A visão dos alunos sobre as aulas de inglês e o professor: aspectos que contribuem para uma boa realização do processo de ensino aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30091 |
Resumo: | Esta pesquisa tem por objetivo investigar como o componente afetivo (Rogers, 1969) é visto na percepção dos alunos no processo de ensino-aprendizagem na língua inglesa e se existem fatores que possam contribuir ou não à aprendizagem significativa. Serão abordadas as teorias e metodologias de ensino e aprendizagem, assim como aspectos que contribuem para uma boa aula de inglês segundo a visão dos alunos entrevistados. Uma vez que foram elencadas muitas observações e reflexões dos entrevistados, a pesquisa também problematiza a importância da reflexão à prática docente e também as inovações sugeridas pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo no que se diz respeito à formação dos alunos, com principalmente dos professores. As perguntas que norteiam esta pesquisa são: “Como o aluno vê o componente afetivo no processo de ensino e aprendizagem de inglês?” “Para o aluno quais são os aspectos que contribuem para uma boa aula de inglês?”. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola de rede pública estadual localizada na zona sul de São Paulo nos anos de 2010 e 2011, seus principais protagonistas são alunos do ensino médio regular e dois professores. Todo o estudo bem como sua análise é fundamentado em documentos oficiais e teorias pertinentes |
id |
PUC_SP-1_a4b84ded455922c179f5cd3737d8882c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/30091 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Penna, LucianaRequena, Sílvia M. Almeida2022-11-11T21:30:48Z2022-11-11T21:30:48Z2012-05-04Requena, Sílvia M. Almeida. A visão dos alunos sobre as aulas de inglês e o professor: aspectos que contribuem para uma boa realização do processo de ensino aprendizagem. 2012. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30091Esta pesquisa tem por objetivo investigar como o componente afetivo (Rogers, 1969) é visto na percepção dos alunos no processo de ensino-aprendizagem na língua inglesa e se existem fatores que possam contribuir ou não à aprendizagem significativa. Serão abordadas as teorias e metodologias de ensino e aprendizagem, assim como aspectos que contribuem para uma boa aula de inglês segundo a visão dos alunos entrevistados. Uma vez que foram elencadas muitas observações e reflexões dos entrevistados, a pesquisa também problematiza a importância da reflexão à prática docente e também as inovações sugeridas pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo no que se diz respeito à formação dos alunos, com principalmente dos professores. As perguntas que norteiam esta pesquisa são: “Como o aluno vê o componente afetivo no processo de ensino e aprendizagem de inglês?” “Para o aluno quais são os aspectos que contribuem para uma boa aula de inglês?”. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola de rede pública estadual localizada na zona sul de São Paulo nos anos de 2010 e 2011, seus principais protagonistas são alunos do ensino médio regular e dois professores. Todo o estudo bem como sua análise é fundamentado em documentos oficiais e teorias pertinentesporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na EscolaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASComponente afetivoReflexão à prática docenteEnsino e aprendizagem de inglêsA visão dos alunos sobre as aulas de inglês e o professor: aspectos que contribuem para uma boa realização do processo de ensino aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALSÍLVIA M. ALMEIDA REQUENA.pdfapplication/pdf589162https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/30091/1/S%c3%8dLVIA%20M.%20ALMEIDA%20REQUENA.pdf48dfadf4b378c2c9952888647de297ecMD51TEXTSÍLVIA M. ALMEIDA REQUENA.pdf.txtSÍLVIA M. ALMEIDA REQUENA.pdf.txtExtracted texttext/plain110575https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/30091/2/S%c3%8dLVIA%20M.%20ALMEIDA%20REQUENA.pdf.txt40da6451a630725cd7cd97f298be7423MD52THUMBNAILSÍLVIA M. ALMEIDA REQUENA.pdf.jpgSÍLVIA M. ALMEIDA REQUENA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1272https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/30091/3/S%c3%8dLVIA%20M.%20ALMEIDA%20REQUENA.pdf.jpg5030c86dfd93e287f429e6bb9552a11eMD53handle/300912022-11-12 01:08:23.24oai:repositorio.pucsp.br:handle/30091Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-11-12T04:08:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A visão dos alunos sobre as aulas de inglês e o professor: aspectos que contribuem para uma boa realização do processo de ensino aprendizagem |
