O papel dos contos de fadas na infância e a aprendizagem das habilidades socioemocionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Anastacio, Ana Odalia
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/40318
Resumo: This study aims mainly to understand how fairytales can help the development of social and emocional skills of children in early childhood education, considering fairytales are widespread and contain significant symbology to childhood context. From this, the present study seeks to bring out the full complexity of feelings experienced by children and how the symbolism present in stories helps them develop their socio-emotional skills.The research is a bibliographic review study, in which I sought to prioritize books and articles as main sources. From the study, I was able to conclude the importance and fundamental role of Fairy Tales in learning socio-emotional skills, given the symbolism present in this type of literature
id PUC_SP-1_a016022a22e24b62328c5d490afbc891
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/40318
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Sá, Ivo Ribeiro dehttp://lattes.cnpq.br/3614199328254948Anastacio, Ana Odalia2023-12-08T18:48:34Z2023-12-08T18:48:34Z2023-11-16Anastacio, Ana Odalia. O papel dos contos de fadas na infância e a aprendizagem das habilidades socioemocionais. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/40318This study aims mainly to understand how fairytales can help the development of social and emocional skills of children in early childhood education, considering fairytales are widespread and contain significant symbology to childhood context. From this, the present study seeks to bring out the full complexity of feelings experienced by children and how the symbolism present in stories helps them develop their socio-emotional skills.The research is a bibliographic review study, in which I sought to prioritize books and articles as main sources. From the study, I was able to conclude the importance and fundamental role of Fairy Tales in learning socio-emotional skills, given the symbolism present in this type of literatureO presente estudo tem como objetivo, entender como os Contos de Fadas podem auxiliar no desenvolvimento socioemocional das crianças de educação infantil. Tendo em vista que os Contos de Fadas são difundidos popularmente e contém diversas simbologias que são significativas para o contexto da infância. A partir disso, o presente estudo busca trazer toda a complexidade de sentimentos vividos pela criança e como a simbologia presente nas histórias os auxilia a desenvolver suas habilidades socioemocionais. A pesquisa trata-se de um estudo de revisão bibliográfica, os quais busquei priorizar livros e artigos como fontes principais. A partir do estudo, pude concluir a importância e o papel fundamental dos Contos de Fadas para a aprendizagem das habilidades socioemocionais, tendo em vista as simbologias presentes nesse tipo de literaturaporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em PedagogiaPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOContos de fadasInfânciaHabilidades socioemocionaisDesenvolvimento e educação infantilFairy talesChildhoodSocio-emotional skillsChild developmentEducationO papel dos contos de fadas na infância e a aprendizagem das habilidades socioemocionaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALTCC_ANA ODALIA ANASTACIO.pdfapplication/pdf4297807https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/40318/1/TCC_ANA%20ODALIA%20ANASTACIO.pdf07c1db3a01889cc6750d5a8da713de37MD51TEXTTCC_ANA ODALIA ANASTACIO.pdf.txtTCC_ANA ODALIA ANASTACIO.pdf.txtExtracted texttext/plain68653https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/40318/2/TCC_ANA%20ODALIA%20ANASTACIO.pdf.txtf9fdee1a5511d2d320cc9059e4ec415cMD52THUMBNAILTCC_ANA ODALIA ANASTACIO.pdf.jpgTCC_ANA ODALIA ANASTACIO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1275https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/40318/3/TCC_ANA%20ODALIA%20ANASTACIO.pdf.jpg22faed1c064fcf4be2e0e232b48ca373MD53handle/403182023-12-09 01:03:26.159oai:repositorio.pucsp.br:handle/40318Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-12-09T04:03:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O papel dos contos de fadas na infância e a aprendizagem das habilidades socioemocionais
title O papel dos contos de fadas na infância e a aprendizagem das habilidades socioemocionais
spellingShingle O papel dos contos de fadas na infância e a aprendizagem das habilidades socioemocionais
Anastacio, Ana Odalia
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Contos de fadas
Infância
Habilidades socioemocionais
Desenvolvimento e educação infantil
Fairy tales
Childhood
Socio-emotional skills
Child development
Education
title_short O papel dos contos de fadas na infância e a aprendizagem das habilidades socioemocionais
title_full O papel dos contos de fadas na infância e a aprendizagem das habilidades socioemocionais
title_fullStr O papel dos contos de fadas na infância e a aprendizagem das habilidades socioemocionais
title_full_unstemmed O papel dos contos de fadas na infância e a aprendizagem das habilidades socioemocionais
title_sort O papel dos contos de fadas na infância e a aprendizagem das habilidades socioemocionais
author Anastacio, Ana Odalia
author_facet Anastacio, Ana Odalia
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sá, Ivo Ribeiro de
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3614199328254948
dc.contributor.author.fl_str_mv Anastacio, Ana Odalia
contributor_str_mv Sá, Ivo Ribeiro de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Contos de fadas
Infância
Habilidades socioemocionais
Desenvolvimento e educação infantil
Fairy tales
Childhood
Socio-emotional skills
Child development
Education
dc.subject.por.fl_str_mv Contos de fadas
Infância
Habilidades socioemocionais
Desenvolvimento e educação infantil
dc.subject.eng.fl_str_mv Fairy tales
Childhood
Socio-emotional skills
Child development
Education
description This study aims mainly to understand how fairytales can help the development of social and emocional skills of children in early childhood education, considering fairytales are widespread and contain significant symbology to childhood context. From this, the present study seeks to bring out the full complexity of feelings experienced by children and how the symbolism present in stories helps them develop their socio-emotional skills.The research is a bibliographic review study, in which I sought to prioritize books and articles as main sources. From the study, I was able to conclude the importance and fundamental role of Fairy Tales in learning socio-emotional skills, given the symbolism present in this type of literature
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-08T18:48:34Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-08T18:48:34Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-11-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Anastacio, Ana Odalia. O papel dos contos de fadas na infância e a aprendizagem das habilidades socioemocionais. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/40318
identifier_str_mv Anastacio, Ana Odalia. O papel dos contos de fadas na infância e a aprendizagem das habilidades socioemocionais. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/40318
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Graduação em Pedagogia
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/40318/1/TCC_ANA%20ODALIA%20ANASTACIO.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/40318/2/TCC_ANA%20ODALIA%20ANASTACIO.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/40318/3/TCC_ANA%20ODALIA%20ANASTACIO.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 07c1db3a01889cc6750d5a8da713de37
f9fdee1a5511d2d320cc9059e4ec415c
22faed1c064fcf4be2e0e232b48ca373
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277795803594752