Comunicação: case Pfizer (Viagra)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coin, Juliana Sarue
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27129
Resumo: O Brasil está entre os cinco maiores consumidores de medicamentos no mundo. A população tem acesso muito fácil a qualquer tipo de medicamento devido à falta de fiscalização e tem muito pouca informação sobre saúde. Neste contexto, se dá a automedicação, um exemplo do uso irracional de medicamentos, que pode gerar malefícios graves como dependência e intoxicações. O uso irracional de medicamentos é considerado um problema de saúde pública mundial. É estimulado também pelo marketing que trata os medicamentos como produtos quaisquer. Neste trabalho, o Viagra da Pfizer será abordado como um dos medicamentos de maior sucesso da história da indústria farmacêutica mundial, carregando consigo uma série de iniciativas de marketing duvidosas para promover suas vendas. O Viagra é um medicamento controlado no Brasil indicado para o tratamento de disfunção erétil que foi lançado em 1998 e, sem concorrência, reinou absoluto por muitos anos, chegando a ser consumido em um ritmo de quatro comprimidos por segundo. É rotulado como uma droga de comportamento, já que é destinado, principalmente, a melhorar a qualidade de vida das pessoas que o utilizam. Ganhou o status de pílula do prazer, de estrela, de salvador, de milagroso e foi muito comentado. Foi feita uma robusta campanha de marketing acerca deste, promovendo-o por meio de propagandas seguindo legislações específicas; reportagens a respeito dos medicamentos em jornais, revistas, televisão, rádio, etc.; merchandising; representantes que apresentam o medicamento para os médicos, lhes fornecendo amostras/sampling e algumas vezes possivelmente oferecendo viagens, benefícios e até dinheiro para os médicos prescreverem seus medicamentos; congressos médicos; boca a boca de usuários que indicam para familiares e pessoas próximas. Foi responsável por colocar o assunto sexo de volta a mesa das famílias
id PUC_SP-1_b115dbd2b7f1888627819c0b4ccdac5b
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/27129
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Palandi Júnior, JoséCoin, Juliana Sarue2022-08-23T23:43:39Z2022-08-23T23:43:39Z2018-03-28Coin, Juliana Sarue. Comunicação: case Pfizer (Viagra). 2018. Monografia de Especialização (Especialização em Administração de Empresas) - Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27129O Brasil está entre os cinco maiores consumidores de medicamentos no mundo. A população tem acesso muito fácil a qualquer tipo de medicamento devido à falta de fiscalização e tem muito pouca informação sobre saúde. Neste contexto, se dá a automedicação, um exemplo do uso irracional de medicamentos, que pode gerar malefícios graves como dependência e intoxicações. O uso irracional de medicamentos é considerado um problema de saúde pública mundial. É estimulado também pelo marketing que trata os medicamentos como produtos quaisquer. Neste trabalho, o Viagra da Pfizer será abordado como um dos medicamentos de maior sucesso da história da indústria farmacêutica mundial, carregando consigo uma série de iniciativas de marketing duvidosas para promover suas vendas. O Viagra é um medicamento controlado no Brasil indicado para o tratamento de disfunção erétil que foi lançado em 1998 e, sem concorrência, reinou absoluto por muitos anos, chegando a ser consumido em um ritmo de quatro comprimidos por segundo. É rotulado como uma droga de comportamento, já que é destinado, principalmente, a melhorar a qualidade de vida das pessoas que o utilizam. Ganhou o status de pílula do prazer, de estrela, de salvador, de milagroso e foi muito comentado. Foi feita uma robusta campanha de marketing acerca deste, promovendo-o por meio de propagandas seguindo legislações específicas; reportagens a respeito dos medicamentos em jornais, revistas, televisão, rádio, etc.; merchandising; representantes que apresentam o medicamento para os médicos, lhes fornecendo amostras/sampling e algumas vezes possivelmente oferecendo viagens, benefícios e até dinheiro para os médicos prescreverem seus medicamentos; congressos médicos; boca a boca de usuários que indicam para familiares e pessoas próximas. Foi responsável por colocar o assunto sexo de volta a mesa das famíliasporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Administração de EmpresasPUC-SPBrasilFaculdade de Economia, Administração, Contábeis e AtuariaisCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOMedicamentoAutomedicaçãoUso irracionalSaúde públicaMarketingViagraPfizerDisfunção erétilDroga de comportamentoQualidade de vidaSexoComunicação: case Pfizer (Viagra)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALJULIANA SARUE COIN.pdfapplication/pdf1870890https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27129/1/JULIANA%20SARUE%20COIN.pdf133157b9afc19a4002bff2deb7768912MD51TEXTJULIANA SARUE COIN.pdf.txtJULIANA SARUE COIN.pdf.txtExtracted texttext/plain123183https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27129/2/JULIANA%20SARUE%20COIN.pdf.txt0cbb35db9eb3a95c6c1efd50ad118454MD52THUMBNAILJULIANA SARUE COIN.pdf.jpgJULIANA SARUE COIN.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1306https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27129/3/JULIANA%20SARUE%20COIN.pdf.jpge290d483176ad1ef3fdd80ab0ff02fb8MD53handle/271292022-08-24 01:03:41.449oai:repositorio.pucsp.br:handle/27129Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-08-24T04:03:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Comunicação: case Pfizer (Viagra)
