Educação linguística e ensino de língua portuguesa: o pronome possessivo em discussão
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26734 |
Resumo: | A presente pesquisa é resultado de uma breve análise proveniente de minha prática docente e também de pesquisas, leituras e discussões realizadas durante o curso de Especialização em Língua Portuguesa (COGEAE) da PUC-SP no Campus Perdizes. Neste trabalho, foi analisada uma amostragem da ocorrência do termo “dele/a”, no material didático do 7º ano do Ensino Fundamental II de uma escola particular, como uma unidade para evitar ambiguidade nas frases, fazendo com que essa palavra assuma o valor de pronome possessivo. O objetivo geral desse estudo é elucidar como o processo de ensino do termo “dele/a” deveria ser considerado no ensino dos pronomes possessivos de maneira a se valorizar a análise do termo em seus diferentes contextos de uso. Também foi analisada uma amostragem da ocorrência do termo “meu” como uma unidade que, dependendo do contexto em que é utilizada, exerce outras funções diferentes de um pronome possessivo. O objetivo geral desse estudo é elucidar como o processo de ensino do termo “dele/a” e do termo “meu” deveria ser considerado, nos materiais didáticos, de maneira plural de modo a se valorizar a análise do termo em seus diferentes contextos de uso. Para isso, recorre-se aos pressupostos defendidos na abordagem teórica da educação linguística. O trabalho está organizado em três partes. Na primeira, foi apresentada considerações de ordem teórica com base em Giraldi (1999), Irandé (2007) e Travaglia (2007) ocorrendo a análise também da perspectiva linguística existente BNCC (2017) Na segunda, há a análise dos termos “dele/a” e “meu” em textos presentes no material didático do 7º ano do Ensino Fundamental II de uma escola particular. Na terceira, há uma proposta de como os termos “dele/a” e “meu” podem ser ensinados e abordados no material didático e pelo professor à luz da educação linguística |
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Butti, CassianoMiranda, Michelle Rinaldi de2022-08-16T15:17:58Z2022-08-16T15:17:58Z2021-04-05https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26734A presente pesquisa é resultado de uma breve análise proveniente de minha prática docente e também de pesquisas, leituras e discussões realizadas durante o curso de Especialização em Língua Portuguesa (COGEAE) da PUC-SP no Campus Perdizes. Neste trabalho, foi analisada uma amostragem da ocorrência do termo “dele/a”, no material didático do 7º ano do Ensino Fundamental II de uma escola particular, como uma unidade para evitar ambiguidade nas frases, fazendo com que essa palavra assuma o valor de pronome possessivo. O objetivo geral desse estudo é elucidar como o processo de ensino do termo “dele/a” deveria ser considerado no ensino dos pronomes possessivos de maneira a se valorizar a análise do termo em seus diferentes contextos de uso. Também foi analisada uma amostragem da ocorrência do termo “meu” como uma unidade que, dependendo do contexto em que é utilizada, exerce outras funções diferentes de um pronome possessivo. O objetivo geral desse estudo é elucidar como o processo de ensino do termo “dele/a” e do termo “meu” deveria ser considerado, nos materiais didáticos, de maneira plural de modo a se valorizar a análise do termo em seus diferentes contextos de uso. Para isso, recorre-se aos pressupostos defendidos na abordagem teórica da educação linguística. O trabalho está organizado em três partes. Na primeira, foi apresentada considerações de ordem teórica com base em Giraldi (1999), Irandé (2007) e Travaglia (2007) ocorrendo a análise também da perspectiva linguística existente BNCC (2017) Na segunda, há a análise dos termos “dele/a” e “meu” em textos presentes no material didático do 7º ano do Ensino Fundamental II de uma escola particular. Na terceira, há uma proposta de como os termos “dele/a” e “meu” podem ser ensinados e abordados no material didático e pelo professor à luz da educação linguísticaporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Língua PortuguesaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESALíngua PortuguesaEducação linguísticaAnálise linguísticaPronomes possessivosEducação linguística e ensino de língua portuguesa: o pronome possessivo em discussãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALMichelle Rinaldi de Miranda_monografia.pdfapplication/pdf3309909https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26734/1/Michelle%20Rinaldi%20de%20Miranda_monografia.pdfbf3c6b1b37fb2e99e48f446e25cad48dMD51TEXTMichelle Rinaldi de Miranda_monografia.pdf.txtMichelle Rinaldi de Miranda_monografia.pdf.txtExtracted texttext/plain100273https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26734/2/Michelle%20Rinaldi%20de%20Miranda_monografia.pdf.txt6ddf212c5e8cf6e2a04413c7c6fb8400MD52THUMBNAILMichelle Rinaldi de Miranda_monografia.pdf.jpgMichelle Rinaldi de Miranda_monografia.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1255https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26734/3/Michelle%20Rinaldi%20de%20Miranda_monografia.pdf.jpg72022c109289428f88b62e6a39d3d6afMD53handle/267342022-08-19 13:59:28.171oai:repositorio.pucsp.br:handle/26734Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-08-19T16:59:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
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