Customização de personagem e sua influência na imersão em vídeo games através da perspectiva da análise do comportamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Liz, Caio Ayrton Silva de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28067
Resumo: O trabalho tem como objetivo compreender quais os possíveis interferências da customização de personagens por jogadores do jogo The Elder Scrolls V: Skyrim no fenômeno denominado imersão por meio da análise das variáveis de comportamento coletadas. Para isto, a coleta de dados foi feita a partir de um questionário online divulgado em comunidades e grupos de pessoas jogadoras de videogame. O questionário contêm 21 perguntas, sendo 7 fechadas e 14 baseadas na escala Likert. A análise dos resultados se deu com base na teoria da Análise do Comportamento de B.F. Skinner. Participaram da pesquisa 105 pessoas das quais 91% se identificaram sendo do gênero masculino e 48% afirmaram estar entre 22 e 25 anos. Foi verificado que os participantes que se consideram semelhantes aos seus avatares agem mais frequentemente no mundo virtual de maneira parecida com suas ações reais em comparação a participantes diferentes de seu personagem. Além disto, participantes que criam personagens como uma reprodução quase aproximada de si mesmo, tanto em aparência quanto em comportamentos, experenciaram mais elementos ligados ao processo de imersão em confronto com participantes totalmente diferentes de seus avatares
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