Gêneros textuais no livro didático Bons negócios: reflexões e funcionalidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29182 |
Resumo: | Para este estudo, tivemos por tema os gêneros textuais (GTs) presentes em livros didáticos (LD) para o ensino de Português Língua Estrangeira (PLE). Os objetivos estabelecidos para a pesquisa visaram 1- investigar como os GTs estão inseridos e como são explorados no LD; 2- analisar se esses gêneros atendem de maneira satisfatória aos objetivos de ensino e aprendizagem do PLE; 3- verificar se os autores cumprem com o objetivo esboçado na apresentação do LD. Justificamos a pesquisa pela importância atribuída aos gêneros para o ensino de línguas em geral. Em se tratando de ensino de língua estrangeira- como é o caso deste trabalho sobre o ensino de português - PLE - especificamente, acreditamos serem os GTs de suma importância para o desenvolvimento dos diferentes aprendizados e das diferentes competências esperadas no processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, selecionamos como objeto de análise o livro Bons Negócios. Nele, encontramos um universo a ser explorado que pode ampliar nosso conhecimento sobre alguns conceitos já existentes com o intuito mais global de contribuir com o ensino e a pesquisa do processo educativo do PLE no Brasil. Os resultados obtidos possibilitaram-nos refletir sobre o potencial dos gêneros no LD de PLE, a fim de situar melhor o leitor e de justificar a importância do trabalho com os GTs, quando bem explorados. Para nossas análises, selecionamos os gêneros encontrados no livro Bons Negócios, os quais de alguma forma se relacionam à temática de negócios, enfoque dado no livro. Após, foi observada a frequência da aparição de cada gênero, para verificar a variedade e as atividades propostas para os diferentes GTs, nas diferentes situações em que aparecem. A última etapa da análise consistiu em uma breve descrição analítica e crítica sobre como as atividades relacionadas a cada GT foram propostas, a fim de, finalmente, investigar a funcionalidade do trabalho realizado. Nossas análises apontaram que os gêneros identificados, majoritariamente, não apresentaram um trabalho suficiente, apesar da abundante presença dos GTs em todo o livro. Grande parte das propostas visou o trabalho sistemático e estruturalista e, dessa forma, os GTs acabaram descaracterizados e serviram mais de pretexto para a gramática, ou para praticar a oralidade e a escrita, do que conduzir a um olhar menos prático, como atentar às características socioculturais do brasileiro |
id |
PUC_SP-1_b043f81bc88e1af82bd304bc7373ed8a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/29182 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Sellan, Aparecida Regina BorgesBenichio, Fernanda de Seixas2022-10-23T22:59:16Z2022-10-23T22:59:16Z2015-03-27Benichio, Fernanda de Seixas. Gêneros textuais no livro didático Bons negócios: reflexões e funcionalidade. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29182Para este estudo, tivemos por tema os gêneros textuais (GTs) presentes em livros didáticos (LD) para o ensino de Português Língua Estrangeira (PLE). Os objetivos estabelecidos para a pesquisa visaram 1- investigar como os GTs estão inseridos e como são explorados no LD; 2- analisar se esses gêneros atendem de maneira satisfatória aos objetivos de ensino e aprendizagem do PLE; 3- verificar se os autores cumprem com o objetivo esboçado na apresentação do LD. Justificamos a pesquisa pela importância atribuída aos gêneros para o ensino de línguas em geral. Em se tratando de ensino de língua estrangeira- como é o caso deste trabalho sobre o ensino de português - PLE - especificamente, acreditamos serem os GTs de suma importância para o desenvolvimento dos diferentes aprendizados e das diferentes competências esperadas no processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, selecionamos como objeto de análise o livro Bons Negócios. Nele, encontramos um universo a ser explorado que pode ampliar nosso conhecimento sobre alguns conceitos já existentes com o intuito mais global de contribuir com o ensino e a pesquisa do processo educativo do PLE no Brasil. Os resultados obtidos possibilitaram-nos refletir sobre o potencial dos gêneros no LD de PLE, a fim de situar melhor o leitor e de justificar a importância do trabalho com os GTs, quando bem explorados. Para nossas análises, selecionamos os gêneros encontrados no livro Bons Negócios, os quais de alguma forma se relacionam à temática de negócios, enfoque dado no livro. Após, foi observada a frequência da aparição de cada gênero, para verificar a variedade e as atividades propostas para os diferentes GTs, nas diferentes situações em que aparecem. A última etapa da análise consistiu em uma breve descrição analítica e crítica sobre como as atividades relacionadas a cada GT foram propostas, a fim de, finalmente, investigar a funcionalidade do trabalho realizado. Nossas análises apontaram que os gêneros identificados, majoritariamente, não apresentaram um trabalho suficiente, apesar da abundante presença dos GTs em todo o livro. Grande parte das propostas visou o trabalho sistemático e estruturalista e, dessa forma, os GTs acabaram descaracterizados e serviram mais de pretexto para a gramática, ou para praticar a oralidade e a escrita, do que conduzir a um olhar menos prático, como atentar às características socioculturais do brasileiroporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Língua PortuguesaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESAGêneros textuaisLivros didáticosGêneros textuais no livro didático Bons negócios: reflexões e funcionalidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALFernanda de Seixas Benichio.pdfapplication/pdf708109https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29182/1/Fernanda%20de%20Seixas%20Benichio.pdfffa8a7271ee1cff3115877d8bea7c0c6MD51TEXTFernanda de Seixas Benichio.pdf.txtFernanda de Seixas Benichio.pdf.txtExtracted texttext/plain111015https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29182/2/Fernanda%20de%20Seixas%20Benichio.pdf.txtbc7504269cb681f457aa433a7b1e76fbMD52THUMBNAILFernanda de Seixas Benichio.pdf.jpgFernanda de Seixas Benichio.