Reflexões dos alunos dos sétimos anos sobre o uso do celular na composição de atividade transmídia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maino, Gilvaneide de Araujo Silva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26669
Resumo: The present research is a case study whose main goal is to present the reflections of 7th grade public school students upon the use of the cell phone in the creation of a transmedia activity in the English class. The project is based on: (a) issues of teaching and learning languages mediated by mobile technologies, emphasizing the use of cell phone, based on Moran (2008), Mattar (2010), Bottentuit Jr. (2012) and Freire (2015); (b) the concept of convergency, transmedia, and transmedia narrative, focused on Jenkins (2009) and Palma (2016); and on the concept of transliteracy, suggested by Frau-Meigs (2014). The research results indicate that, depite the technological difficulties found and the low level of foreign language proficiency revealed by the students, undertaking a transmedia activity may positively impact on the learning of Englisgh, as well as on the development of the students’ transliteracy. This research is relevant because it brings important contributions to the areas of Applied Linguistics, Education, and Educational Technology, also allowing refletions on mobile learning (m-learning)
id PUC_SP-1_8d05d0d29ec79831fc138e3c406a9549
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/26669
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Freire, Maximina MariaMaino, Gilvaneide de Araujo Silva2022-08-12T22:04:36Z2022-08-12T22:04:36Z2020-02-17https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26669The present research is a case study whose main goal is to present the reflections of 7th grade public school students upon the use of the cell phone in the creation of a transmedia activity in the English class. The project is based on: (a) issues of teaching and learning languages mediated by mobile technologies, emphasizing the use of cell phone, based on Moran (2008), Mattar (2010), Bottentuit Jr. (2012) and Freire (2015); (b) the concept of convergency, transmedia, and transmedia narrative, focused on Jenkins (2009) and Palma (2016); and on the concept of transliteracy, suggested by Frau-Meigs (2014). The research results indicate that, depite the technological difficulties found and the low level of foreign language proficiency revealed by the students, undertaking a transmedia activity may positively impact on the learning of Englisgh, as well as on the development of the students’ transliteracy. This research is relevant because it brings important contributions to the areas of Applied Linguistics, Education, and Educational Technology, also allowing refletions on mobile learning (m-learning)A presente pesquisa corresponde a um estudo de caso, com o objetivo de apresentar as reflexões dos alunos dos sétimos anos, de uma escola pública, sobre o uso do celular na elaboração de uma atividade transmídia, na aula de inglês. O projeto se fundamenta: (a) em questões de ensino-aprendizagem de línguas mediado por tecnologias móveis, especificamente pelo uso do celular, com base em Moran (2008), Mattar (2010), Bottentuit Jr. (2012) e Freire (2015); (b) no conceito de convergência, transmídia e narrativa transmídia, a partir de Jenkins (2009) e Palma (2016), e no conceito de transletramento, sugerido por Frau-Meigs (2014). Os resultados encontrados indicam que, apesar da dificuldades tecnológicas encontradas e da pouca proficiência em língua inglesa dos alunos, a realização de atividades transmídia repercute positivamente na aprendizagem de inglês, bem como no desencadeamento do transletramento dos alunos em questão. Este trabalho revela-se relevante, pois traz contribuições às áreas de Línguistica Aplicada, Educação e Tecnologia Educacional, permitindo, também, reflexões sobre aprendizagem móvel (m-learning)porPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na EscolaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASCelularAprendizagem móvelTransmídiaAtividades transmídiaTransletramentoCell phoneMobile learning mobileTransmediaTransmedia narrativeTransliteracyReflexões dos alunos dos sétimos anos sobre o uso do celular na composição de atividade transmídiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALGILVANEIDE DE ARAUJO SILVA MAINO.pdfapplication/pdf1759226https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26669/1/GILVANEIDE%20DE%20ARAUJO%20SILVA%20MAINO.pdf4db08ceb475aa8185089fe71ed5093e6MD51TEXTGILVANEIDE