Educação na fronteira da modernização: a política educacional no Amapá (1944-1956)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lobato, Sidney da Silva
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13115
Resumo: The first Federal Territory Amapá s government started on 1944 and finished on beginning 1956. In this period, the governor Janary Gentil Nunes and his assessors filled with estadonovista ideal of creating a modern nation they made a lot of buildings and actions to get modern Amapá s society. Education was seen as a powerful means to change amapaense s popular behaviors and values by government. This optimism resulted in a depreciative vision of the local life. Incongruity behind local culture and school s regime made high rates evasion and reproving. So, the ambitious government s plans in making modern local life didn t achieve its goal
id PUC_SP-1_aa2d1495682bb883c7e7c76d27e551ba
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/13115
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling D'Alessio, Marcia Barbosa Mansorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4765158H4Lobato, Sidney da Silva2016-04-27T19:32:11Z2009-05-042009-04-13Lobato, Sidney da Silva. Educação na fronteira da modernização: a política educacional no Amapá (1944-1956). 2009. 159 f. Dissertação (Mestrado em História) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13115The first Federal Territory Amapá s government started on 1944 and finished on beginning 1956. In this period, the governor Janary Gentil Nunes and his assessors filled with estadonovista ideal of creating a modern nation they made a lot of buildings and actions to get modern Amapá s society. Education was seen as a powerful means to change amapaense s popular behaviors and values by government. This optimism resulted in a depreciative vision of the local life. Incongruity behind local culture and school s regime made high rates evasion and reproving. So, the ambitious government s plans in making modern local life didn t achieve its goalO primeiro governo do Território Federal do Amapá iniciou em 1944 e terminou no início de 1956. Neste período, o governador Janary Gentil Nunes e seus assessores inspirados no ideal estadonovista de criação de uma nação moderna realizaram uma série de ações e obras cujo objetivo era a modernização da sociedade territorial. A educação era vista por estes administradores públicos como um poderoso meio de se alterar os hábitos e valores dos populares amapaenses. Este otimismo em relação ao poder da educação tinha como corolário a visão depreciativa do modo de vida local. As incongruências existentes entre este modo de vida e a lógica organizacional do regime escolar geraram altos índices de evasão e reprovação. Os ambiciosos planos governamentais de modernização da vida local não obtiveram, assim, pleno êxitoConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicoapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/25840/Sidney%20da%20Silva%20Lobato.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em HistóriaPUC-SPBRHistóriaAmazôniaPolítica educacionalCultura popularModernizaçãoEducacao -- Amapa, AP -- HistoriaEducacao e Estado -- Amapa, APAmazonEducational policyPopular cultureModernizationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIAEducação na fronteira da modernização: a política educacional no Amapá (1944-1956)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTSidney da Silva Lobato.pdf.txtSidney da Silva Lobato.pdf.txtExtracted texttext/plain473343https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13115/3/Sidney%20da%20Silva%20Lobato.pdf.txtd142e3f723361fa324d41bdd6b6f32e4MD53ORIGINALSidney da Silva Lobato.pdfapplication/pdf1944675https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13115/1/Sidney%20da%20Silva%20Lobato.pdfb68c5f2ef7efd4ab9aa7d3f715130aa2MD51THUMBNAILSidney da Silva Lobato.pdf.jpgSidney da Silva Lobato.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3026https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13115/2/Sidney%20da%20Silva%20Lobato.pdf.jpgb041c128772852311c00324e5a14a8c1MD52handle/131152022-04-27 20:21:45.12oai:repositorio.pucsp.br:handle/13115Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T23:21:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Educação na fronteira da modernização: a política educacional no Amapá (1944-1956)
title Educação na fronteira da modernização: a política educacional no Amapá (1944-1956)
spellingShingle Educação na fronteira da modernização: a política educacional no Amapá (1944-1956)
Lobato, Sidney da Silva
Amazônia
Política educacional
Cultura popular
Modernização
Educacao -- Amapa, AP -- Historia
Educacao e Estado -- Amapa, AP
Amazon
Educational policy
Popular culture
Modernization
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
title_short Educação na fronteira da modernização: a política educacional no Amapá (1944-1956)
title_full Educação na fronteira da modernização: a política educacional no Amapá (1944-1956)
title_fullStr Educação na fronteira da modernização: a política educacional no Amapá (1944-1956)
title_full_unstemmed Educação na fronteira da modernização: a política educacional no Amapá (1944-1956)
title_sort Educação na fronteira da modernização: a política educacional no Amapá (1944-1956)
author Lobato, Sidney da Silva
author_facet Lobato, Sidney da Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv D'Alessio, Marcia Barbosa Mansor
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4765158H4
dc.contributor.author.fl_str_mv Lobato, Sidney da Silva
contributor_str_mv D'Alessio, Marcia Barbosa Mansor
dc.subject.por.fl_str_mv Amazônia
Política educacional
Cultura popular
Modernização
Educacao -- Amapa, AP -- Historia
Educacao e Estado -- Amapa, AP
topic Amazônia
Política educacional
Cultura popular
Modernização
Educacao -- Amapa, AP -- Historia
Educacao e Estado -- Amapa, AP
Amazon
Educational policy
Popular culture
Modernization
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
dc.subject.eng.fl_str_mv Amazon
Educational policy
Popular culture
Modernization
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
description The first Federal Territory Amapá s government started on 1944 and finished on beginning 1956. In this period, the governor Janary Gentil Nunes and his assessors filled with estadonovista ideal of creating a modern nation they made a lot of buildings and actions to get modern Amapá s society. Education was seen as a powerful means to change amapaense s popular behaviors and values by government. This optimism resulted in a depreciative vision of the local life. Incongruity behind local culture and school s regime made high rates evasion and reproving. So, the ambitious government s plans in making modern local life didn t achieve its goal
publishDate 2009
dc.date.available.fl_str_mv 2009-05-04
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-04-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T19:32:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Lobato, Sidney da Silva. Educação na fronteira da modernização: a política educacional no Amapá (1944-1956). 2009. 159 f. Dissertação (Mestrado em História) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13115
identifier_str_mv Lobato, Sidney da Silva. Educação na fronteira da modernização: a política educacional no Amapá (1944-1956). 2009. 159 f. Dissertação (Mestrado em História) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13115
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em História
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv História
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13115/3/Sidney%20da%20Silva%20Lobato.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13115/1/Sidney%20da%20Silva%20Lobato.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13115/2/Sidney%20da%20Silva%20Lobato.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d142e3f723361fa324d41bdd6b6f32e4
b68c5f2ef7efd4ab9aa7d3f715130aa2
b041c128772852311c00324e5a14a8c1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1799796103759003648