title |
A visão dos alunos sobre as aulas de inglês e o professor: aspectos que contribuem para uma boa realização do processo de ensino aprendizagem |
spellingShingle |
A visão dos alunos sobre as aulas de inglês e o professor: aspectos que contribuem para uma boa realização do processo de ensino aprendizagem Requena, Sílvia M. Almeida CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS Componente afetivo Reflexão à prática docente Ensino e aprendizagem de inglês |
title_short |
A visão dos alunos sobre as aulas de inglês e o professor: aspectos que contribuem para uma boa realização do processo de ensino aprendizagem |
title_full |
A visão dos alunos sobre as aulas de inglês e o professor: aspectos que contribuem para uma boa realização do processo de ensino aprendizagem |
title_fullStr |
A visão dos alunos sobre as aulas de inglês e o professor: aspectos que contribuem para uma boa realização do processo de ensino aprendizagem |
title_full_unstemmed |
A visão dos alunos sobre as aulas de inglês e o professor: aspectos que contribuem para uma boa realização do processo de ensino aprendizagem |
title_sort |
A visão dos alunos sobre as aulas de inglês e o professor: aspectos que contribuem para uma boa realização do processo de ensino aprendizagem |
author |
Requena, Sílvia M. Almeida |
author_facet |
Requena, Sílvia M. Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Penna, Luciana |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Requena, Sílvia M. Almeida |
contributor_str_mv |
Penna, Luciana |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS Componente afetivo Reflexão à prática docente Ensino e aprendizagem de inglês |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Componente afetivo Reflexão à prática docente Ensino e aprendizagem de inglês |
description |
Esta pesquisa tem por objetivo investigar como o componente afetivo (Rogers, 1969) é visto na percepção dos alunos no processo de ensino-aprendizagem na língua inglesa e se existem fatores que possam contribuir ou não à aprendizagem significativa. Serão abordadas as teorias e metodologias de ensino e aprendizagem, assim como aspectos que contribuem para uma boa aula de inglês segundo a visão dos alunos entrevistados. Uma vez que foram elencadas muitas observações e reflexões dos entrevistados, a pesquisa também problematiza a importância da reflexão à prática docente e também as inovações sugeridas pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo no que se diz respeito à formação dos alunos, com principalmente dos professores. As perguntas que norteiam esta pesquisa são: “Como o aluno vê o componente afetivo no processo de ensino e aprendizagem de inglês?” “Para o aluno quais são os aspectos que contribuem para uma boa aula de inglês?”. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola de rede pública estadual localizada na zona sul de São Paulo nos anos de 2010 e 2011, seus principais protagonistas são alunos do ensino médio regular e dois professores. Todo o estudo bem como sua análise é fundamentado em documentos oficiais e teorias pertinentes |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-05-04 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-11-11T21:30:48Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-11-11T21:30:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Requena, Sílvia M. Almeida. A visão dos alunos sobre as aulas de inglês e o professor: aspectos que contribuem para uma boa realização do processo de ensino aprendizagem. 2012. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30091 |
identifier_str_mv |
Requena, Sílvia M. Almeida. A visão dos alunos sobre as aulas de inglês e o professor: aspectos que contribuem para uma boa realização do processo de ensino aprendizagem. 2012. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30091 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/30091/1/S%c3%8dLVIA%20M.%20ALMEIDA%20REQUENA.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/30091/2/S%c3%8dLVIA%20M.%20ALMEIDA%20REQUENA.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/30091/3/S%c3%8dLVIA%20M.%20ALMEIDA%20REQUENA.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
48dfadf4b378c2c9952888647de297ec 40da6451a630725cd7cd97f298be7423 5030c86dfd93e287f429e6bb9552a11e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277839399190528 |