Gêneros textuais no livro didático Bons negócios: reflexões e funcionalidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Benichio, Fernanda de Seixas
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29182
Resumo: Para este estudo, tivemos por tema os gêneros textuais (GTs) presentes em livros didáticos (LD) para o ensino de Português Língua Estrangeira (PLE). Os objetivos estabelecidos para a pesquisa visaram 1- investigar como os GTs estão inseridos e como são explorados no LD; 2- analisar se esses gêneros atendem de maneira satisfatória aos objetivos de ensino e aprendizagem do PLE; 3- verificar se os autores cumprem com o objetivo esboçado na apresentação do LD. Justificamos a pesquisa pela importância atribuída aos gêneros para o ensino de línguas em geral. Em se tratando de ensino de língua estrangeira- como é o caso deste trabalho sobre o ensino de português - PLE - especificamente, acreditamos serem os GTs de suma importância para o desenvolvimento dos diferentes aprendizados e das diferentes competências esperadas no processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, selecionamos como objeto de análise o livro Bons Negócios. Nele, encontramos um universo a ser explorado que pode ampliar nosso conhecimento sobre alguns conceitos já existentes com o intuito mais global de contribuir com o ensino e a pesquisa do processo educativo do PLE no Brasil. Os resultados obtidos possibilitaram-nos refletir sobre o potencial dos gêneros no LD de PLE, a fim de situar melhor o leitor e de justificar a importância do trabalho com os GTs, quando bem explorados. Para nossas análises, selecionamos os gêneros encontrados no livro Bons Negócios, os quais de alguma forma se relacionam à temática de negócios, enfoque dado no livro. Após, foi observada a frequência da aparição de cada gênero, para verificar a variedade e as atividades propostas para os diferentes GTs, nas diferentes situações em que aparecem. A última etapa da análise consistiu em uma breve descrição analítica e crítica sobre como as atividades relacionadas a cada GT foram propostas, a fim de, finalmente, investigar a funcionalidade do trabalho realizado. Nossas análises apontaram que os gêneros identificados, majoritariamente, não apresentaram um trabalho suficiente, apesar da abundante presença dos GTs em todo o livro. Grande parte das propostas visou o trabalho sistemático e estruturalista e, dessa forma, os GTs acabaram descaracterizados e serviram mais de pretexto para a gramática, ou para praticar a oralidade e a escrita, do que conduzir a um olhar menos prático, como atentar às características socioculturais do brasileiro
id PUC_SP-1_b043f81bc88e1af82bd304bc7373ed8a
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/29182
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Sellan, Aparecida Regina BorgesBenichio, Fernanda de Seixas2022-10-23T22:59:16Z2022-10-23T22:59:16Z2015-03-27Benichio, Fernanda de Seixas. Gêneros textuais no livro didático Bons negócios: reflexões e funcionalidade. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29182Para este estudo, tivemos por tema os gêneros textuais (GTs) presentes em livros didáticos (LD) para o ensino de Português Língua Estrangeira (PLE). Os objetivos estabelecidos para a pesquisa visaram 1- investigar como os GTs estão inseridos e como são explorados no LD; 2- analisar se esses gêneros atendem de maneira satisfatória aos objetivos de ensino e aprendizagem do PLE; 3- verificar se os autores cumprem com o objetivo esboçado na apresentação do LD. Justificamos a pesquisa pela importância atribuída aos gêneros para o ensino de línguas em geral. Em se tratando de ensino de língua estrangeira- como é o caso deste trabalho sobre o ensino de português - PLE - especificamente, acreditamos serem os GTs de suma importância para o desenvolvimento dos diferentes aprendizados e das diferentes competências esperadas no processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, selecionamos como objeto de análise o livro Bons Negócios. Nele, encontramos um universo a ser explorado que pode ampliar nosso conhecimento sobre alguns conceitos já existentes com o intuito mais global de contribuir com o ensino e a pesquisa do processo educativo do PLE no Brasil. Os resultados obtidos possibilitaram-nos refletir sobre o potencial dos gêneros no LD de PLE, a fim de situar melhor o leitor e de justificar a importância do trabalho com os GTs, quando bem explorados. Para nossas análises, selecionamos os gêneros encontrados no livro Bons Negócios, os quais de alguma forma se relacionam à temática de negócios, enfoque dado no livro. Após, foi observada a frequência da aparição de cada gênero, para verificar a variedade e as atividades propostas para os diferentes GTs, nas diferentes situações em que aparecem. A última etapa da análise consistiu em uma breve descrição analítica e crítica sobre como as atividades relacionadas a cada GT foram propostas, a fim de, finalmente, investigar a funcionalidade do trabalho realizado. Nossas análises apontaram que os gêneros identificados, majoritariamente, não apresentaram um trabalho suficiente, apesar da abundante presença dos GTs em todo o livro. Grande parte das propostas visou o trabalho sistemático e estruturalista e, dessa forma, os GTs acabaram descaracterizados e serviram mais de pretexto para a gramática, ou para praticar a oralidade e a escrita, do que conduzir a um olhar menos prático, como atentar às características socioculturais do brasileiroporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Língua PortuguesaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESAGêneros textuaisLivros didáticosGêneros textuais no livro didático Bons negócios: reflexões e funcionalidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALFernanda de Seixas Benichio.pdfapplication/pdf708109https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29182/1/Fernanda%20de%20Seixas%20Benichio.pdfffa8a7271ee1cff3115877d8bea7c0c6MD51TEXTFernanda de Seixas Benichio.pdf.txtFernanda de Seixas Benichio.pdf.txtExtracted texttext/plain111015https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29182/2/Fernanda%20de%20Seixas%20Benichio.pdf.txtbc7504269cb681f457aa433a7b1e76fbMD52THUMBNAILFernanda de Seixas Benichio.pdf.jpgFernanda de Seixas Benichio.