A Base Nacional Comum Curricular e o ensino religioso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26705 |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão do curso Especialização em Ciência da Religião teve como objetivo fazer uma incursão sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), mais especificamente na parte que compete ao Ensino Religioso. Nos últimos anos, o Ensino Religioso, no Brasil, esteve na arena do debate público para se compreender a sua natureza e o seu papel na escola. Neste quesito, também, foi enfatizado a condição de disciplina regular no currículo. Esses debates aconteceram mais notadamente em 2015 quando o MEC (Ministério da Educação e Cultura) apresentou o documento para consulta pública homologando-a duas vezes: a primeira homologação 2017 com as etapas da Educação Infantil e Ensino Fundamental, a segunda em 2018 com a inclusão do Ensino Médio, finalizando o documento com as etapas do Ensino Básico. Doravante, à luz da Ciência da Religião, resolvemos verificar se há indícios de proselitismo caracterizado pela predominância de algum segmento religioso na forma como foi organizado o componente curricular na BNCC.Tendo em vista a atualidade do tema, buscamos desenvolver os estudos por meio da metodologia bibliográfica e documental delineada pela reflexão para que dessa maneira fosse possível se apropriar da abrangência histórica, conceitual e crítica do Ensino Religioso. Para o aporte teórico, amparamos nos trabalhos de Charles Taylor, Dermeval Saviani, Emerson Giumbelli e José Scampini para desenvolver o estudo do objeto. Desse modo, o trabalho visou discorrer sobre a parte histórica do Ensino Religioso, leitura e estudo de documentos oficiais para chegar à conclusão de que enquanto área de conhecimento e da maneira como foi organizada, na BNCC não há proselitismo religioso |
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