Regulação de vagas de estacionamentos e garagem em Curitiba
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39916 |
Resumo: | Considering the close relationship between parking availability and garage spaces, and the principles and guidelines that govern urban public policies on mobility, this study aims to initially present how the prioritization of private vehicles as a mode of transportation transforms cities. It shows that the search for parking is potentially more relevant than the scarcity of road space to accommodate moving cars. In this context, the study seeks to understand how the Brazilian legal system regulates the creation and use of parking facilities, using the case study of Curitiba. The analysis is based on the principles and guidelines established in federal regulations, such as the Política Nacional de Mobilidade Urbana and the Política Nacional sobre Mudança do Clima and investigates the rules established by Curitiba's legislation that directly and indirectly deal with parking and garage spaces. The article reveals the interfaces between urban policy, mobility, and sustainability, as well as the central role of municipal urban planning legislation in guaranteeing the right to the city |
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Fontes, Mariana Levy PizaNobre, Maira Beatris Bravo2023-11-09T19:43:45Z2023-11-09T19:43:45Z2023-03-31Nobre, Maira Beatris Bravo. Regulação de vagas de estacionamentos e garagem em Curitiba. 2023. Monografia de Especialização (Especialização em Direito Ambiental e Gestão Estratégica da Sustentabilidade) - Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39916Considering the close relationship between parking availability and garage spaces, and the principles and guidelines that govern urban public policies on mobility, this study aims to initially present how the prioritization of private vehicles as a mode of transportation transforms cities. It shows that the search for parking is potentially more relevant than the scarcity of road space to accommodate moving cars. In this context, the study seeks to understand how the Brazilian legal system regulates the creation and use of parking facilities, using the case study of Curitiba. The analysis is based on the principles and guidelines established in federal regulations, such as the Política Nacional de Mobilidade Urbana and the Política Nacional sobre Mudança do Clima and investigates the rules established by Curitiba's legislation that directly and indirectly deal with parking and garage spaces. The article reveals the interfaces between urban policy, mobility, and sustainability, as well as the central role of municipal urban planning legislation in guaranteeing the right to the cityConsiderando a íntima relação entre a disponibilidade de estacionamento e vagas de garagem e os princípios e diretrizes que regem as políticas públicas urbanas de mobilidade, o presente estudo pretende, inicialmente, apresentar de que aneira a priorização do veículo particular como modal de deslocamento transforma as cidades. Mostra que a busca por onde estacionar é potencialmente mais relevante que a escassez de espaço viário para acomodar os carros movimento. Pretende, neste contexto, compreender a maneira pela qual o ordenamento jurídico brasileiro regula a criação e o uso dos estacionamentos a partir do estudo de caso do Município de Curitiba. Parte da análise dos princípios e diretrizes estabelecidas em normas federais, tais como o Política Nacional de Mobilidade Urbana e a Política Nacional sobre Mudança do Clima, e investiga as regras estabelecidas pela legislação de Curitiba que versa, direta e indiretamente, sobre estacionamentos e vagas de garagem. O artigo revela as interfaces entre política urbana, mobilidade e sustentabilidade, bem como o papel central da legislação urbanística municipal na garantia do direito à cidadeporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Direito Ambiental e Gestão Estratégica da SustentabilidadePUC-SPBrasilFaculdade de DireitoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITOS ESPECIAISEstacionamentoMobilidade urbanaPolíticas públicasSustentabilidadeRegulação de vagas de estacionamentos e garagem em Curitibainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALMaira Beatris Bravo Nobre - Monografia.pdfapplication/pdf1111073https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/39916/1/Maira%20Beatris%20Bravo%20Nobre%20-%20Monografia.pdfa42d1d80dec01236d47ecda7b44f86f5MD51TEXTMaira Beatris Bravo Nobre - Monografia.pdf.txtMaira Beatris Bravo Nobre - Monografia.pdf.txtExtracted texttext/plain68641https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/39916/2/Maira%20Beatris%20Bravo%20Nobre%20-%20Monografia.pdf.txt10cb9eb35acde10b6b1a9af37a8fb320MD52THUMBNAILMaira Beatris Bravo Nobre - Monografia.pdf.jpgMaira Beatris Bravo Nobre - Monografia.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1589https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/39916/3/Maira%20Beatris%20Bravo%20Nobre%20-%20Monografia.pdf.jpg6ffb276da5421ca8717da241ec63237dMD53handle/399162023-11-10 01:05:51.942oai:repositorio.pucsp.br:handle/39916Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-11-10T04:05:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
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