As contribuições da psicomotricidade no processo de ensino e aprendizagem escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Alessandra Felix
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28330
Resumo: This research highlights the importance of psychomotor education in school. The main objective is to research on the psychomotor development of students in phase 2 at 5 years, and punctuate what actions educators can accomplish together children from kindergarten to ensure the full development engine that stage. Proposals for actions for students who have learning disorders resulting from psychomotor syndromes were also the subject of this study. Therefore we conducted a qualitative research through literature review, emphasizing aspects related to school education. The survey results indicate the relevance of neuroscience for education of students with psychomotor disturbances. When not worked bodily aspects, during school life, appear some learning disorders, arising from restlessness. Teaching students with learning from the teacher requires an investigation of how each child learns, will be aware of the strengths and weaknesses of each student, not just with regard to educational skills such as reading and writing, but in terms of psychomotor skills like perception, hearing, vision and memory. By knowing the various and endless possibilities of movements, body postures and actions, the child grows, learns to cope with the environment that surrounds and makes room for new knowledge, which will incorporate in your life
id PUC_SP-1_9e2689a916afed1eb21018b137bf2828
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/28330
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Elias, Marisa Del Cioppohttp://lattes.cnpq.br/0083734467084510Lopes, Alessandra Felix2022-09-30T21:22:31Z2022-09-30T21:22:31Z2014-11-06Lopes, Alessandra Felix. As contribuições da psicomotricidade no processo de ensino e aprendizagem escolar. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28330This research highlights the importance of psychomotor education in school. The main objective is to research on the psychomotor development of students in phase 2 at 5 years, and punctuate what actions educators can accomplish together children from kindergarten to ensure the full development engine that stage. Proposals for actions for students who have learning disorders resulting from psychomotor syndromes were also the subject of this study. Therefore we conducted a qualitative research through literature review, emphasizing aspects related to school education. The survey results indicate the relevance of neuroscience for education of students with psychomotor disturbances. When not worked bodily aspects, during school life, appear some learning disorders, arising from restlessness. Teaching students with learning from the teacher requires an investigation of how each child learns, will be aware of the strengths and weaknesses of each student, not just with regard to educational skills such as reading and writing, but in terms of psychomotor skills like perception, hearing, vision and memory. By knowing the various and endless possibilities of movements, body postures and actions, the child grows, learns to cope with the environment that surrounds and makes room for new knowledge, which will incorporate in your lifeA presente pesquisa evidencia a importância da psicomotricidade na educação escolar. O principal objetivo é pesquisar sobre o desenvolvimento psicomotor dos educandos na fase de 2 á 5 anos, e pontuar quais as ações os pedagogos podem realizar junto as crianças da educação infantil para garantir o pleno desenvolvimento motor nessa fase. Propostas de ações para educandos que apresentam distúrbios de aprendizagem decorrentes das síndromes psicomotoras também foram objeto do presente estudo. Para tanto foi realizada uma pesquisa qualitativa por meio de revisão bibliográfica, enfatizando os aspectos ligados a educação escolar. Os resultados da pesquisa indicam a relevância dessa neurociência para a educação de educandos com distúrbios psicomotores. Quando não trabalhados os aspectos corporais, durante a vida escolar, aparecem alguns distúrbios de aprendizagem, decorrentes da instabilidade psicomotora. Ensinar alunos com dificuldade de aprendizado requer por parte do professor uma investigação de como cada criança aprende, estar á par das habilidades e fraquezas de cada aluno, não apenas no que diz respeito à habilidades escolares, como a leitura e a escrita, mas em termos de habilidades psicomotoras como a percepção, audição, visão e memória. Ao conhecer as diversas e infinitas possibilidades de movimentos, posturas corporais e ações, a criança cresce, aprende a lidar com o meio que a cerca e, abre espaço para os novos conhecimentos, que incorporará em sua vidaporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em PedagogiaPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOPsicomotricidadeDistúrbios de aprendizagemSíndromes psicomotorasPedagogoEducação escolarDesenvolvimento motorPsychomotricityLearning disordersPsychomotor syndromesEducatorSchool educationDevelopment motorAs contribuições da psicomotricidade no processo de ensino e aprendizagem escolarThe contributions of Psychomotricity in the process of teaching and learning schoolinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALALESSANDRA FELIX LOPES - TCC.pdfapplication/pdf749740https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28330/1/ALESSANDRA%20FELIX%20LOPES%20-%20TCC.pdfa14cf6578ad0122e15354e83bba965ebMD51TEXTALESSANDRA FELIX LOPES - TCC.pdf.txtALESSANDRA FELIX LOPES - TCC.pdf.txtExtracted texttext/plain126634https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28330/2/ALESSANDRA%20FELIX%20LOPES%20-%20TCC.pdf.txtf85da608bf4be8857a28345a7a5b9447MD52THUMBNAILALESSANDRA FELIX LOPES - TCC.pdf.jpgALESSANDRA FELIX LOPES - TCC.