Criação de narrativas interculturais em formato de jogos digitais educacionais destinados ao intercâmbio social, cultural e econômico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Fabiana Martins de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/25837
Resumo: This research proposes and develops an educational videogame addressed to children aged six to nine years old mainly focused on cultural factors. In order to reach this goal, our approach analyzes studies about teaching and learning, particularly in the field of Arts. We also gather information concerning audiovisual production for children as well as the cognitive influences involved in this process. Having selected this theme, our main difficulty resided on the lack of essays and reflections that effectively connect arts, digital culture, childhood, and learning. However, insisting in this purpose aims not only to enhance the children’s relationship with arts, but also formulate questions involving children´s cognitive processes and the constitution of subjectivity during childhoood based on cultural and ludic aspects, especially using vocabularies from Brazilian national folklore. The game produced through this proposal was titled as Cultural Connections
id PUC_SP-1_ab1915d053343cd6bb9f1c8c3824f798
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/25837
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Hildebrand, Hermes Renatohttp://lattes.cnpq.br/6263913436052996http://lattes.cnpq.br/3974504395360192Oliveira, Fabiana Martins de2022-03-29T13:46:40Z2022-03-29T13:46:40Z2020-11-30Oliveira, Fabiana Martins de. Criação de narrativas interculturais em formato de jogos digitais educacionais destinados ao intercâmbio social, cultural e econômico. 2020. Tese (Doutorado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/25837This research proposes and develops an educational videogame addressed to children aged six to nine years old mainly focused on cultural factors. In order to reach this goal, our approach analyzes studies about teaching and learning, particularly in the field of Arts. We also gather information concerning audiovisual production for children as well as the cognitive influences involved in this process. Having selected this theme, our main difficulty resided on the lack of essays and reflections that effectively connect arts, digital culture, childhood, and learning. However, insisting in this purpose aims not only to enhance the children’s relationship with arts, but also formulate questions involving children´s cognitive processes and the constitution of subjectivity during childhoood based on cultural and ludic aspects, especially using vocabularies from Brazilian national folklore. The game produced through this proposal was titled as Cultural ConnectionsEsta pesquisa pretende apresentar uma proposta de jogo digital educacional produzido para crianças na faixa etária de seis a nove anos, com ênfase em fatores culturais. Para o alcance desta finalidade, se abordou no campo teórico estudos voltados ao processo de ensino e de aprendizagem, particularmente na disciplina de Artes. Buscou-se também informações ao que diz respeito à produção audiovisual destinada ao público infantil, e por fim, as influências cognitivas envoltas ao processo. Ao selecionar a temática, uma das maiores dificuldades deste estudo foi a escassez de reflexões que conectassem artes, cultura digital, infância e aprendizagem. Contudo, a persistência na proposta busca não apenas aumentar o contato da criança com as artes, mas também problematizar questões que envolvem o processo cognitivo e de constituição de subjetividades das crianças, a partir de aspectos culturais e lúdicos, especialmente sobre o folclore nacional. O jogo produzido por meio desta proposta foi intitulado como Cultural ConnectionsCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design DigitalPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Exatas e TecnologiaCNPQ::ENGENHARIASComunicaçãoEducaçãoJogos digitaisProcesso de cogniçãoNarrativas digitaisFolcloreCommunicationEducationDigital gamesCognition processDigital narrativesFolkloreCriação de narrativas interculturais em formato de jogos digitais educacionais destinados ao intercâmbio social, cultural e econômicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALFabiana Martins de Oliveira.pdfapplication/pdf16773985https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/25837/1/Fabiana%20Martins%20de%20Oliveira.pdf69d817756ff76979d6b780e263558a52MD51TEXTFabiana Martins de Oliveira.pdf.txtFabiana Martins de Oliveira.pdf.txtExtracted texttext/plain381273https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/25837/2/Fabiana%20Martins%20de%20Oliveira.pdf.txt9d09e151cfcb4e17353eb2324f0d6d73MD52THUMBNAILFabiana Martins de Oliveira.pdf.jpgFabiana Martins de Oliveira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1231https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/25837/3/Fabiana%20Martins%20de%20Oliveira.pdf.jpgf4e3b582607970e5ee47e409c2043e58MD53handle/258372022-06-13 11:16:39.544oai:repositorio.pucsp.br:handle/25837Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-06-13T14:16:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Criação de narrativas interculturais em formato de jogos digitais educacionais destinados ao intercâmbio social, cultural e econômico