DE ARAUJO SILVA MAINO.pdf.txtGILVANEIDE DE ARAUJO SILVA MAINO.pdf.txtExtracted texttext/plain116777https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26669/2/GILVANEIDE%20DE%20ARAUJO%20SILVA%20MAINO.pdf.txt9514cb3261f6cd0fcd40949cdd286230MD52THUMBNAILGILVANEIDE DE ARAUJO SILVA MAINO.pdf.jpgGILVANEIDE DE ARAUJO SILVA MAINO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1332https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26669/3/GILVANEIDE%20DE%20ARAUJO%20SILVA%20MAINO.pdf.jpgc26d19b33a7412d50850dd8fe146fc81MD53handle/266692022-08-19 13:59:22.67oai:repositorio.pucsp.br:handle/26669Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-08-19T16:59:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Reflexões dos alunos dos sétimos anos sobre o uso do celular na composição de atividade transmídia
title Reflexões dos alunos dos sétimos anos sobre o uso do celular na composição de atividade transmídia
spellingShingle Reflexões dos alunos dos sétimos anos sobre o uso do celular na composição de atividade transmídia
Maino, Gilvaneide de Araujo Silva
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Celular
Aprendizagem móvel
Transmídia
Atividades transmídia
Transletramento
Cell phone
Mobile learning mobile
Transmedia
Transmedia narrative
Transliteracy
title_short Reflexões dos alunos dos sétimos anos sobre o uso do celular na composição de atividade transmídia
title_full Reflexões dos alunos dos sétimos anos sobre o uso do celular na composição de atividade transmídia
title_fullStr Reflexões dos alunos dos sétimos anos sobre o uso do celular na composição de atividade transmídia
title_full_unstemmed Reflexões dos alunos dos sétimos anos sobre o uso do celular na composição de atividade transmídia
title_sort Reflexões dos alunos dos sétimos anos sobre o uso do celular na composição de atividade transmídia
author Maino, Gilvaneide de Araujo Silva
author_facet Maino, Gilvaneide de Araujo Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Freire, Maximina Maria
dc.contributor.author.fl_str_mv Maino, Gilvaneide de Araujo Silva
contributor_str_mv Freire, Maximina Maria
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Celular
Aprendizagem móvel
Transmídia
Atividades transmídia
Transletramento
Cell phone
Mobile learning mobile
Transmedia
Transmedia narrative
Transliteracy
dc.subject.por.fl_str_mv Celular
Aprendizagem móvel
Transmídia
Atividades transmídia
Transletramento
dc.subject.eng.fl_str_mv Cell phone
Mobile learning mobile
Transmedia
Transmedia narrative
Transliteracy
description The present research is a case study whose main goal is to present the reflections of 7th grade public school students upon the use of the cell phone in the creation of a transmedia activity in the English class. The project is based on: (a) issues of teaching and learning languages mediated by mobile technologies, emphasizing the use of cell phone, based on Moran (2008), Mattar (2010), Bottentuit Jr. (2012) and Freire (2015); (b) the concept of convergency, transmedia, and transmedia narrative, focused on Jenkins (2009) and Palma (2016); and on the concept of transliteracy, suggested by Frau-Meigs (2014). The research results indicate that, depite the technological difficulties found and the low level of foreign language proficiency revealed by the students, undertaking a transmedia activity may positively impact on the learning of Englisgh, as well as on the development of the students’ transliteracy. This research is relevant because it brings important contributions to the areas of Applied Linguistics, Education, and Educational Technology, also allowing refletions on mobile learning (m-learning)
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-02-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-12T22:04:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-12T22:04:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26669
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26669
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26669/1/GILVANEIDE%20DE%20ARAUJO%20SILVA%20MAINO.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26669/2/GILVANEIDE%20DE%20ARAUJO%20SILVA%20MAINO.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26669/3/GILVANEIDE%20DE%20ARAUJO%20SILVA%20MAINO.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4db08ceb475aa8185089fe71ed5093e6
9514cb3261f6cd0fcd40949cdd286230
c26d19b33a7412d50850dd8fe146fc81
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277799221952512