A observação da relação mãe-bebê e o fortalecimento da função materna de uma adolescente
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18615 |
Resumo: | Este trabalho discute o fenômeno da gravidez na adolescência numa perspectiva winnicottiana. Pesquisas atuais mostram que, ao contrario do que se pode pensar, a gravidez da jovem, apesar de não ser planejada, pode ser desejada por ela. Mas como será que as adolescentes constroem a sua função materna em um período em que ainda estão as voltas com suas questões de adolescente? Utilizando o método de Observação da Relação Mãe-Bebê, proposto por Esther Bick em 1948, foi feito um estudo de caso com uma adolescente e seu bebê para investigar como esta construiu e fortaleceu sua função materna. O método utilizado consiste em observar os modos de interação da dupla mãe-bebê semanalmente, por um ano. Partiu-se da hipótese que a presença e o olhar constante da observadora poderiam ajudar a mãe observada a se fortalecer em sua função materna. A discussão do material foi feita utilizando os conceitos winnicottianos e questões discutidas em trabalhos já publicados sobre o mesmo tema. Concluiu-se que apesar da adolescente ter estruturado sua função materna em meio a uma grande ambivalência, sempre assumiu os cuidados com seu bebê e que o apoio de sua família foi fundamental para que ela pudesse se sentir amparada e continuar a dar conta do filho. Deste o inicio, apesar da ambivalência, a adolescente demonstrou que sua gravidez sempre foi desejada. A observação realizada trouxe evidencias de que a presença da observadora contribuiu para o fortalecimento da função materna da jovem, foi possível observar o quanto essa mãe se sentiu valorizada por alguém ter interesse na sua relação com o filho. Por fim, destacou-se o quanto o treino de observação contribui para a formação profissional do estudante |
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