title Criação de narrativas interculturais em formato de jogos digitais educacionais destinados ao intercâmbio social, cultural e econômico
spellingShingle Criação de narrativas interculturais em formato de jogos digitais educacionais destinados ao intercâmbio social, cultural e econômico
Oliveira, Fabiana Martins de
CNPQ::ENGENHARIAS
Comunicação
Educação
Jogos digitais
Processo de cognição
Narrativas digitais
Folclore
Communication
Education
Digital games
Cognition process
Digital narratives
Folklore
title_short Criação de narrativas interculturais em formato de jogos digitais educacionais destinados ao intercâmbio social, cultural e econômico
title_full Criação de narrativas interculturais em formato de jogos digitais educacionais destinados ao intercâmbio social, cultural e econômico
title_fullStr Criação de narrativas interculturais em formato de jogos digitais educacionais destinados ao intercâmbio social, cultural e econômico
title_full_unstemmed Criação de narrativas interculturais em formato de jogos digitais educacionais destinados ao intercâmbio social, cultural e econômico
title_sort Criação de narrativas interculturais em formato de jogos digitais educacionais destinados ao intercâmbio social, cultural e econômico
author Oliveira, Fabiana Martins de
author_facet Oliveira, Fabiana Martins de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Hildebrand, Hermes Renato
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6263913436052996
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3974504395360192
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Fabiana Martins de
contributor_str_mv Hildebrand, Hermes Renato
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS
topic CNPQ::ENGENHARIAS
Comunicação
Educação
Jogos digitais
Processo de cognição
Narrativas digitais
Folclore
Communication
Education
Digital games
Cognition process
Digital narratives
Folklore
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Educação
Jogos digitais
Processo de cognição
Narrativas digitais
Folclore
dc.subject.eng.fl_str_mv Communication
Education
Digital games
Cognition process
Digital narratives
Folklore
description This research proposes and develops an educational videogame addressed to children aged six to nine years old mainly focused on cultural factors. In order to reach this goal, our approach analyzes studies about teaching and learning, particularly in the field of Arts. We also gather information concerning audiovisual production for children as well as the cognitive influences involved in this process. Having selected this theme, our main difficulty resided on the lack of essays and reflections that effectively connect arts, digital culture, childhood, and learning. However, insisting in this purpose aims not only to enhance the children’s relationship with arts, but also formulate questions involving children´s cognitive processes and the constitution of subjectivity during childhoood based on cultural and ludic aspects, especially using vocabularies from Brazilian national folklore. The game produced through this proposal was titled as Cultural Connections
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-11-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-03-29T13:46:40Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-03-29T13:46:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Oliveira, Fabiana Martins de. Criação de narrativas interculturais em formato de jogos digitais educacionais destinados ao intercâmbio social, cultural e econômico. 2020. Tese (Doutorado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/25837
identifier_str_mv Oliveira, Fabiana Martins de. Criação de narrativas interculturais em formato de jogos digitais educacionais destinados ao intercâmbio social, cultural e econômico. 2020. Tese (Doutorado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/25837
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/25837/1/Fabiana%20Martins%20de%20Oliveira.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/25837/2/Fabiana%20Martins%20de%20Oliveira.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/25837/3/Fabiana%20Martins%20de%20Oliveira.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 69d817756ff76979d6b780e263558a52
9d09e151cfcb4e17353eb2324f0d6d73
f4e3b582607970e5ee47e409c2043e58
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277784315396096