Contribuições da equoterapia no processo de ensino aprendizagem de crianças com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Leticia Castellano Prado
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/32678
Resumo: The present dissertation aims to analyze the contributions of equine therapy in the learning process of children and adolescents diagnosed with Attention Deficit Hyperactivity Disorder using bibliographical and documentary research. The paper has as main results the motor and psychosocial development of students practitioners of equine therapy, provided that the exercises proposed in the practice of the sport are elaborated individually by an interdisciplinary team, contributing to academic advancement
id PUC_SP-1_a60067e33fd590d69422ab3489f98190
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/32678
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Martins, Maria Anita VivianiSantos, Leticia Castellano Prado2023-06-07T18:09:45Z2023-06-07T18:09:45Z2022-11-19Santos, Leticia Castellano Prado. Contribuições da equoterapia no processo de ensino aprendizagem de crianças com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/32678The present dissertation aims to analyze the contributions of equine therapy in the learning process of children and adolescents diagnosed with Attention Deficit Hyperactivity Disorder using bibliographical and documentary research. The paper has as main results the motor and psychosocial development of students practitioners of equine therapy, provided that the exercises proposed in the practice of the sport are elaborated individually by an interdisciplinary team, contributing to academic advancementA presente dissertação tem como objetivo analisar as contribuições da equoterapia no processo de aprendizagem de crianças e adolescentes diagnosticados com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade a partir de pesquisas bibliográfica e documental. O trabalho tem como principais resultados o desenvolvimento motor e psicossocial dos alunos praticantes de equoterapia, desde que os exercícios propostos na prática do esporte sejam elaborados individualmente por uma equipe interdisciplinar, colaborando para o avanço acadêmicoporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em PedagogiaPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEquitaçãoTranstorno do Déficit de Atenção e HiperatividadeIntervenções terapêuticasHorse ridingAttention Deficit Hyperactivity DisorderTherapeutic InterventionsContribuições da equoterapia no processo de ensino aprendizagem de crianças com transtorno do déficit de atenção e hiperatividadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALLetícia Castellano Prado Santos_Leticia Castellano P.pdfapplication/pdf256638https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/32678/1/Let%c3%adcia%20Castellano%20Prado%20Santos_Leticia%20Castellano%20P.pdf5f051e6c190f521cf77929cede24a3ecMD51TEXTLetícia Castellano Prado Santos_Leticia Castellano P.pdf.txtLetícia Castellano Prado Santos_Leticia Castellano P.pdf.txtExtracted texttext/plain39334https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/32678/2/Let%c3%adcia%20Castellano%20Prado%20Santos_Leticia%20Castellano%20P.pdf.txt0657ee1d398fc8bce0ce4e5f64220925MD52THUMBNAILLetícia Castellano Prado Santos_Leticia Castellano P.pdf.jpgLetícia Castellano Prado Santos_Leticia Castellano P.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1118https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/32678/3/Let%c3%adcia%20Castellano%20Prado%20Santos_Leticia%20Castellano%20P.pdf.jpgbb0ec4dac8f72640bbe3a13e594369b4MD53handle/326782023-06-08 01:05:27.545oai:repositorio.pucsp.br:handle/32678Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-06-08T04:05:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Contribuições da equoterapia no processo de ensino aprendizagem de crianças com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade
title Contribuições da equoterapia no processo de ensino aprendizagem de crianças com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade
spellingShingle Contribuições da equoterapia no processo de ensino aprendizagem de crianças com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade
Santos, Leticia Castellano Prado
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Equitação
Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade
Intervenções terapêuticas
Horse riding
Attention Deficit Hyperactivity Disorder
Therapeutic Interventions
title_short Contribuições da equoterapia no processo de ensino aprendizagem de crianças com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade
title_full Contribuições da equoterapia no processo de ensino aprendizagem de crianças com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade
title_fullStr Contribuições da equoterapia no processo de ensino aprendizagem de crianças com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade
title_full_unstemmed Contribuições da equoterapia no processo de ensino aprendizagem de crianças com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade
title_sort Contribuições da equoterapia no processo de ensino aprendizagem de crianças com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade
author Santos, Leticia Castellano Prado
author_facet Santos, Leticia Castellano Prado
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Martins, Maria Anita Viviani
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Leticia Castellano Prado
contributor_str_mv Martins, Maria Anita Viviani
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Equitação
Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade
Intervenções terapêuticas
Horse riding
Attention Deficit Hyperactivity Disorder
Therapeutic Interventions
dc.subject.por.fl_str_mv Equitação
Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade
Intervenções terapêuticas
dc.subject.eng.fl_str_mv Horse riding
Attention Deficit Hyperactivity Disorder
Therapeutic Interventions
description The present dissertation aims to analyze the contributions of equine therapy in the learning process of children and adolescents diagnosed with Attention Deficit Hyperactivity Disorder using bibliographical and documentary research. The paper has as main results the motor and psychosocial development of students practitioners of equine therapy, provided that the exercises proposed in the practice of the sport are elaborated individually by an interdisciplinary team, contributing to academic advancement
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-11-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-07T18:09:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-06-07T18:09:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Santos, Leticia Castellano Prado. Contribuições da equoterapia no processo de ensino aprendizagem de crianças com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/32678
identifier_str_mv Santos, Leticia Castellano Prado. Contribuições da equoterapia no processo de ensino aprendizagem de crianças com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/32678
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Graduação em Pedagogia
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/32678/1/Let%c3%adcia%20Castellano%20Prado%20Santos_Leticia%20Castellano%20P.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/32678/2/Let%c3%adcia%20Castellano%20Prado%20Santos_Leticia%20Castellano%20P.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/32678/3/Let%c3%adcia%20Castellano%20Prado%20Santos_Leticia%20Castellano%20P.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5f051e6c190f521cf77929cede24a3ec
0657ee1d398fc8bce0ce4e5f64220925
bb0ec4dac8f72640bbe3a13e594369b4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277848279580672