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1172https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29182/3/Fernanda%20de%20Seixas%20Benichio.pdf.jpgb25a85b9e71f07f374f6658a88ab59e5MD53handle/291822022-10-24 01:03:54.796oai:repositorio.pucsp.br:handle/29182Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-10-24T04:03:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Gêneros textuais no livro didático Bons negócios: reflexões e funcionalidade |
title |
Gêneros textuais no livro didático Bons negócios: reflexões e funcionalidade |
spellingShingle |
Gêneros textuais no livro didático Bons negócios: reflexões e funcionalidade Benichio, Fernanda de Seixas CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA Gêneros textuais Livros didáticos |
title_short |
Gêneros textuais no livro didático Bons negócios: reflexões e funcionalidade |
title_full |
Gêneros textuais no livro didático Bons negócios: reflexões e funcionalidade |
title_fullStr |
Gêneros textuais no livro didático Bons negócios: reflexões e funcionalidade |
title_full_unstemmed |
Gêneros textuais no livro didático Bons negócios: reflexões e funcionalidade |
title_sort |
Gêneros textuais no livro didático Bons negócios: reflexões e funcionalidade |
author |
Benichio, Fernanda de Seixas |
author_facet |
Benichio, Fernanda de Seixas |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sellan, Aparecida Regina Borges |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Benichio, Fernanda de Seixas |
contributor_str_mv |
Sellan, Aparecida Regina Borges |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA Gêneros textuais Livros didáticos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gêneros textuais Livros didáticos |
description |
Para este estudo, tivemos por tema os gêneros textuais (GTs) presentes em livros didáticos (LD) para o ensino de Português Língua Estrangeira (PLE). Os objetivos estabelecidos para a pesquisa visaram 1- investigar como os GTs estão inseridos e como são explorados no LD; 2- analisar se esses gêneros atendem de maneira satisfatória aos objetivos de ensino e aprendizagem do PLE; 3- verificar se os autores cumprem com o objetivo esboçado na apresentação do LD. Justificamos a pesquisa pela importância atribuída aos gêneros para o ensino de línguas em geral. Em se tratando de ensino de língua estrangeira- como é o caso deste trabalho sobre o ensino de português - PLE - especificamente, acreditamos serem os GTs de suma importância para o desenvolvimento dos diferentes aprendizados e das diferentes competências esperadas no processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, selecionamos como objeto de análise o livro Bons Negócios. Nele, encontramos um universo a ser explorado que pode ampliar nosso conhecimento sobre alguns conceitos já existentes com o intuito mais global de contribuir com o ensino e a pesquisa do processo educativo do PLE no Brasil. Os resultados obtidos possibilitaram-nos refletir sobre o potencial dos gêneros no LD de PLE, a fim de situar melhor o leitor e de justificar a importância do trabalho com os GTs, quando bem explorados. Para nossas análises, selecionamos os gêneros encontrados no livro Bons Negócios, os quais de alguma forma se relacionam à temática de negócios, enfoque dado no livro. Após, foi observada a frequência da aparição de cada gênero, para verificar a variedade e as atividades propostas para os diferentes GTs, nas diferentes situações em que aparecem. A última etapa da análise consistiu em uma breve descrição analítica e crítica sobre como as atividades relacionadas a cada GT foram propostas, a fim de, finalmente, investigar a funcionalidade do trabalho realizado. Nossas análises apontaram que os gêneros identificados, majoritariamente, não apresentaram um trabalho suficiente, apesar da abundante presença dos GTs em todo o livro. Grande parte das propostas visou o trabalho sistemático e estruturalista e, dessa forma, os GTs acabaram descaracterizados e serviram mais de pretexto para a gramática, ou para praticar a oralidade e a escrita, do que conduzir a um olhar menos prático, como atentar às características socioculturais do brasileiro |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-03-27 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-10-23T22:59:16Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-10-23T22:59:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Benichio, Fernanda de Seixas. Gêneros textuais no livro didático Bons negócios: reflexões e funcionalidade. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29182 |
identifier_str_mv |
Benichio, Fernanda de Seixas. Gêneros textuais no livro didático Bons negócios: reflexões e funcionalidade. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29182 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Especialização em Língua Portuguesa |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29182/1/Fernanda%20de%20Seixas%20Benichio.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29182/2/Fernanda%20de%20Seixas%20Benichio.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29182/3/Fernanda%20de%20Seixas%20Benichio.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ffa8a7271ee1cff3115877d8bea7c0c6 bc7504269cb681f457aa433a7b1e76fb b25a85b9e71f07f374f6658a88ab59e5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277838299234304 |