A dimensão subjetiva da desigualdade social: estudo comparativo de projetos de futuro de jovens pobres inseridos em contextos educacionais distintos - uma análise à luz da perspectiva da Psicologia sócio-histórica
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27955 |
Resumo: | O presente estudo teve como finalidade estudar a dimensão subjetiva da desigualdade social. Para isso, foi discutido inicialmente a desigualdade social no Brasil e de que maneira ela tem influência na constituição da subjetividade dos sujeitos pertencentes à essa sociedade. A pesquisa teve como objetivo compreender quais os sentidos e significados atribuídos aos projetos de futuro de jovens moradores de Paraisópolis, a partir do instrumento já validado por Liebesny (1998) e Bock (2003) - e utilizado mais recentemente por Bock e Melsert (2015) – visando uma discussão dos aspectos relacionados ao tema da desigualdade social. Redações cujo enunciado solicitava que eles projetassem sua vida dez anos à frente. A aplicação dessas redações foi precedida pela assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e se deu de maneira individual com cada um dos participantes e a análise dos resultados delas foi realizado por meio dos núcleos de significação, como proposto por Aguiar e Ozella (2006). Os principais resultados encontrados apontam que os jovens possuem internalizada uma lógica meritocrática muito marcante que justifica quaisquer sucessos ou fracassos ao longo da vida, além disso, os sucessos e sonhos mencionados por eles aparecem diretamente relacionados as oportunidades de acesso a bens de consumo, exceto em um dos casos, onde a realização está associada ao sucesso acadêmico. Outro ponto importante que vale ressaltar é a centralidade do indivíduo nas realizações pessoais, onde todas as conquistas possuem relação com a quantidade de esforço empenhada por ele. Por fim, a ênfase no coletivo, ocorre quando um dos jovens afirma retornar à comunidade para realização de um projeto social a partir do conhecimento profissional, adquirido no nível superior |
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