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1235https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28330/3/ALESSANDRA%20FELIX%20LOPES%20-%20TCC.pdf.jpgb7eddedd391394accc9c753c8911bf2cMD53handle/283302022-10-01 01:04:07.999oai:repositorio.pucsp.br:handle/28330Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-10-01T04:04:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As contribuições da psicomotricidade no processo de ensino e aprendizagem escolar
dc.title.alternative.en_US.fl_str_mv The contributions of Psychomotricity in the process of teaching and learning school
title As contribuições da psicomotricidade no processo de ensino e aprendizagem escolar
spellingShingle As contribuições da psicomotricidade no processo de ensino e aprendizagem escolar
Lopes, Alessandra Felix
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Psicomotricidade
Distúrbios de aprendizagem
Síndromes psicomotoras
Pedagogo
Educação escolar
Desenvolvimento motor
Psychomotricity
Learning disorders
Psychomotor syndromes
Educator
School education
Development motor
title_short As contribuições da psicomotricidade no processo de ensino e aprendizagem escolar
title_full As contribuições da psicomotricidade no processo de ensino e aprendizagem escolar
title_fullStr As contribuições da psicomotricidade no processo de ensino e aprendizagem escolar
title_full_unstemmed As contribuições da psicomotricidade no processo de ensino e aprendizagem escolar
title_sort As contribuições da psicomotricidade no processo de ensino e aprendizagem escolar
author Lopes, Alessandra Felix
author_facet Lopes, Alessandra Felix
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Elias, Marisa Del Cioppo
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0083734467084510
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Alessandra Felix
contributor_str_mv Elias, Marisa Del Cioppo
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Psicomotricidade
Distúrbios de aprendizagem
Síndromes psicomotoras
Pedagogo
Educação escolar
Desenvolvimento motor
Psychomotricity
Learning disorders
Psychomotor syndromes
Educator
School education
Development motor
dc.subject.por.fl_str_mv Psicomotricidade
Distúrbios de aprendizagem
Síndromes psicomotoras
Pedagogo
Educação escolar
Desenvolvimento motor
dc.subject.eng.fl_str_mv Psychomotricity
Learning disorders
Psychomotor syndromes
Educator
School education
Development motor
description This research highlights the importance of psychomotor education in school. The main objective is to research on the psychomotor development of students in phase 2 at 5 years, and punctuate what actions educators can accomplish together children from kindergarten to ensure the full development engine that stage. Proposals for actions for students who have learning disorders resulting from psychomotor syndromes were also the subject of this study. Therefore we conducted a qualitative research through literature review, emphasizing aspects related to school education. The survey results indicate the relevance of neuroscience for education of students with psychomotor disturbances. When not worked bodily aspects, during school life, appear some learning disorders, arising from restlessness. Teaching students with learning from the teacher requires an investigation of how each child learns, will be aware of the strengths and weaknesses of each student, not just with regard to educational skills such as reading and writing, but in terms of psychomotor skills like perception, hearing, vision and memory. By knowing the various and endless possibilities of movements, body postures and actions, the child grows, learns to cope with the environment that surrounds and makes room for new knowledge, which will incorporate in your life
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-11-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-30T21:22:31Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-09-30T21:22:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Lopes, Alessandra Felix. As contribuições da psicomotricidade no processo de ensino e aprendizagem escolar. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28330
identifier_str_mv Lopes, Alessandra Felix. As contribuições da psicomotricidade no processo de ensino e aprendizagem escolar. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28330
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Graduação em Pedagogia
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28330/1/ALESSANDRA%20FELIX%20LOPES%20-%20TCC.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28330/2/ALESSANDRA%20FELIX%20LOPES%20-%20TCC.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28330/3/ALESSANDRA%20FELIX%20LOPES%20-%20TCC.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a14cf6578ad0122e15354e83bba965eb
f85da608bf4be8857a28345a7a5b9447
b7eddedd391394accc9c753c8911bf2c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277769685663744