Revisão da literatura sobre motricidade orofacial/estética da face: um estudo para refletir sobre a formação do fonoaudiólogo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Contardi, Luana Gonçalves
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28600
Resumo: INTRODUÇÃO: A Estética da Face (EF) é um dos ramos de atuação de fonoaudiólogos especialistas na área de Motricidade Orofacial (MO).O trabalho nesse campo tem como enfoque a adequação das funções da mastigação, deglutição, respiração, fala e tônus dos músculos faciais. A revisão da literatura mostra que a produção é ainda escassa. OBJETIVO: Analisar a formação oferecida pelos cursos de Fonoaudiologia para a atuação na área de MO/Estética da Face-EF. MÉTODO: Foram pesquisados, levantados e analisados o conjunto de disciplinas que visam a formação na área de MO em cinco cursos de graduação em Fonoaudiologia do Estado de São Paulo. Com base na revisão da literatura, realizada mediante consulta à base de dados eletrônica Scielo, a partir dos descritores: “fonoaudiologia”, “motricidade orofacial“, “tratamento fonoaudiológico”, “fonoaudiologia estética” e “estética da face”, foi possível fazer uma reflexão sobre a formação da graduação para o trabalho na área de MO/EF. Foram selecionados artigos publicados na língua portuguesa no período de 2002 a 2012. A análise teve como foco os conhecimentos necessários à formação do profissional que atua nessa especialidade. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os cursos apresentam um amplo leque de disciplinas de Anatomia e Fisiologia do Sistema Estomatognático responsáveis pelas funções de sucção, deglutição, mastigação, fala e respiração. Abordam a questão do desenvolvimento dessas funções e fazem a formação dos estudantes para o trabalho de avaliação, diagnóstico e tratamento das alterações da motricidade orofacial e da disfagia, que completa o processo de formação do generalista, conforme propõe as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Fonoaudiologia. A formação especializada dá continuidade a esses estudos e introduz outros conhecimentos, sobretudo sobre estudos do tema em áreas afins como a Geriatria, Dermatologia, Cirurgia plástica, entre outros. CONCLUSÃO: As análises mostraram que os cursos de Fonoaudiologia de um modo geral desenvolvem por meio de um amplo conjunto de disciplinas a formação para atuação em MO e, por conseguinte, a partir da especialização, a Estética da Face
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