A liricização do cotidiano em a cor do invisível, de Mario Quintana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Tatiane Leandro da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35755
Resumo: Este trabalho consiste no estudo da poesia de Mario Quintana (2012) na obra A cor do invisível. Focaliza-se a liricização dos poemas, enquanto processo de criação poética, a partir de três principais eixos. O primeiro diz respeito ao recolhimento das coisas simples no cotidiano, aproximando o poeta de seu contexto. O segundo enfatiza a ironia presente nos poemas e sua finalidade poética, que é a de garantir humor ao texto, e o terceiro eixo relaciona os dois primeiros na compreensão da relação do poeta com o leitor, acrescentando que os textos poéticos contidos nessa obra favorecem a reflexão deste leitor acerca dos valores humanos. Nota-se com este trabalho que a poesia de Quintana está vinculada à lírica modernista a partir da perspectiva do cotidiano e da adoção do verso livre, mas também se verifica que Quintana não se restringe a ela em virtude de sua peculiar simplicidade poética, do poema em prosa e de sua preocupação com as essencialidades humanas. Os teóricos que fundamentam este estudo são: Theodor Adorno (2012), George Hegel (2012), Segismundo Spina (2002), Solange Yokozawa (2006), Luís e Sérgio Fischer (2006), além da obra, que reúne importantes textos críticos, elaborada por Nelson Fachinelli (1976). A pesquisa foi desenvolvida a partir da análise da fortuna crítica tanto do modernismo, quanto de Mario Quintana. Buscou-se apreender um sentido da poesia em A cor do invisível, evidenciando que não só o gênero lírico Brasileiro enriqueceu com Quintana, mas também o leitor, que recebe como presente cultural uma poesia dotada de sentido, inteligência e valor humano e poético
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