Compreendendo as necessidades da criança doente em casa de apoio: o desenho como ferramenta para facilitar a comunicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Sandra Bennett
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18552
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo verificar como o desenho pode ajudar a criança a discriminar e descrever o que sente. Como a maioria das crianças tem dificuldade em identificar e expressar os sentimentos procurou-se investigar se o desenho pode ser uma ferramenta importante para ajudá-las a expressar suas emoções e dessa forma, auxiliá-las no processo de estabelecimento de auto-estima, autocontrole e adaptação social. Participaram do estudo nove crianças (4 meninas e 5 meninos), com idades entre 4 e 8 anos de idade, que estavam realizando tratamento ou acompanhamento médico e morando em casa de apoio em São Paulo. A maioria das crianças é portadora de doenças graves cujo tratamento implica em hospitalização, quimioterapia e procedimentos invasivos (incluindo transplantes). Muitas delas estão realizando tratamento há muitos anos e precisam voltar constantemente à instituição para realizar acompanhamento médico ou novos tratamentos (em caso de recidiva). As crianças foram divididas em dois grupos: no primeiro grupo as crianças relataram um evento relacionado a uma emoção e, em seguida desenharam e relataram um evento relacionado a outra emoção; as crianças do segundo grupo desenharam e relataram o evento relacionado a uma emoção e em seguida apenas relataram um evento relacionado a uma outra emoção. Cada criança falou, portanto, sobre duas emoções (tristeza e felicidade). Os resultados indicam que ao realizarem uma atividade com desenho, as crianças fazem narrativas mais detalhadas e revelam mais emoções do que nas condições em que são solicitadas apenas a falarem sobre suas vidas. Esse resultado é consistente com os trabalhos de Gross e Hayne (1998) e Lev-Wiesel e Liraz (2007) que concluíram que desenhar está relacionado a um aumento da quantidade de informação relatada por crianças sobre suas experiências
id PUC_SP-1_8bd69c68e8ec38dc4975bf02e7fca266
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/18552
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Rubano, Denize R.http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4245148A0Pinto, Sandra Bennett2016-07-28T20:38:59Z2016-04-29T14:50:03Z2007-11-23Pinto, Sandra Bennett. Compreendendo as necessidades da criança doente em casa de apoio: o desenho como ferramenta para facilitar a comunicação. 2007. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18552O presente trabalho teve como objetivo verificar como o desenho pode ajudar a criança a discriminar e descrever o que sente. Como a maioria das crianças tem dificuldade em identificar e expressar os sentimentos procurou-se investigar se o desenho pode ser uma ferramenta importante para ajudá-las a expressar suas emoções e dessa forma, auxiliá-las no processo de estabelecimento de auto-estima, autocontrole e adaptação social. Participaram do estudo nove crianças (4 meninas e 5 meninos), com idades entre 4 e 8 anos de idade, que estavam realizando tratamento ou acompanhamento médico e morando em casa de apoio em São Paulo. A maioria das crianças é portadora de doenças graves cujo tratamento implica em hospitalização, quimioterapia e procedimentos invasivos (incluindo transplantes). Muitas delas estão realizando tratamento há muitos anos e precisam voltar constantemente à instituição para realizar acompanhamento médico ou novos tratamentos (em caso de recidiva). As crianças foram divididas em dois grupos: no primeiro grupo as crianças relataram um evento relacionado a uma emoção e, em seguida desenharam e relataram um evento relacionado a outra emoção; as crianças do segundo grupo desenharam e relataram o evento relacionado a uma emoção e em seguida apenas relataram um evento relacionado a uma outra emoção. Cada criança falou, portanto, sobre duas emoções (tristeza e felicidade). Os resultados indicam que ao realizarem uma atividade com desenho, as crianças fazem narrativas mais detalhadas e revelam mais emoções do que nas condições em que são solicitadas apenas a falarem sobre suas vidas. Esse resultado é consistente com os trabalhos de Gross e Hayne (1998) e Lev-Wiesel e Liraz (2007) que concluíram que desenhar está relacionado a um aumento da quantidade de informação relatada por crianças sobre suas experiênciasapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/35595/Sandra%20Bennett%20Pinto.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em PsicologiaPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Humanas e da SaúdeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIACriançasDesenhoEmoçõesCompreendendo as necessidades da criança doente em casa de apoio: o desenho como ferramenta para facilitar a comunicaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTSandra Bennett Pinto.pdf.txtSandra Bennett Pinto.pdf.txtExtracted texttext/plain76435https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18552/3/Sandra%20Bennett%20Pinto.pdf.txt43e4b7f96e68bb93278b8133ad9e1623MD53THUMBNAILSandra Bennett Pinto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3020https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18552/1/Sandra%20Bennett%20Pinto.pdf.jpgd325e412691d3cc18790862b7f9e2ff4MD51ORIGINALSandra Bennett Pinto.pdfapplication/pdf1873900https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18552/2/Sandra%20Bennett%20Pinto.pdf2356231c68815d01ca680eafb510faaeMD52handle/185522022-12-21 17:01:31.85oai:repositorio.pucsp.br:handle/18552Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-12-21T20:01:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Compreendendo as necessidades da criança doente em casa de apoio: o desenho como ferramenta para facilitar a comunicação
