Compreendendo as necessidades da criança doente em casa de apoio: o desenho como ferramenta para facilitar a comunicação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18552 |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo verificar como o desenho pode ajudar a criança a discriminar e descrever o que sente. Como a maioria das crianças tem dificuldade em identificar e expressar os sentimentos procurou-se investigar se o desenho pode ser uma ferramenta importante para ajudá-las a expressar suas emoções e dessa forma, auxiliá-las no processo de estabelecimento de auto-estima, autocontrole e adaptação social. Participaram do estudo nove crianças (4 meninas e 5 meninos), com idades entre 4 e 8 anos de idade, que estavam realizando tratamento ou acompanhamento médico e morando em casa de apoio em São Paulo. A maioria das crianças é portadora de doenças graves cujo tratamento implica em hospitalização, quimioterapia e procedimentos invasivos (incluindo transplantes). Muitas delas estão realizando tratamento há muitos anos e precisam voltar constantemente à instituição para realizar acompanhamento médico ou novos tratamentos (em caso de recidiva). As crianças foram divididas em dois grupos: no primeiro grupo as crianças relataram um evento relacionado a uma emoção e, em seguida desenharam e relataram um evento relacionado a outra emoção; as crianças do segundo grupo desenharam e relataram o evento relacionado a uma emoção e em seguida apenas relataram um evento relacionado a uma outra emoção. Cada criança falou, portanto, sobre duas emoções (tristeza e felicidade). Os resultados indicam que ao realizarem uma atividade com desenho, as crianças fazem narrativas mais detalhadas e revelam mais emoções do que nas condições em que são solicitadas apenas a falarem sobre suas vidas. Esse resultado é consistente com os trabalhos de Gross e Hayne (1998) e Lev-Wiesel e Liraz (2007) que concluíram que desenhar está relacionado a um aumento da quantidade de informação relatada por crianças sobre suas experiências |
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