Revisão da literatura sobre motricidade orofacial/estética da face: um estudo para refletir sobre a formação do fonoaudiólogo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28600 |
Resumo: | INTRODUÇÃO: A Estética da Face (EF) é um dos ramos de atuação de fonoaudiólogos especialistas na área de Motricidade Orofacial (MO).O trabalho nesse campo tem como enfoque a adequação das funções da mastigação, deglutição, respiração, fala e tônus dos músculos faciais. A revisão da literatura mostra que a produção é ainda escassa. OBJETIVO: Analisar a formação oferecida pelos cursos de Fonoaudiologia para a atuação na área de MO/Estética da Face-EF. MÉTODO: Foram pesquisados, levantados e analisados o conjunto de disciplinas que visam a formação na área de MO em cinco cursos de graduação em Fonoaudiologia do Estado de São Paulo. Com base na revisão da literatura, realizada mediante consulta à base de dados eletrônica Scielo, a partir dos descritores: “fonoaudiologia”, “motricidade orofacial“, “tratamento fonoaudiológico”, “fonoaudiologia estética” e “estética da face”, foi possível fazer uma reflexão sobre a formação da graduação para o trabalho na área de MO/EF. Foram selecionados artigos publicados na língua portuguesa no período de 2002 a 2012. A análise teve como foco os conhecimentos necessários à formação do profissional que atua nessa especialidade. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os cursos apresentam um amplo leque de disciplinas de Anatomia e Fisiologia do Sistema Estomatognático responsáveis pelas funções de sucção, deglutição, mastigação, fala e respiração. Abordam a questão do desenvolvimento dessas funções e fazem a formação dos estudantes para o trabalho de avaliação, diagnóstico e tratamento das alterações da motricidade orofacial e da disfagia, que completa o processo de formação do generalista, conforme propõe as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Fonoaudiologia. A formação especializada dá continuidade a esses estudos e introduz outros conhecimentos, sobretudo sobre estudos do tema em áreas afins como a Geriatria, Dermatologia, Cirurgia plástica, entre outros. CONCLUSÃO: As análises mostraram que os cursos de Fonoaudiologia de um modo geral desenvolvem por meio de um amplo conjunto de disciplinas a formação para atuação em MO e, por conseguinte, a partir da especialização, a Estética da Face |
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Trenche, Maria Cecília BoniniContardi, Luana Gonçalves2022-10-11T11:43:43Z2022-10-11T11:43:43Z2013-12-09Contardi, Luana Gonçalves. Revisão da literatura sobre motricidade orofacial/estética da face: um estudo para refletir sobre a formação do fonoaudiólogo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28600INTRODUÇÃO: A Estética da Face (EF) é um dos ramos de atuação de fonoaudiólogos especialistas na área de Motricidade Orofacial (MO).O trabalho nesse campo tem como enfoque a adequação das funções da mastigação, deglutição, respiração, fala e tônus dos músculos faciais. A revisão da literatura mostra que a produção é ainda escassa. OBJETIVO: Analisar a formação oferecida pelos cursos de Fonoaudiologia para a atuação na área de MO/Estética da Face-EF. MÉTODO: Foram pesquisados, levantados e analisados o conjunto de disciplinas que visam a formação na área de MO em cinco cursos de graduação em Fonoaudiologia do Estado de São Paulo. Com base na revisão da literatura, realizada mediante consulta à base de dados eletrônica Scielo, a partir dos descritores: “fonoaudiologia”, “motricidade orofacial“, “tratamento fonoaudiológico”, “fonoaudiologia estética” e “estética da face”, foi possível fazer uma reflexão sobre a formação da graduação para o trabalho na área de MO/EF. Foram selecionados artigos publicados na língua portuguesa no período de 2002 a 2012. A análise teve como foco os conhecimentos necessários à formação do profissional que atua nessa especialidade. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os cursos apresentam um amplo leque de disciplinas de Anatomia e Fisiologia do Sistema Estomatognático responsáveis pelas funções de sucção, deglutição, mastigação, fala e respiração. Abordam a questão do desenvolvimento dessas funções e fazem a formação dos estudantes para o trabalho de avaliação, diagnóstico e tratamento das alterações da motricidade orofacial e da disfagia, que completa o processo de formação do generalista, conforme propõe as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Fonoaudiologia. A formação especializada dá continuidade a esses estudos e introduz outros conhecimentos, sobretudo sobre estudos do tema em áreas afins como a Geriatria, Dermatologia, Cirurgia plástica, entre outros. CONCLUSÃO: As análises mostraram que os cursos de Fonoaudiologia de um modo geral desenvolvem por meio de um amplo conjunto de disciplinas a formação para atuação em MO e, por conseguinte, a partir da especialização, a Estética da FaceporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em FonoaudiologiaPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Humanas e da SaúdeCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIAFonoaudiologiaEstéticaEstética facialFonoaudiologia estéticaRevisão da literatura sobre motricidade orofacial/estética da face: um estudo para refletir sobre a formação do fonoaudiólogoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALLuana Gonçalves Contardi - TCC.pdfapplication/pdf486711https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28600/1/Luana%20Gon%c3%a7alves%20Contardi%20-%20TCC.pdf5a1e22186b954bdfb418c6c95749b0c5MD51TEXTLuana Gonçalves Contardi - TCC.pdf.txtLuana Gonçalves Contardi - TCC.pdf.txtExtracted texttext/plain81056https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28600/2/Luana%20Gon%c3%a7alves%20Contardi%20-%20TCC.pdf.txt6d7019b95dc4a2276604b1ac6abf3fd1MD52THUMBNAILLuana Gonçalves Contardi - TCC.pdf.jpgLuana Gonçalves Contardi - TCC.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1224https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28600/3/Luana%20Gon%c3%a7alves%20Contardi%20-%20TCC.pdf.jpgc7d1fa52949a6df70196d67202080025MD53handle/286002022-10-12 01:02:06.862oai:repositorio.pucsp.br:handle/28600Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-10-12T04:02:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
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