A visão dos alunos sobre as aulas de inglês e o professor: aspectos que contribuem para uma boa realização do processo de ensino aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Requena, Sílvia M. Almeida
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30091
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo investigar como o componente afetivo (Rogers, 1969) é visto na percepção dos alunos no processo de ensino-aprendizagem na língua inglesa e se existem fatores que possam contribuir ou não à aprendizagem significativa. Serão abordadas as teorias e metodologias de ensino e aprendizagem, assim como aspectos que contribuem para uma boa aula de inglês segundo a visão dos alunos entrevistados. Uma vez que foram elencadas muitas observações e reflexões dos entrevistados, a pesquisa também problematiza a importância da reflexão à prática docente e também as inovações sugeridas pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo no que se diz respeito à formação dos alunos, com principalmente dos professores. As perguntas que norteiam esta pesquisa são: “Como o aluno vê o componente afetivo no processo de ensino e aprendizagem de inglês?” “Para o aluno quais são os aspectos que contribuem para uma boa aula de inglês?”. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola de rede pública estadual localizada na zona sul de São Paulo nos anos de 2010 e 2011, seus principais protagonistas são alunos do ensino médio regular e dois professores. Todo o estudo bem como sua análise é fundamentado em documentos oficiais e teorias pertinentes
id PUC_SP-1_a4b84ded455922c179f5cd3737d8882c
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/30091
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Penna, LucianaRequena, Sílvia M. Almeida2022-11-11T21:30:48Z2022-11-11T21:30:48Z2012-05-04Requena, Sílvia M. Almeida. A visão dos alunos sobre as aulas de inglês e o professor: aspectos que contribuem para uma boa realização do processo de ensino aprendizagem. 2012. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30091Esta pesquisa tem por objetivo investigar como o componente afetivo (Rogers, 1969) é visto na percepção dos alunos no processo de ensino-aprendizagem na língua inglesa e se existem fatores que possam contribuir ou não à aprendizagem significativa. Serão abordadas as teorias e metodologias de ensino e aprendizagem, assim como aspectos que contribuem para uma boa aula de inglês segundo a visão dos alunos entrevistados. Uma vez que foram elencadas muitas observações e reflexões dos entrevistados, a pesquisa também problematiza a importância da reflexão à prática docente e também as inovações sugeridas pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo no que se diz respeito à formação dos alunos, com principalmente dos professores. As perguntas que norteiam esta pesquisa são: “Como o aluno vê o componente afetivo no processo de ensino e aprendizagem de inglês?” “Para o aluno quais são os aspectos que contribuem para uma boa aula de inglês?”. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola de rede pública estadual localizada na zona sul de São Paulo nos anos de 2010 e 2011, seus principais protagonistas são alunos do ensino médio regular e dois professores. Todo o estudo bem como sua análise é fundamentado em documentos oficiais e teorias pertinentesporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na EscolaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASComponente afetivoReflexão à prática docenteEnsino e aprendizagem de inglêsA visão dos alunos sobre as aulas de inglês e o professor: aspectos que contribuem para uma boa realização do processo de ensino aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALSÍLVIA M. ALMEIDA REQUENA.pdfapplication/pdf589162https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/30091/1/S%c3%8dLVIA%20M.%20ALMEIDA%20REQUENA.pdf48dfadf4b378c2c9952888647de297ecMD51TEXTSÍLVIA M. ALMEIDA REQUENA.pdf.txtSÍLVIA M. ALMEIDA REQUENA.pdf.txtExtracted texttext/plain110575https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/30091/2/S%c3%8dLVIA%20M.%20ALMEIDA%20REQUENA.pdf.txt40da6451a630725cd7cd97f298be7423MD52THUMBNAILSÍLVIA M. ALMEIDA REQUENA.pdf.jpgSÍLVIA M. ALMEIDA REQUENA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1272https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/30091/3/S%c3%8dLVIA%20M.%20ALMEIDA%20REQUENA.pdf.jpg5030c86dfd93e287f429e6bb9552a11eMD53handle/300912022-11-12 01:08:23.24oai:repositorio.pucsp.br:handle/30091Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-11-12T04:08:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A visão dos alunos sobre as aulas de inglês e o professor: aspectos que contribuem para uma boa realização do processo de ensino aprendizagem