title Comunicação: case Pfizer (Viagra)
spellingShingle Comunicação: case Pfizer (Viagra)
Coin, Juliana Sarue
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Medicamento
Automedicação
Uso irracional
Saúde pública
Marketing
Viagra
Pfizer
Disfunção erétil
Droga de comportamento
Qualidade de vida
Sexo
title_short Comunicação: case Pfizer (Viagra)
title_full Comunicação: case Pfizer (Viagra)
title_fullStr Comunicação: case Pfizer (Viagra)
title_full_unstemmed Comunicação: case Pfizer (Viagra)
title_sort Comunicação: case Pfizer (Viagra)
author Coin, Juliana Sarue
author_facet Coin, Juliana Sarue
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Palandi Júnior, José
dc.contributor.author.fl_str_mv Coin, Juliana Sarue
contributor_str_mv Palandi Júnior, José
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Medicamento
Automedicação
Uso irracional
Saúde pública
Marketing
Viagra
Pfizer
Disfunção erétil
Droga de comportamento
Qualidade de vida
Sexo
dc.subject.por.fl_str_mv Medicamento
Automedicação
Uso irracional
Saúde pública
Marketing
Viagra
Pfizer
Disfunção erétil
Droga de comportamento
Qualidade de vida
Sexo
description O Brasil está entre os cinco maiores consumidores de medicamentos no mundo. A população tem acesso muito fácil a qualquer tipo de medicamento devido à falta de fiscalização e tem muito pouca informação sobre saúde. Neste contexto, se dá a automedicação, um exemplo do uso irracional de medicamentos, que pode gerar malefícios graves como dependência e intoxicações. O uso irracional de medicamentos é considerado um problema de saúde pública mundial. É estimulado também pelo marketing que trata os medicamentos como produtos quaisquer. Neste trabalho, o Viagra da Pfizer será abordado como um dos medicamentos de maior sucesso da história da indústria farmacêutica mundial, carregando consigo uma série de iniciativas de marketing duvidosas para promover suas vendas. O Viagra é um medicamento controlado no Brasil indicado para o tratamento de disfunção erétil que foi lançado em 1998 e, sem concorrência, reinou absoluto por muitos anos, chegando a ser consumido em um ritmo de quatro comprimidos por segundo. É rotulado como uma droga de comportamento, já que é destinado, principalmente, a melhorar a qualidade de vida das pessoas que o utilizam. Ganhou o status de pílula do prazer, de estrela, de salvador, de milagroso e foi muito comentado. Foi feita uma robusta campanha de marketing acerca deste, promovendo-o por meio de propagandas seguindo legislações específicas; reportagens a respeito dos medicamentos em jornais, revistas, televisão, rádio, etc.; merchandising; representantes que apresentam o medicamento para os médicos, lhes fornecendo amostras/sampling e algumas vezes possivelmente oferecendo viagens, benefícios e até dinheiro para os médicos prescreverem seus medicamentos; congressos médicos; boca a boca de usuários que indicam para familiares e pessoas próximas. Foi responsável por colocar o assunto sexo de volta a mesa das famílias
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-03-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-23T23:43:39Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-23T23:43:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Coin, Juliana Sarue. Comunicação: case Pfizer (Viagra). 2018. Monografia de Especialização (Especialização em Administração de Empresas) - Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27129
identifier_str_mv Coin, Juliana Sarue. Comunicação: case Pfizer (Viagra). 2018. Monografia de Especialização (Especialização em Administração de Empresas) - Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27129
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Administração de Empresas
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27129/1/JULIANA%20SARUE%20COIN.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27129/2/JULIANA%20SARUE%20COIN.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27129/3/JULIANA%20SARUE%20COIN.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 133157b9afc19a4002bff2deb7768912
0cbb35db9eb3a95c6c1efd50ad118454
e290d483176ad1ef3fdd80ab0ff02fb8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277780931641344