title Compreendendo as necessidades da criança doente em casa de apoio: o desenho como ferramenta para facilitar a comunicação
spellingShingle Compreendendo as necessidades da criança doente em casa de apoio: o desenho como ferramenta para facilitar a comunicação
Pinto, Sandra Bennett
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Crianças
Desenho
Emoções
title_short Compreendendo as necessidades da criança doente em casa de apoio: o desenho como ferramenta para facilitar a comunicação
title_full Compreendendo as necessidades da criança doente em casa de apoio: o desenho como ferramenta para facilitar a comunicação
title_fullStr Compreendendo as necessidades da criança doente em casa de apoio: o desenho como ferramenta para facilitar a comunicação
title_full_unstemmed Compreendendo as necessidades da criança doente em casa de apoio: o desenho como ferramenta para facilitar a comunicação
title_sort Compreendendo as necessidades da criança doente em casa de apoio: o desenho como ferramenta para facilitar a comunicação
author Pinto, Sandra Bennett
author_facet Pinto, Sandra Bennett
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rubano, Denize R.
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4245148A0
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Sandra Bennett
contributor_str_mv Rubano, Denize R.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Crianças
Desenho
Emoções
dc.subject.por.fl_str_mv Crianças
Desenho
Emoções
description O presente trabalho teve como objetivo verificar como o desenho pode ajudar a criança a discriminar e descrever o que sente. Como a maioria das crianças tem dificuldade em identificar e expressar os sentimentos procurou-se investigar se o desenho pode ser uma ferramenta importante para ajudá-las a expressar suas emoções e dessa forma, auxiliá-las no processo de estabelecimento de auto-estima, autocontrole e adaptação social. Participaram do estudo nove crianças (4 meninas e 5 meninos), com idades entre 4 e 8 anos de idade, que estavam realizando tratamento ou acompanhamento médico e morando em casa de apoio em São Paulo. A maioria das crianças é portadora de doenças graves cujo tratamento implica em hospitalização, quimioterapia e procedimentos invasivos (incluindo transplantes). Muitas delas estão realizando tratamento há muitos anos e precisam voltar constantemente à instituição para realizar acompanhamento médico ou novos tratamentos (em caso de recidiva). As crianças foram divididas em dois grupos: no primeiro grupo as crianças relataram um evento relacionado a uma emoção e, em seguida desenharam e relataram um evento relacionado a outra emoção; as crianças do segundo grupo desenharam e relataram o evento relacionado a uma emoção e em seguida apenas relataram um evento relacionado a uma outra emoção. Cada criança falou, portanto, sobre duas emoções (tristeza e felicidade). Os resultados indicam que ao realizarem uma atividade com desenho, as crianças fazem narrativas mais detalhadas e revelam mais emoções do que nas condições em que são solicitadas apenas a falarem sobre suas vidas. Esse resultado é consistente com os trabalhos de Gross e Hayne (1998) e Lev-Wiesel e Liraz (2007) que concluíram que desenhar está relacionado a um aumento da quantidade de informação relatada por crianças sobre suas experiências
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-11-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-07-28T20:38:59Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-04-29T14:50:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Pinto, Sandra Bennett. Compreendendo as necessidades da criança doente em casa de apoio: o desenho como ferramenta para facilitar a comunicação. 2007. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18552
identifier_str_mv Pinto, Sandra Bennett. Compreendendo as necessidades da criança doente em casa de apoio: o desenho como ferramenta para facilitar a comunicação. 2007. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18552
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Graduação em Psicologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18552/3/Sandra%20Bennett%20Pinto.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18552/1/Sandra%20Bennett%20Pinto.pdf.jpg
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18552/2/Sandra%20Bennett%20Pinto.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 43e4b7f96e68bb93278b8133ad9e1623
d325e412691d3cc18790862b7f9e2ff4
2356231c68815d01ca680eafb510faae
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1799796040935669760