Aprendendo a fazer psicanálise: dificuldades e conflitos de uma psicoterapeuta no início de suas atividades clínicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/15690 |
Resumo: | This study aims at identifying and analyzing some of the difficulties and conflicts felt by the authoress in the learning processes of psychoanalytic practice. It comprises both the account of her personal path in psychoanalytic formation and the problematization of the relations between theoretical and technical devices and experience in this learning process. The account is based on session records, supervision records, recollections and impressions brought about by these records and the theoretical referential of Freudian and post Freudian psychoanalysis. The analyses and discoveries about the difficulties and conflicts present on the learning path of psychoanalytic practice engendered a process of de-idealization of both the practice itself and the value of truth of the theoretical and technical formulations of the pioneers of this métier. The conduction of clinical practice is revealed to be based on an ethical referential, in the sense of sheltering both the afflicted alterity and the afflicted other |
id |
PUC_SP-1_a5fb0185a681bc4e01658d0b3bb92149 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/15690 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Naffah Neto, AlfredoMezzomo, Letícia2016-04-28T20:39:45Z2008-05-212008-04-25Mezzomo, Letícia. Aprendendo a fazer psicanálise: dificuldades e conflitos de uma psicoterapeuta no início de suas atividades clínicas. 2008. 105 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/15690This study aims at identifying and analyzing some of the difficulties and conflicts felt by the authoress in the learning processes of psychoanalytic practice. It comprises both the account of her personal path in psychoanalytic formation and the problematization of the relations between theoretical and technical devices and experience in this learning process. The account is based on session records, supervision records, recollections and impressions brought about by these records and the theoretical referential of Freudian and post Freudian psychoanalysis. The analyses and discoveries about the difficulties and conflicts present on the learning path of psychoanalytic practice engendered a process of de-idealization of both the practice itself and the value of truth of the theoretical and technical formulations of the pioneers of this métier. The conduction of clinical practice is revealed to be based on an ethical referential, in the sense of sheltering both the afflicted alterity and the afflicted otherO presente trabalho procura identificar e analisar algumas dificuldades e conflitos vivenciados pela autora ao longo do processo de aprendizagem da prática psicanalítica. Apresentam-se a narrativa do percurso pessoal de formação em psicanálise e a problematização das relações entre os aparatos teórico-técnicos norteadores do ofício da clínica e as experiências vividas nesse processo de aprendizagem. A construção da narrativa tem como suportes relatos de sessões, relatos de supervisões, memórias e impressões evocadas por esses registros e o referencial teórico da psicanálise freudiana e pós-freudiana. O trabalho de análises e descobertas acerca das dificuldades e conflitos presentes na caminhada de aprendizagem da prática psicanalítica engendrou um processo de desidealização, tanto da prática, quanto do valor de verdade das formulações teóricas e técnicas dos pioneiros no ofício da clínica. Desvela-se o encaminhamento do exercício da clínica pautado em um referencial ético, no sentido do acolhimento da alteridade e do outro em sofrimentoCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/31457/Leticia%20Mezzomo.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia ClínicaPUC-SPBRPsicologiaFormação em psicanálisePsicologia e éticaAprendizagem e prática clínicaPsicoterapeutas -- Pratica profsissionalEtica profissionalTraining in psychoanalysisPsychology and ethicsLearning and clinical practiceCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAAprendendo a fazer psicanálise: dificuldades e conflitos de uma psicoterapeuta no início de suas atividades clínicasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTLeticia Mezzomo.pdf.txtLeticia Mezzomo.pdf.txtExtracted texttext/plain240199https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/15690/3/Leticia%20Mezzomo.pdf.txt5a7a3ddaf70d6cb6a8fac1c619d2f7abMD53ORIGINALLeticia Mezzomo.pdfapplication/pdf446355https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/15690/1/Leticia%20Mezzomo.pdffb2a0db9d9bfa0584a8b9d84969a372aMD51THUMBNAILLeticia Mezzomo.pdf.jpgLeticia Mezzomo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/15690/2/Leticia%20Mezzomo.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/156902022-04-27 21:45:37.607oai:repositorio.pucsp.br:handle/15690Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T00:45:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Aprendendo a fazer psicanálise: dificuldades e conflitos de uma psicoterapeuta no início de suas atividades clínicas |
title |
Aprendendo a fazer psicanálise: dificuldades e conflitos de uma psicoterapeuta no início de suas atividades clínicas |
spellingShingle |
Aprendendo a fazer psicanálise: dificuldades e conflitos de uma psicoterapeuta no início de suas atividades clínicas Mezzomo, Letícia Formação em psicanálise Psicologia e ética Aprendizagem e prática clínica Psicoterapeutas -- Pratica profsissional Etica profissional Training in psychoanalysis Psychology and ethics Learning and clinical practice CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
title_short |
Aprendendo a fazer psicanálise: dificuldades e conflitos de uma psicoterapeuta no início de suas atividades clínicas |
title_full |
Aprendendo a fazer psicanálise: dificuldades e conflitos de uma psicoterapeuta no início de suas atividades clínicas |
title_fullStr |
Aprendendo a fazer psicanálise: dificuldades e conflitos de uma psicoterapeuta no início de suas atividades clínicas |
title_full_unstemmed |
Aprendendo a fazer psicanálise: dificuldades e conflitos de uma psicoterapeuta no início de suas atividades clínicas |
title_sort |
Aprendendo a fazer psicanálise: dificuldades e conflitos de uma psicoterapeuta no início de suas atividades clínicas |
author |
Mezzomo, Letícia |
author_facet |
Mezzomo, Letícia |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Naffah Neto, Alfredo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mezzomo, Letícia |
contributor_str_mv |
Naffah Neto, Alfredo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação em psicanálise Psicologia e ética Aprendizagem e prática clínica Psicoterapeutas -- Pratica profsissional Etica profissional |
topic |
Formação em psicanálise Psicologia e ética Aprendizagem e prática clínica Psicoterapeutas -- Pratica profsissional Etica profissional Training in psychoanalysis Psychology and ethics Learning and clinical practice CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Training in psychoanalysis Psychology and ethics Learning and clinical practice |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
description |
This study aims at identifying and analyzing some of the difficulties and conflicts felt by the authoress in the learning processes of psychoanalytic practice. It comprises both the account of her personal path in psychoanalytic formation and the problematization of the relations between theoretical and technical devices and experience in this learning process. The account is based on session records, supervision records, recollections and impressions brought about by these records and the theoretical referential of Freudian and post Freudian psychoanalysis. The analyses and discoveries about the difficulties and conflicts present on the learning path of psychoanalytic practice engendered a process of de-idealization of both the practice itself and the value of truth of the theoretical and technical formulations of the pioneers of this métier. The conduction of clinical practice is revealed to be based on an ethical referential, in the sense of sheltering both the afflicted alterity and the afflicted other |
publishDate |
2008 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2008-05-21 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-04-25 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-28T20:39:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Mezzomo, Letícia. Aprendendo a fazer psicanálise: dificuldades e conflitos de uma psicoterapeuta no início de suas atividades clínicas. 2008. 105 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/15690 |
identifier_str_mv |
Mezzomo, Letícia. Aprendendo a fazer psicanálise: dificuldades e conflitos de uma psicoterapeuta no início de suas atividades clínicas. 2008. 105 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/15690 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínica |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/15690/3/Leticia%20Mezzomo.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/15690/1/Leticia%20Mezzomo.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/15690/2/Leticia%20Mezzomo.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5a7a3ddaf70d6cb6a8fac1c619d2f7ab fb2a0db9d9bfa0584a8b9d84969a372a cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277918373740544 |