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1172https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29182/3/Fernanda%20de%20Seixas%20Benichio.pdf.jpgb25a85b9e71f07f374f6658a88ab59e5MD53handle/291822022-10-24 01:03:54.796oai:repositorio.pucsp.br:handle/29182Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-10-24T04:03:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Gêneros textuais no livro didático Bons negócios: reflexões e funcionalidade
title Gêneros textuais no livro didático Bons negócios: reflexões e funcionalidade
spellingShingle Gêneros textuais no livro didático Bons negócios: reflexões e funcionalidade
Benichio, Fernanda de Seixas
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Gêneros textuais
Livros didáticos
title_short Gêneros textuais no livro didático Bons negócios: reflexões e funcionalidade
title_full Gêneros textuais no livro didático Bons negócios: reflexões e funcionalidade
title_fullStr Gêneros textuais no livro didático Bons negócios: reflexões e funcionalidade
title_full_unstemmed Gêneros textuais no livro didático Bons negócios: reflexões e funcionalidade
title_sort Gêneros textuais no livro didático Bons negócios: reflexões e funcionalidade
author Benichio, Fernanda de Seixas
author_facet Benichio, Fernanda de Seixas
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sellan, Aparecida Regina Borges
dc.contributor.author.fl_str_mv Benichio, Fernanda de Seixas
contributor_str_mv Sellan, Aparecida Regina Borges
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Gêneros textuais
Livros didáticos
dc.subject.por.fl_str_mv Gêneros textuais
Livros didáticos
description Para este estudo, tivemos por tema os gêneros textuais (GTs) presentes em livros didáticos (LD) para o ensino de Português Língua Estrangeira (PLE). Os objetivos estabelecidos para a pesquisa visaram 1- investigar como os GTs estão inseridos e como são explorados no LD; 2- analisar se esses gêneros atendem de maneira satisfatória aos objetivos de ensino e aprendizagem do PLE; 3- verificar se os autores cumprem com o objetivo esboçado na apresentação do LD. Justificamos a pesquisa pela importância atribuída aos gêneros para o ensino de línguas em geral. Em se tratando de ensino de língua estrangeira- como é o caso deste trabalho sobre o ensino de português - PLE - especificamente, acreditamos serem os GTs de suma importância para o desenvolvimento dos diferentes aprendizados e das diferentes competências esperadas no processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, selecionamos como objeto de análise o livro Bons Negócios. Nele, encontramos um universo a ser explorado que pode ampliar nosso conhecimento sobre alguns conceitos já existentes com o intuito mais global de contribuir com o ensino e a pesquisa do processo educativo do PLE no Brasil. Os resultados obtidos possibilitaram-nos refletir sobre o potencial dos gêneros no LD de PLE, a fim de situar melhor o leitor e de justificar a importância do trabalho com os GTs, quando bem explorados. Para nossas análises, selecionamos os gêneros encontrados no livro Bons Negócios, os quais de alguma forma se relacionam à temática de negócios, enfoque dado no livro. Após, foi observada a frequência da aparição de cada gênero, para verificar a variedade e as atividades propostas para os diferentes GTs, nas diferentes situações em que aparecem. A última etapa da análise consistiu em uma breve descrição analítica e crítica sobre como as atividades relacionadas a cada GT foram propostas, a fim de, finalmente, investigar a funcionalidade do trabalho realizado. Nossas análises apontaram que os gêneros identificados, majoritariamente, não apresentaram um trabalho suficiente, apesar da abundante presença dos GTs em todo o livro. Grande parte das propostas visou o trabalho sistemático e estruturalista e, dessa forma, os GTs acabaram descaracterizados e serviram mais de pretexto para a gramática, ou para praticar a oralidade e a escrita, do que conduzir a um olhar menos prático, como atentar às características socioculturais do brasileiro
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-03-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-23T22:59:16Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-23T22:59:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Benichio, Fernanda de Seixas. Gêneros textuais no livro didático Bons negócios: reflexões e funcionalidade. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29182
identifier_str_mv Benichio, Fernanda de Seixas. Gêneros textuais no livro didático Bons negócios: reflexões e funcionalidade. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29182
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Língua Portuguesa
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29182/1/Fernanda%20de%20Seixas%20Benichio.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29182/2/Fernanda%20de%20Seixas%20Benichio.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29182/3/Fernanda%20de%20Seixas%20Benichio.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ffa8a7271ee1cff3115877d8bea7c0c6
bc7504269cb681f457aa433a7b1e76fb
b25a85b9e71f07f374f6658a88ab59e5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277838299234304