Educação linguística e ensino de língua portuguesa: o pronome possessivo em discussão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Michelle Rinaldi de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26734
Resumo: A presente pesquisa é resultado de uma breve análise proveniente de minha prática docente e também de pesquisas, leituras e discussões realizadas durante o curso de Especialização em Língua Portuguesa (COGEAE) da PUC-SP no Campus Perdizes. Neste trabalho, foi analisada uma amostragem da ocorrência do termo “dele/a”, no material didático do 7º ano do Ensino Fundamental II de uma escola particular, como uma unidade para evitar ambiguidade nas frases, fazendo com que essa palavra assuma o valor de pronome possessivo. O objetivo geral desse estudo é elucidar como o processo de ensino do termo “dele/a” deveria ser considerado no ensino dos pronomes possessivos de maneira a se valorizar a análise do termo em seus diferentes contextos de uso. Também foi analisada uma amostragem da ocorrência do termo “meu” como uma unidade que, dependendo do contexto em que é utilizada, exerce outras funções diferentes de um pronome possessivo. O objetivo geral desse estudo é elucidar como o processo de ensino do termo “dele/a” e do termo “meu” deveria ser considerado, nos materiais didáticos, de maneira plural de modo a se valorizar a análise do termo em seus diferentes contextos de uso. Para isso, recorre-se aos pressupostos defendidos na abordagem teórica da educação linguística. O trabalho está organizado em três partes. Na primeira, foi apresentada considerações de ordem teórica com base em Giraldi (1999), Irandé (2007) e Travaglia (2007) ocorrendo a análise também da perspectiva linguística existente BNCC (2017) Na segunda, há a análise dos termos “dele/a” e “meu” em textos presentes no material didático do 7º ano do Ensino Fundamental II de uma escola particular. Na terceira, há uma proposta de como os termos “dele/a” e “meu” podem ser ensinados e abordados no material didático e pelo professor à luz da educação linguística
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