Locução publicitária televisiva: análise comparativa entre os comandos vocais do diretor e os recursos descritos pela fonoaudiologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Marcela Monteiro Alves
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Costa, Natalia Fernandes Nunes da
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28970
Resumo: INTRODUÇÃO:Os locutores necessitam de recursos que aprimorem sua expressividade que são os chamados recursos vocais. O diretor de locução é quem determina os modos de emissão que o locutor irá utilizar. Isto é feito através de artifícios que ele utiliza. Estes artifícios são definidos como comandos vocais.OBJETIVO: analisar e comparar, na locução publicitária televisiva, os comandos dados pelo diretor publicitário em relação aos recursos vocais trabalhados pelos locutores, e descritos pela literatura. MÉTODO: A metodologia. envolveu três etapas: A primeira,uma observação de um período de uma hora de atuação entre o diretor de locução e o locutor,em estúdio. A segunda,uma entrevista semi-dirigida feita com o diretor de locução. A terceira, uma entrevista com um locutor publicitário televisivo,com experiência em teatro e televisão.A análise de dados foi realizada pela análise categorial de Bardin(2004).RESULTADOS: Ouvimos dois elementos fundamentais da locução, o diretor e o locutor. A fala do diretor foi muito mais direcionada aos clientes e à publicidade, mas também aos aspectos relativos a escolha de vozes,timbre,articulação,tipos de locução e velocidade de fala. O locutor orientou suas respostas para os comandos, características vocais e tipos de locução. Ressalta em seu trabalho, os recursos: inflexões, pausas, ênfase, timbre e velocidade. CONCLUSÃO: Concluímos que estrutural uma boa condução do diretor ao locutor, no ato da locução. É de extrema importância ter o conhecimento dos recursos vocais, para que sejam empregados na direção de locução, e que o locutor tenha um direcionamento claro e objetivo durante a execução do seu trabalho
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