2/MARIA%20L%c3%9aCIA%20DO%20NASCIMENTO.pdf.txtaea6d7289dd52f626e58c4a62df32aa7MD52THUMBNAILMARIA LÚCIA DO NASCIMENTO.pdf.jpgMARIA LÚCIA DO NASCIMENTO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1303https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35472/3/MARIA%20L%c3%9aCIA%20DO%20NASCIMENTO.pdf.jpg19aeef9fae84687f3c22558b6ba12571MD53handle/354722023-07-06 01:37:54.692oai:repositorio.pucsp.br:handle/35472Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-07-06T04:37:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Percepções de uma professora sobre o ensino de inglês para crianças
title Percepções de uma professora sobre o ensino de inglês para crianças
spellingShingle Percepções de uma professora sobre o ensino de inglês para crianças
Nascimento, Maria Lúcia do
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Segurança
Aprendizagem
Autonomia
Dedicação
Reconhecimento
title_short Percepções de uma professora sobre o ensino de inglês para crianças
title_full Percepções de uma professora sobre o ensino de inglês para crianças
title_fullStr Percepções de uma professora sobre o ensino de inglês para crianças
title_full_unstemmed Percepções de uma professora sobre o ensino de inglês para crianças
title_sort Percepções de uma professora sobre o ensino de inglês para crianças
author Nascimento, Maria Lúcia do
author_facet Nascimento, Maria Lúcia do
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nogueira, Andrea Patricia
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Maria Lúcia do
contributor_str_mv Nogueira, Andrea Patricia
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Segurança
Aprendizagem
Autonomia
Dedicação
Reconhecimento
dc.subject.por.fl_str_mv Segurança
Aprendizagem
Autonomia
Dedicação
Reconhecimento
description Este estudo de caso teve objetivo de estudar as percepções de professora sobre o ensino de inglês para crianças. Os dados mostraram que a professora “Maria” utiliza o lúdico para ensinar inglês para crianças, através de músicas; brincadeiras, e utiliza os conteúdos dados pela professora regente para direcionar sua aula de inglês. Os recursos materiais e estratégias que são utilizados pela participante, têm sido desenhos para colorir e vídeos com desenhos, músicas, brincadeiras, diálogos de jornais e histórias em quadrinhos, e pequenos poemas autênticos. Segundo a teoria vygotiskiana a criança realmente necessita de representações elementos, exemplo: o brinquedo, e de estimulo, o brincar o lúdico, algo que leve a sua interação para que a criança crie seu imaginário e assim faça parte do seu desenvolvimento. Este estudo de caso teve embasamento na teoria de Vygotsky onde ele destaca a ZPD: zona de desenvolvimento proximal: é um processo e este processo evolui, quando a criança esta em interação com o ambiente em que ela vive, ou seja, quando as pessoas de sua convivência contribuem para seu desenvolvimento e uma vez que isto é direcionada a criança e este processo consequentemente internaliza ele acaba sendo parte de conquistas independente da criança. Observando esta linha de pensamento eu acredito que é inevitável esperar que a criança reproduza algo que antes não foi estimulada. E a aprendizagem necessita de estímulos ,para que a criança se aproprie, e o brincar é o objeto condutor, para que a criança dentro de situações em seu mundo imaginário se desenvolva através do lúdico através do brincar acabe se apropriando do saber . Segundo (Baquero, 1998, p.101) a base vygotiskiana a Zona de Desenvolvimento Proximal e o brinquedo ao tratar os processos de aquisição da escrita, que o brinquedo é antes de mais nada, uma das 7 principais ou mesmo a principal atividade da criança. Com isto Vygotsky destaca o caráter central do brinquedo na vida da criança. Podemos compreender que o meio em que a criança vive, ou seja, onde a criança passe a maior parte de seu tempo poderá ser responsável pelo seu desenvolvimento, seu aprendizado, e também contribui na formação da criança como pessoa e evidenciando também a apropriação cultural e no caráter do individuo como pessoa. Segundo (Baquero, 1998,p.103) A criança avança essencialmente através da atividade lúdica.Somente neste sentido pode-se considerar o brinquedo como uma atividade condutora que determina a evolução da criança. Ensinar inglês para crianças é um desafio diante de algumas dificuldades, e quando a criança não é alfabetizada, quando temos que improvisar e não possuímos nenhum recurso material, é difícil a dificuldade ainda é maior diante da dúvida quanto ao que é ensinado. Portanto é importante o professor se sentir seguro em relação ao conteúdo a ser apresentado a criança. o brincar é um estimulo para a criança se apropriar dos conteúdo de inglês ou seja em qualquer outra disciplina
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-05-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-05T19:44:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-05T19:44:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Nascimento, Maria Lúcia do. Percepções de uma professora sobre o ensino de inglês para crianças. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35472
identifier_str_mv Nascimento, Maria Lúcia do. Percepções de uma professora sobre o ensino de inglês para crianças. 2014. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35472
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35472/1/MARIA%20L%c3%9aCIA%20DO%20NASCIMENTO.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35472/2/MARIA%20L%c3%9aCIA%20DO%20NASCIMENTO.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35472/3/MARIA%20L%c3%9aCIA%20DO%20NASCIMENTO.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 485b7a923ab8aa7290c784c574d99c46
aea6d7289dd52f626e58c4a62df32aa7
19aeef9fae84687f3c22558b6ba12571
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277843806355456