Educação baseada em evidências: uma revisão integrativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28070 |
Resumo: | A Análise do Comportamento pode contribuir na tarefa de sistematização e análise das evidências empiricamente sustentadas em Educação. Dados da educação básica brasileira mostram a necessidade do desenvolvimento de tais estudos. Assim, o objetivo da presente pesquisa foi verificar as evidências empíricas presentes nas produções da área de educação básica, publicadas em periódicos de Psicologia e de Educação. Para cumprir esse objetivo, foi realizada uma revisão integrativa da literatura com os descritores: prática baseada em evidências na educação e educação baseada em evidências, nos portais BVS-PSI, CAPES, LILACS, PePSIC e SCIELO. Em seguida, buscou-se analisar os dados destacados pelos artigos selecionados e compreender, à luz da Análise do Comportamento, aquilo que as pesquisas apontam como eficiente à prática pedagógica. Foi localizado um total de 636 artigos. Porém, apenas quatro foram selecionados. Desses, dois constavam de periódicos de Psicologia e dois de periódicos de Educação. Os artigos selecionados tratavam de estratégias que facilitassem o processo de ensino-aprendizagem, tais como: dinâmica colaborativa de grupos de trabalho, tutoria, uso de computadores e outros recursos tecnológicos e informatizados. |
id |
PUC_SP-1_96fe198dfb357bba3ed9c83e3afd0a49 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/28070 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Assis, Fátima Regina Pires deSousa, Carina Bontempi de2022-09-29T23:49:10Z2022-09-29T23:49:10Z2017-09-15Sousa, Carina Bontempi de. Educação baseada em evidências: uma revisão integrativa. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28070A Análise do Comportamento pode contribuir na tarefa de sistematização e análise das evidências empiricamente sustentadas em Educação. Dados da educação básica brasileira mostram a necessidade do desenvolvimento de tais estudos. Assim, o objetivo da presente pesquisa foi verificar as evidências empíricas presentes nas produções da área de educação básica, publicadas em periódicos de Psicologia e de Educação. Para cumprir esse objetivo, foi realizada uma revisão integrativa da literatura com os descritores: prática baseada em evidências na educação e educação baseada em evidências, nos portais BVS-PSI, CAPES, LILACS, PePSIC e SCIELO. Em seguida, buscou-se analisar os dados destacados pelos artigos selecionados e compreender, à luz da Análise do Comportamento, aquilo que as pesquisas apontam como eficiente à prática pedagógica. Foi localizado um total de 636 artigos. Porém, apenas quatro foram selecionados. Desses, dois constavam de periódicos de Psicologia e dois de periódicos de Educação. Os artigos selecionados tratavam de estratégias que facilitassem o processo de ensino-aprendizagem, tais como: dinâmica colaborativa de grupos de trabalho, tutoria, uso de computadores e outros recursos tecnológicos e informatizados.porPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em PsicologiaPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Humanas e da SaúdeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAAnálise do comportamentoEducaçãoPrática baseada em evidênciasRevisão integrativaEducação baseada em evidências: uma revisão integrativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALCARINA BONTEMPI DE SOUSA - TCC.pdfapplication/pdf1186176https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28070/1/CARINA%20BONTEMPI%20DE%20SOUSA%20-%20TCC.pdf01288a99ac2a3b13a8b4997464cdd174MD51TEXTCARINA BONTEMPI DE SOUSA - TCC.pdf.txtCARINA BONTEMPI DE SOUSA - TCC.pdf.txtExtracted texttext/plain91657https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28070/2/CARINA%20BONTEMPI%20DE%20SOUSA%20-%20TCC.pdf.txtc4a579c3407c10363759002fb86135abMD52THUMBNAILCARINA BONTEMPI DE SOUSA - TCC.pdf.jpgCARINA BONTEMPI DE SOUSA - TCC.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1206https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28070/3/CARINA%20BONTEMPI%20DE%20SOUSA%20-%20TCC.pdf.jpg9c44002f086b5357471cb72371957411MD53handle/280702022-09-30 20:17:28.359oai:repositorio.pucsp.br:handle/28070Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-09-30T23:17:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Educação baseada em evidências: uma revisão integrativa |
title |
Educação baseada em evidências: uma revisão integrativa |
spellingShingle |
Educação baseada em evidências: uma revisão integrativa Sousa, Carina Bontempi de CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA Análise do comportamento Educação Prática baseada em evidências Revisão integrativa |
title_short |
Educação baseada em evidências: uma revisão integrativa |
title_full |
Educação baseada em evidências: uma revisão integrativa |
title_fullStr |
Educação baseada em evidências: uma revisão integrativa |
title_full_unstemmed |
Educação baseada em evidências: uma revisão integrativa |
title_sort |
Educação baseada em evidências: uma revisão integrativa |
author |
Sousa, Carina Bontempi de |
author_facet |
Sousa, Carina Bontempi de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Assis, Fátima Regina Pires de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Carina Bontempi de |
contributor_str_mv |
Assis, Fátima Regina Pires de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA Análise do comportamento Educação Prática baseada em evidências Revisão integrativa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise do comportamento Educação Prática baseada em evidências Revisão integrativa |
description |
A Análise do Comportamento pode contribuir na tarefa de sistematização e análise das evidências empiricamente sustentadas em Educação. Dados da educação básica brasileira mostram a necessidade do desenvolvimento de tais estudos. Assim, o objetivo da presente pesquisa foi verificar as evidências empíricas presentes nas produções da área de educação básica, publicadas em periódicos de Psicologia e de Educação. Para cumprir esse objetivo, foi realizada uma revisão integrativa da literatura com os descritores: prática baseada em evidências na educação e educação baseada em evidências, nos portais BVS-PSI, CAPES, LILACS, PePSIC e SCIELO. Em seguida, buscou-se analisar os dados destacados pelos artigos selecionados e compreender, à luz da Análise do Comportamento, aquilo que as pesquisas apontam como eficiente à prática pedagógica. Foi localizado um total de 636 artigos. Porém, apenas quatro foram selecionados. Desses, dois constavam de periódicos de Psicologia e dois de periódicos de Educação. Os artigos selecionados tratavam de estratégias que facilitassem o processo de ensino-aprendizagem, tais como: dinâmica colaborativa de grupos de trabalho, tutoria, uso de computadores e outros recursos tecnológicos e informatizados. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-09-15 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-09-29T23:49:10Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-09-29T23:49:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Sousa, Carina Bontempi de. Educação baseada em evidências: uma revisão integrativa. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28070 |
identifier_str_mv |
Sousa, Carina Bontempi de. Educação baseada em evidências: uma revisão integrativa. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28070 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Graduação em Psicologia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28070/1/CARINA%20BONTEMPI%20DE%20SOUSA%20-%20TCC.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28070/2/CARINA%20BONTEMPI%20DE%20SOUSA%20-%20TCC.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28070/3/CARINA%20BONTEMPI%20DE%20SOUSA%20-%20TCC.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
01288a99ac2a3b13a8b4997464cdd174 c4a579c3407c10363759002fb86135ab 9c44002f086b5357471cb72371957411 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1799796214337634304 |