Um estudo sobre o sentido da devolução de crianças no processo de adoção: a visão do profissional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18579 |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo compreender o sentido da devolução de crianças, em Estágio de Convivência, à tutela do Estado, fornecendo informações sobre o nível de envolvimento dos profissionais com esta questão e contribuindo para a reflexão de ações transformadoras. Foram participantes desta pesquisa uma psicóloga e uma assistente social que atuam na equipe técnica da Vara da Infância e Juventude. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se uma entrevista semi-dirigida. Esta foi gravada e transcrita para a análise de dados, que foi realizada de acordo com os pressupostos teóricos e metodológicos da Psicologia Sócio-Histórica. O material foi organizado em quatro núcleos de significação, analisados intra e inter núcleos. Notou-se que as profissionais significam a avaliação psicossocial como redutora da incidência da devolução de crianças, pois permite detectar possíveis problemas na adoção e solucioná-los por meio de encaminhamentos adequados, aumentando a probabilidade de uma adoção bem sucedida. Os adotantes são significados como inaptos para a adoção, porém com capacidade de se transformarem se forem preparados. A devolução é significada pelas participantes como a impossibilidade de satisfazer suas necessidades através do trabalho. A criança, neste contexto, é significada como vítima da situação, que necessita de cuidados especiais, como acompanhamento da equipe e encaminhamento para psicoterapia. Por outro lado, os adotante são significados como os culpados pela devolução. As profissionais também significam a devolução como uma forma de proteção à criança, pois é uma forma de retirá-la do conflito estabelecido entre o(s) adotante(s) e adotado |
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