Educação baseada em evidências: uma revisão integrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Carina Bontempi de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28070
Resumo: A Análise do Comportamento pode contribuir na tarefa de sistematização e análise das evidências empiricamente sustentadas em Educação. Dados da educação básica brasileira mostram a necessidade do desenvolvimento de tais estudos. Assim, o objetivo da presente pesquisa foi verificar as evidências empíricas presentes nas produções da área de educação básica, publicadas em periódicos de Psicologia e de Educação. Para cumprir esse objetivo, foi realizada uma revisão integrativa da literatura com os descritores: prática baseada em evidências na educação e educação baseada em evidências, nos portais BVS-PSI, CAPES, LILACS, PePSIC e SCIELO. Em seguida, buscou-se analisar os dados destacados pelos artigos selecionados e compreender, à luz da Análise do Comportamento, aquilo que as pesquisas apontam como eficiente à prática pedagógica. Foi localizado um total de 636 artigos. Porém, apenas quatro foram selecionados. Desses, dois constavam de periódicos de Psicologia e dois de periódicos de Educação. Os artigos selecionados tratavam de estratégias que facilitassem o processo de ensino-aprendizagem, tais como: dinâmica colaborativa de grupos de trabalho, tutoria, uso de computadores e outros recursos tecnológicos e informatizados.
id PUC_SP-1_96fe198dfb357bba3ed9c83e3afd0a49
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/28070
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Assis, Fátima Regina Pires deSousa, Carina Bontempi de2022-09-29T23:49:10Z2022-09-29T23:49:10Z2017-09-15Sousa, Carina Bontempi de. Educação baseada em evidências: uma revisão integrativa. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28070A Análise do Comportamento pode contribuir na tarefa de sistematização e análise das evidências empiricamente sustentadas em Educação. Dados da educação básica brasileira mostram a necessidade do desenvolvimento de tais estudos. Assim, o objetivo da presente pesquisa foi verificar as evidências empíricas presentes nas produções da área de educação básica, publicadas em periódicos de Psicologia e de Educação. Para cumprir esse objetivo, foi realizada uma revisão integrativa da literatura com os descritores: prática baseada em evidências na educação e educação baseada em evidências, nos portais BVS-PSI, CAPES, LILACS, PePSIC e SCIELO. Em seguida, buscou-se analisar os dados destacados pelos artigos selecionados e compreender, à luz da Análise do Comportamento, aquilo que as pesquisas apontam como eficiente à prática pedagógica. Foi localizado um total de 636 artigos. Porém, apenas quatro foram selecionados. Desses, dois constavam de periódicos de Psicologia e dois de periódicos de Educação. Os artigos selecionados tratavam de estratégias que facilitassem o processo de ensino-aprendizagem, tais como: dinâmica colaborativa de grupos de trabalho, tutoria, uso de computadores e outros recursos tecnológicos e informatizados.porPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em PsicologiaPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Humanas e da SaúdeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAAnálise do comportamentoEducaçãoPrática baseada em evidênciasRevisão integrativaEducação baseada em evidências: uma revisão integrativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALCARINA BONTEMPI DE SOUSA - TCC.pdfapplication/pdf1186176https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28070/1/CARINA%20BONTEMPI%20DE%20SOUSA%20-%20TCC.pdf01288a99ac2a3b13a8b4997464cdd174MD51TEXTCARINA BONTEMPI DE SOUSA - TCC.pdf.txtCARINA BONTEMPI DE SOUSA - TCC.pdf.txtExtracted texttext/plain91657https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28070/2/CARINA%20BONTEMPI%20DE%20SOUSA%20-%20TCC.pdf.txtc4a579c3407c10363759002fb86135abMD52THUMBNAILCARINA BONTEMPI DE SOUSA - TCC.pdf.jpgCARINA BONTEMPI DE SOUSA - TCC.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1206https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28070/3/CARINA%20BONTEMPI%20DE%20SOUSA%20-%20TCC.pdf.jpg9c44002f086b5357471cb72371957411MD53handle/280702022-09-30 20:17:28.359oai:repositorio.pucsp.br:handle/28070Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-09-30T23:17:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação baseada em evidências: uma revisão integrativa
title Educação baseada em evidências: uma revisão integrativa
spellingShingle Educação baseada em evidências: uma revisão integrativa
Sousa, Carina Bontempi de
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Análise do comportamento
Educação
Prática baseada em evidências
Revisão integrativa
title_short Educação baseada em evidências: uma revisão integrativa
title_full Educação baseada em evidências: uma revisão integrativa
title_fullStr Educação baseada em evidências: uma revisão integrativa
title_full_unstemmed Educação baseada em evidências: uma revisão integrativa
title_sort Educação baseada em evidências: uma revisão integrativa
author Sousa, Carina Bontempi de
author_facet Sousa, Carina Bontempi de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Assis, Fátima Regina Pires de
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Carina Bontempi de
contributor_str_mv Assis, Fátima Regina Pires de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Análise do comportamento
Educação
Prática baseada em evidências
Revisão integrativa
dc.subject.por.fl_str_mv Análise do comportamento
Educação
Prática baseada em evidências
Revisão integrativa
description A Análise do Comportamento pode contribuir na tarefa de sistematização e análise das evidências empiricamente sustentadas em Educação. Dados da educação básica brasileira mostram a necessidade do desenvolvimento de tais estudos. Assim, o objetivo da presente pesquisa foi verificar as evidências empíricas presentes nas produções da área de educação básica, publicadas em periódicos de Psicologia e de Educação. Para cumprir esse objetivo, foi realizada uma revisão integrativa da literatura com os descritores: prática baseada em evidências na educação e educação baseada em evidências, nos portais BVS-PSI, CAPES, LILACS, PePSIC e SCIELO. Em seguida, buscou-se analisar os dados destacados pelos artigos selecionados e compreender, à luz da Análise do Comportamento, aquilo que as pesquisas apontam como eficiente à prática pedagógica. Foi localizado um total de 636 artigos. Porém, apenas quatro foram selecionados. Desses, dois constavam de periódicos de Psicologia e dois de periódicos de Educação. Os artigos selecionados tratavam de estratégias que facilitassem o processo de ensino-aprendizagem, tais como: dinâmica colaborativa de grupos de trabalho, tutoria, uso de computadores e outros recursos tecnológicos e informatizados.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-09-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-29T23:49:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-09-29T23:49:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Sousa, Carina Bontempi de. Educação baseada em evidências: uma revisão integrativa. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28070
identifier_str_mv Sousa, Carina Bontempi de. Educação baseada em evidências: uma revisão integrativa. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28070
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Graduação em Psicologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28070/1/CARINA%20BONTEMPI%20DE%20SOUSA%20-%20TCC.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28070/2/CARINA%20BONTEMPI%20DE%20SOUSA%20-%20TCC.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28070/3/CARINA%20BONTEMPI%20DE%20SOUSA%20-%20TCC.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 01288a99ac2a3b13a8b4997464cdd174
c4a579c3407c10363759002fb86135ab
9c44002f086b5357471cb72371957411
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1799796214337634304