title A visão dos alunos sobre as aulas de inglês e o professor: aspectos que contribuem para uma boa realização do processo de ensino aprendizagem
spellingShingle A visão dos alunos sobre as aulas de inglês e o professor: aspectos que contribuem para uma boa realização do processo de ensino aprendizagem
Requena, Sílvia M. Almeida
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Componente afetivo
Reflexão à prática docente
Ensino e aprendizagem de inglês
title_short A visão dos alunos sobre as aulas de inglês e o professor: aspectos que contribuem para uma boa realização do processo de ensino aprendizagem
title_full A visão dos alunos sobre as aulas de inglês e o professor: aspectos que contribuem para uma boa realização do processo de ensino aprendizagem
title_fullStr A visão dos alunos sobre as aulas de inglês e o professor: aspectos que contribuem para uma boa realização do processo de ensino aprendizagem
title_full_unstemmed A visão dos alunos sobre as aulas de inglês e o professor: aspectos que contribuem para uma boa realização do processo de ensino aprendizagem
title_sort A visão dos alunos sobre as aulas de inglês e o professor: aspectos que contribuem para uma boa realização do processo de ensino aprendizagem
author Requena, Sílvia M. Almeida
author_facet Requena, Sílvia M. Almeida
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Penna, Luciana
dc.contributor.author.fl_str_mv Requena, Sílvia M. Almeida
contributor_str_mv Penna, Luciana
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Componente afetivo
Reflexão à prática docente
Ensino e aprendizagem de inglês
dc.subject.por.fl_str_mv Componente afetivo
Reflexão à prática docente
Ensino e aprendizagem de inglês
description Esta pesquisa tem por objetivo investigar como o componente afetivo (Rogers, 1969) é visto na percepção dos alunos no processo de ensino-aprendizagem na língua inglesa e se existem fatores que possam contribuir ou não à aprendizagem significativa. Serão abordadas as teorias e metodologias de ensino e aprendizagem, assim como aspectos que contribuem para uma boa aula de inglês segundo a visão dos alunos entrevistados. Uma vez que foram elencadas muitas observações e reflexões dos entrevistados, a pesquisa também problematiza a importância da reflexão à prática docente e também as inovações sugeridas pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo no que se diz respeito à formação dos alunos, com principalmente dos professores. As perguntas que norteiam esta pesquisa são: “Como o aluno vê o componente afetivo no processo de ensino e aprendizagem de inglês?” “Para o aluno quais são os aspectos que contribuem para uma boa aula de inglês?”. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola de rede pública estadual localizada na zona sul de São Paulo nos anos de 2010 e 2011, seus principais protagonistas são alunos do ensino médio regular e dois professores. Todo o estudo bem como sua análise é fundamentado em documentos oficiais e teorias pertinentes
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-05-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-11T21:30:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-11-11T21:30:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Requena, Sílvia M. Almeida. A visão dos alunos sobre as aulas de inglês e o professor: aspectos que contribuem para uma boa realização do processo de ensino aprendizagem. 2012. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30091
identifier_str_mv Requena, Sílvia M. Almeida. A visão dos alunos sobre as aulas de inglês e o professor: aspectos que contribuem para uma boa realização do processo de ensino aprendizagem. 2012. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30091
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/30091/1/S%c3%8dLVIA%20M.%20ALMEIDA%20REQUENA.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/30091/2/S%c3%8dLVIA%20M.%20ALMEIDA%20REQUENA.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/30091/3/S%c3%8dLVIA%20M.%20ALMEIDA%20REQUENA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 48dfadf4b378c2c9952888647de297ec
40da6451a630725cd7cd97f298be7423
5030c86dfd93e287f429e6bb9552a11e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277839399190528